São 2960 ingredientes usados em cosméticos foram catalogados e disponibilizados naquela que é a primeira ferramenta científica disponível para Android, a Cosmetopeia. Formuladores e consumidores que precisarem de embasamento quanto a segurança de ingredientes para produtos cosméticos tem na ferramenta (com download pelo Google Play) um recurso prático e rápido.

“O desenvolvimento de produtos de qualidade, com formulações seguras à saúde humana e ao meio ambiente, tem se tornado uma questão crucial para as indústrias de cosméticos e seus consumidores. Esse princípio faz parte do conceito de Safe Design, que caracteriza a geração de itens que ofereçam periculosidade baixa ou nula aos seres humanos e ao ecossistema. Tais cuidados já provaram ser mais econômicos também”, avalia a Dra. Maria Inês Harris, Diretora Executiva do Instituto Harris, referência em avaliação de segurança de cosméticos, desenvolvedor da ferramenta.

No aplicativo são encontradas análises dos dados disponíveis na literatura científica referendada – em português e inglês – sob a forma de avaliações de segurança de cada ingrediente e realizadas por uma equipe experiente e especializada. As avaliações são apresentadas com base nas propriedades físico-químicas, dados toxicológicos e usos pretendidos do ingrediente em produtos cosméticos.

Além de fornecer informações regulatórias, como ingredientes proibidos e limites estabelecidos tanto no âmbito nacional (Anvisa), quanto internacional (USA-FDA e Comissão Europeia), o app traz avaliações críticas com conclusões relativas à segurança de cada ingrediente, assim como possíveis desafios ao formulador, como potenciais incompatibilidades.

Para mais informações sobre a ferramenta, entre em contato pelo tel. (11) 3129-5398 ou e-mail contato@harris.com.br.