Imaginem um creme hidratante corporal masculino pegajoso, ou um creme anti-idade feminino espesso e oleoso para as brasileiras … Pelo menos aqui tais produtos não fariam sucesso. Os homens, especialmente aqueles que tem muitos pelos pelo corpo não suportariam um hidratante corporal que grudasse nos pelos. Muito menos as mulheres, com o clima quente e úmido do país suportariam um creme para o rosto espesso e oleoso. Assim, os modificadores reológicos, mais comumente conhecidos por texturas, são parte integrante de um produto de higiene e cuidados pessoais e cosméticos em geral.

É por isso que surgem a cada dia novas modalidades nessa área. Seja para aumentar o brilho de um batom, oferecer o toque mate ao primer, ou para aumentar a sensação de frescor durante ou após o banho. Nada mais esperto, por exemplo, do que uma pomada para cabelos que não é oleosa nem grudenta, mas deixa os cabelos arrumados na medida desejada; um sabonete em mousse, hidratante e perfumado para ser usado durante o banho, ou o protetor solar de toque seco para jogadores de vôlei de praia.

As texturas agregam valor ao produto final cosmético. Podem ser utilizadas para remeter a aplicações indicadas e a benefícios proporcionados. Há quem diga que elas são – junto com as fragrâncias – a melhor parte dos produtos cosméticos e de higiene pessoal. As referências ao lúdico ficam por conta de quem usa.

Especialistas da área revelam ao cosméticos br como o sensorial pode remeter a aplicações e benefícios proporcionados por produtos cosméticos, para o rosto ou para o corpo.

“As texturas impactam diretamente no aspecto sensorial e visual do produto final. Ajudam a variar a aparência de uma formulação, a tornar o produto mais interessante e com isso, agregam valor ao produto final,” diz Emerson Dorigon, Coordenador Técnico de Personal Care da Brenntag Química Brasil.

“Com os modificadores reológicos conseguimos variar a aparência de uma formulação de líquida para gel, proporcionando assim não apenas os benefícios dos ativos, mas o prazer de tocar a composição como um todo. Assim, o visual e o sensorial são fatores importantes para o consumidor na hora da compra:”, avalia Emerson.”

Se queremos falar de rápida absorção, toque seco e alta duração, claims muito buscados pelo público masculino nos produtos cosméticos, podemos explorar texturas em gel ou gel-creme. Se a busca é por altíssima hidratação de áreas ressecadas, uma textura de manteiga será a mais indicada, oferecendo ao consumidor maior entendimento quanto a fórmula e a função,” explica Cláudio Ribeiro, coordenador técnico da Lubrizol Brasil.

Dados da agência global de inteligência de mercado Euromonitor International revelam o tamanho do mercado de Skin Care em 2016 foi de US$3.097,1 mn, Body Care representa 55% do mercado total. O tamanho da categoria em 2016 foi de US$1.705,9 mn, o Brasil é o segundo maior país em Body Care globalmente. Assim o mercado de modificadores reológicos, ou texturas, é um campo infinito e dos mais promissores, no Brasil e no mundo.

“Na grande maioria, todos os segmentos em personal care são bem-vindos em novidades em texturas e fragrâncias. São quesitos muito fortes na adesão do consumidor em conhecer novos produtos e muitas vezes na busca em conhecer texturas específicas para seu tipo de pele e/ou objetivo, afirma Mônica Antunes Batistela, coordenadora de marketing cosméticos, do Laboratório de Aplicações Técnicas da quantiQ.

Produtos

Novas texturas surgem a cada dia em todas as partes do mundo, encantando e atraindo o consumidor para produtos diferenciados ou marcas que apresentem texturas inovadoras.

Cinthia Ferreira, pesquisadora de Desenvolvimento de Produtos para Corpo da Natura, atesta: “Novas texturas ajudam a aumentar a percepção do consumidor sobre a capacidade de inovação da empresa. São importantes para proporcionar novas experiências sensoriais para o consumidor e mostrar o potencial de inovação da marca.”

Na maior parte das vezes, o consumidor conta apenas com as informações do fabricante para perceber diferenciais de composição nos cosméticos que utiliza. Leticia Tavares, Gerente de produtos da Inoar Cosméticos aponta, entretanto, dois quesitos fogem deste padrão e transmitem inovações que o amante de cosméticos consegue perceber por si mesmo: textura e aroma. São características sensoriais que instigam o usuário a apostar em um produto novo,” diz.

