A Givaudan Fragrances anunciou o lançamento do ‘Carto’, sistema interativo e intuitivo que reinventa a maneira como os perfumistas criam.
Trata-se de uma ferramenta com tecnologia AI que traz ciência e tecnologia a serviço dos perfumistas.

Foi projetado para usar de forma inteligente o Mapa de Valor de Odores de ingredientes exclusivos da empresa, o que maximiza o desempenho olfativo na fórmula final.

Com o “Carto” os perfumistas podem buscar novos acordes através de uma tela de toque ampla. Nela podem criar suas fórmulas de forma diferente da planilha tradicional ou representações de pirâmide olfativa. A experiência também inclui um robô de amostragem instantânea que permite uma produção de testes de fragrâncias a uma velocidade que não pode ser igualada pelos métodos tradicionais de amostragem. Além disso, o ‘Carto’ também se comunica com outros sistemas de criação usuais.

Maurizio Volpi, presidente da Divisão de Fragrâncias disse: “Estamos fortemente comprometidos em impulsionar a inovação digital em fragrâncias e é emocionante ver o ‘Carto’ ganhando vida, pois ele realmente evolui a maneira com que os perfumistas criam. Ele dá vida às suas idéias, inspirações e conceitos criativos de uma maneira muito eficiente e também mais lúdica, enquanto elimina tarefas repetitivas. O papel do perfumista permanece no centro da criação. ”
O ‘Carto’ está sendo implantado em centros de criação de fragrâncias em todas as regiões de atuação da empresa.

“ É um verdadeiro apoio complementar ao nosso trabalho, permite-nos experimentar muito mais do que podemos hoje, para dosar nossas fórmulas da maneira mais eficaz, e nós, perfumistas, trazemos o toque criativo, a parte mais importante e que não pode ser substituída por qualquer sistema ”, disse Calice Becker, Perfumista e Diretora da Escola de Perfumaria da Givaudan.

Em janeiro de 2019, a Givaudan anunciou a abertura de sua Fábrica Digital, que visa acelerar a transformação e inovação digital, onde a ‘Carto’ é atualmente parte do programa de Criação Assistida por Computador (Computer Aided Creation).