Para o formulador, cada classe de produtos tem seus encantos e desafios: composições de pele devem ser elegantes e oferecer baixíssimo potencial alergênico. “Nenhum agente de consistência é inerte aos outros aspectos de uma formulação, o desafio está sempre em encontrar moléculas que confiram sensorial inédito e ao mesmo tempo tragam algum tipo de benefício extra à derme / cabelos do usuário,” diz Letícia.

Para demonstrar como os agentes reológicos agregam um maior entendimento aos produtos, ou até o inusitado ,destacamos alguns produtos encontrados no mercado brasileiro.natura2

A Natura lançou recentemente uma nova linha de produtos para o corpo, que inclui um Mousse Desodorante Hidratante de Banho que é aplicado logo quando o banho termina, mas precisa de enxágue. A textura é mousse e deixa um filme hidratante sobre a pele. (R$ 39,90)

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A Guerlain traz o Pó Iluminador Météorites, com a tecnologia de pó de estrelas – um polímero criador de luz que transforma a luz invisível ao olho nu em uma iluminação pura e duradoura para a pele. Uma mistura sutil de pérolas brancas em tons matte, rosados e azuis radiantes combinadas com as pérolas corretivas coloridas – amarelo para corrigir vermelhidão, rosa para iluminar e mauve para absorver a luz -, ela ilumina o rosto em um espectro corretivo para um brilho especial. ( R$ 305)

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A Shiseido comercializa no país Shiseido Future Solution LX – Total Regenerating Cream, creme regenerador com textura densa e cremosa que derrete rapidamente ao contato com a pele, criando o ambiente ideal para a atuação noturna do creme (R$ 1.722,00). E a loção suavizante Shiseido Concentrated Balancing Softener E, apresenta textura otimizada com brilho suave, que parece emergir de dentro para fora. (R$ 445,00)

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Kiko Milano traz a linha Pure Clean de skincare, para limpar e hidratar a pele, destaque para: Pure Clean Scrub&Peel, um kit com 20 lenços demaquilantes que limpam e esfoliam a pele (R$49,90). A Kiko também traz para o mercado Lip Scrub, um esfoliante em bastão para os lábios que inclui cristais em sua textura(R$59,90).

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Passion Fashion Feminino Mousse de Parfum, da Foamous apresenta uma nova forma de usar fragrâncias: perfume em espuma. Aerada e voluptuosa, com longa duração e propriedades hidratantes. A fragrância traz um blend de amoras e peônias.

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A marca brasileira feito brasil lança mão de sementes para produzir efeito esfoliante. Gomagem Corporal Pura Fantasia Esfoliante, à base de sementes de Apricot, produz esfoliação intensa na pele, estimulando a renovação celular. De aspecto cremoso, contém óleo vegetal rico em Ômega 3 e 6 que proporciona emoliência e hidratação. E, ainda, Extrato vegetal de Melão, rico em vitaminas e sais minerais, que possui propriedades hidratante e remineralizante.

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Também na linha mais natural, a Vinottage traz o Sabonete Esfoliante Corporal: Esfolia suavemente a pele, graças às sementes de uva moídas, removendo as impurezas e as células mortas estimulando a circulação.
A também brasileira Hinode apostou no gel para desenvolver Gel Corps Lignea que auxilia na queima de gorduras localizadas. A fórmula contém cânfora e mentol, que produzem uma agradável sensação de frescor e calor ao mesmo tempo.( – R$ 51,50)

Fornecedores

“Produtos cosméticos com a aparência e texturas diferentes do convencional se destacam e atraem muito mais a atenção dos consumidores. Se a formulação promover uma transformação ou mesmo causar um efeito inesperado, o sucesso do produto é ainda maior,” diz Vanessa Silva, Coordenadora de Tecnologia & Inovação
da Cosmotec.

A empresa destaca 3 ingredientes que compõem seu portfólio: AQUPEC HU C2002 (Cosmotec / Sumitomo Seika): confere efeito lúdico, aparência e estrutura gelificada. É um modificador reológico associativo não iônico para fórmulas desafiadoras. Possui estabilidade e resistência a variações de pH, sais, tensoativos catiônicos e exposição UV. Permite obter estruturas jelly-like com propriedades spray e efeito-memória do produto.

AQUPEC SER W-300C (Cosmotec / Sumitomo Seika): promove textura elástica sem pegajosidade. É um polímero ácido acrílico super-resistente a eletrólitos. Permite obter alta viscosidade, formando uma estrutura de gel elástica, proporcionando sensorial e aparência diferenciados.

AQUPEC MG N40R (Cosmotec / Sumitomo Seika): proporciona sensorial confortável durante a aplicação. É um modificador de sensorial capaz de formar gel com aparência de elastômero de silicone, em estrutura totalmente aquosa. Confere maciez, sedosidade e extremo conforto durante a aplicação, com uma textura diferenciada (efeito mate).

A Brenntag Química do Brasil oferece em seu portfólio produtos destinados especificadamente para esta aplicação, entre eles estão: NIPEST®L, de alta faixa de viscosidade, (Gel em um minuto) possibilitando que a elaboração de formulações mais robustas e permite que a concentração de espessantes nas formulações com faixa de viscosidade inferior sejam diminuídas; NIPEST®65 (Gel para cabelos de alta viscosidade) dispensa o tempo de solubilização, agindo rápido e agregando viscosidade em um minuto. E NIPEST®L1 é um modificador reológico destinado a formulações com suspensão, pois sua cadeia polimérica permite que a viscosidade agregada mantenha em suspenção o material desejado. A empresa disponibiliza ainda em sua linha Kraton de espessantes utilizados para espessar desde óleo minerais, chegando a consistência de gel de alta firmeza, à óleos minerais que não podem ser aquecidos até altas temperaturas. E, dentro da linha Vegelight de alternativas 100% naturais para formulações que querem fugir dos silicones sintéticos. O vegelight Si 118, por exemplo, age como um formador de filme protegendo a pele e evitando a perda natural da umidade da pele, além de enriquecer o sensorial das formulações.

“Algumas texturas de emulsões e cremes, podem apresentar o efeito second skin, ou seja o efeito segunda pele, o qual mimetiza muitas vezes a estrutura de nossa pele, contribuindo pela condução de ativos, devido a presença de cristais líquidos na estrutura lamelar da emulsão, diz Monica Batistela da quantiQ. “Temos em nosso portfólio exemplos disso como o Olivem 1000 da empresa HallStar e Amisoft HS-11P  da empresa Ajinomoto. São bases ativas, com sensorial e texturas únicas. O primeiro derivado da oliva e o segundo de aminoácidos. Além de conferirem texturas inovadoras, podem também exercer efeito carreador. E ainda hidrocolóides naturais da empresa CP Kelco, derivados de xantanas, carragenas, gelanas e pectinas, que doam diferenciadas e ricas texturas,” cita a coordenadora de marketing.

“Novas texturas como mousse, suflê, sorbet entre outras, podem aguçar os sentidos e as sensações nos consumidores, trazendo o lúdico para seu momento de cuidado pessoal, envolvendo-os em um universo gourmet, ou e na sensação de escapismo em relação ao cotidiano,” diz o coordenador técnico da Lubrizol.

A Lubrizol e suas famílias de polímeros permitem a criação das mais diversas texturas, indo de um gel fluido e de toque seco, até um creme com aspecto cremoso e brilhante de um gellato. O polímero Avalure Flex-6 em associação a polímeros carbômeros da Linha Carbopol® pode produzir texturas que vão de aparência de mousse a cremes que remetem a molhos e caldas e também permite a formulação de cremes e loções com efeito bouncing (efeito de memória) que remete a firmeza da pele. O polímero Carbopol Ultrez-30 em concentrações mais altas produz texturas que lembram sorvetes ou manjar e em associação com altas concentrações de glicóis pode produzir texturas que remetem a mel e geleias. E o polímero Novethix L-10 produz texturas denominadas de scoopable (capazes de serem escavadas/quebradas, retornando ao estágio original de forma rápida), também é possível formular produtos sprays devido à alta taxa de cisalhamento que o polímero confere as formulações seguida e rápida recuperação do estágio original, evitando que o produto escorra sobre a pele indo além da área aplicada.