A in-cosmetics Latin America começou com bons auspícios: o presidente da Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumaria – João Carlos Basílio da Silva, disse que o otimismo começa a renascer, refletido nos resultados do mês de Agosto, que apresentou um crescimento de 2% em relação ao mesmo mês no ano passado. “Estamos prevendo fecharmos o ano entre -2% até 1% e crescimento para 2017, se não houverem mais impostos”, disse.

O ano de 2016 pode estar se apresentando difícil e restrito, mas se considerarmos a disposição da indústria de matérias-primas presente à in-cosmetics latin America, com os seus lançamentos, novas tecnologias e inovações, tudo será melhor daqui para frente, já que Brasil sozinho responde por 53% do mercado latino-americano, segundo dados apresentados por Fernando Cruz, consultor do Euromonitor. A Factor Kline representada por Elaine Gerchon, apontou um resultado de US$ 9 bilhões para o mercado mundial de ingredientes cosméticos, e o Brasil é o terceiro mercado. De acordo com a agência, aqui no país os consumidores buscam produtos mais leves, produtos multifuncionais e respostas rápidas de eficácia. E apontou uma expectativa de crescimento para o sLuetor no país de 1,8% para o país este ano.

A representante da Mintel, Viviane Rudd, observou um rápido crescimento no mercado facial no Brasil, com os brasileiros cuidando da pele e da proteção solar, com produtos de rápida absorção, com rituais mais rápidos. E apontou ingredientes da área gastronômica, com oportunidades para produtos da biodiversidade, assim como para produtos para o tratamento do couro cabeludo. Em maquiagem ela prevê melhores chances para produtos com boa portabilidade, cores personalizadas, além de produtos faciais ou de maquiagem que protejam a pele contra a oleosidade e a umidade. E Belinda Carli, diretora do Institute of Personal Care Science, que apostou os produtos que considerou serem os mais inovadores da feira e que estão relacionados ao combate dos efeitos da poluição, com prevenção de danos à pele e aos cabelos, além dos produtos multifuncionais e 100% naturais. Assim, as apostas foram altas.

Os expositores – de acordo com a organização 20% a mais que no ano passado e 20% mais empresas de fora do país, sendo 15 fabricantes de cosméticos da América Latina – trouxeram novas propostas em formulações, ativos tecnológicos e naturais e tecnologias novas, sobretudo para atenderem à tendências do mercado: produtos que combatem os efeitos da poluição na pele e nos cabelos, produtos diferenciados para os cabelos, produtos diferenciados para os homens, texturas funcionais e lúdicas e produtos multifuncionais para a pele e os cabelos, além de filtros solares cada vez mais leves e eficazes para radiações diversas.

 

Formulações de alto desempenho

Entre as inovações, destaque para a Cargill que apresentou ao mercado uma nova categoria de ingrediente: os Ultra óleos, inteiramente desenvolvidos no Brasil pela Cargill Industrial Specialties (com patente em andamento), a partir da combinação das propriedades naturais dos óleos vegetais, como soja e girassol, e da tecnologia em purificação de lipídeos da empresa. Apresentados ao mercado na in-cosmetics como um divisor de águas, esses Ultra Óleos, provenientes de fontes naturais, são uma tecnologia alternativa à utilização de derivados minerais, sintéticos e animais em formulações para o segmento cosmético (filtro solar, xampu, condicionador, hidratante, pomada e maquiagem, entre outros), garantindo desempenho, estabilidade oxidativa e, consequentemente, maior validade do produto do que as encontradas hoje no mercado. De acordo com a empresa, com a utilização do Lyveum™ a estabilidade do produto passa de seis meses para até três anos, sem a utilização de metais ou antioxidantes. Ele possibilita diferentes sensoriais e é possível graduá-los, personalizando-os. Pode inclusive ser utilizados em fragrâncias e perfumes sólidos. “A ideia é ter tecnologia verde para um maior desempenho e sensorial diferenciado. Mas a base da pirâmide é o custo acessível, já que a Cargill, com 150 anos de experiência e atuação em 70 países, atua desde 1965 no Brasil e está presente em 17 estados brasileiros”, diz Hélio Haruo Ushizima, Gerente Comercial da Cargill no país.

A Angus Chemical Company trouxe neutralizadores baseados em aminoálcoois primários – e refinados para atender à rigorosas normas de saúde e segurança e com níveis extremamente altos de pureza para reduzir a formação de nitrosaminas. “São a melhor alternativa para formulações de produtos de cuidados pessoais,” diz Maurício Nisiyama, Gerente de marketing para a América Latina. Esta classe única de alcanolaminas permite produtos de cuidados pessoais mais suaves e mais estáveis devido a sua capacidade de tamponamento de formulações em faixas de pH fisiologicamente aceitáveis, permitindo que os formuladores proporcionem uma melhor experiência aos consumidores, sem comprometer a funcionalidade e benefícios esperados desses produtos. Assim, para os cabelos, o Amp Ultra Pc é um agente alcanilizante suave, sem amarelamento e de baixo odor. Também permite a neutralização e controle de pH em fixadores capilares mantendo ótima retenção de cachos em alta umidade. Ainda em otimização de formulações a empresa traz para formulações de maquiagem o Ampd Ultra Pc, agente alcanilizante de suavidade, baixo odor e qualidades hipoalergênicas, é ideal para máscara e maquiagem de olhos, oferecendo benefícios como facilidade de aplicação e remoção. Para os cuidados com a pele, Tris Amino Ultra Pc , um tampão para produtos skin care, conhecido pela suavidade – especialmente para uso tópico – baixo odor, alta pureza, não amarelamento e por estar listado na Farmacopéia.

A Lubrizol do Brasil Aditivos, que  foi reconhecida na categoria ouro do 2º Prêmio ITEHPEC de Inovação realizado em paralelo à feira (DSM na categoria prata, e a BASF na categoria bronze) com um case que estará no mercado em 2017, apresentou um novo conceito para o setor cosmético que é o da rotina diária de beleza. Para os cuidados com a pele apresentou três ferramentas/campanha: Sweet Escape, campanha de cuidados com a pele com ênfase em diferentes texturas e sensorial, fornecidos principalmente pelo polímero Novethix™ L-10 em combinação com ésteres da linha Schecemol™ que atribuem emoliência e sensorial. Express True Colors, campanha dos ingredientes da empresa para maquiagem e color cosmetics, com ênfase nos polímeros Carbopol®, ésteres Schecemol™ e formadores de filme e ingredientes multifuncionais Avalure™ UR450 e Avalure ™ Flex – 6, que é a nova solução da empresa para atender as necessidades e expectativas dos consumidores por produtos que propiciem propriedades sensoriais, coberturas uniformes e formulações mais sofisticadas. E Serene Beauty, campanha focada em ingredientes e ativos Lipotec, empregados especialmente em loções de sensorial e claims diferenciados, combinados com os polímeros e demais ingredientes funcionais da Lubrizol.

“ Há uma tendência forte de otimização de formulações, trazendo alto desempenho e cada vez mais customização, ou seja, soluções direcionadas a cada necessidade”, atesta Celina Issa, gerente de marketing da multinacional brasileira Oxiteno, subsidiária integral do Grupo Ultra, que atua no desenvolvimento e fornecimento de tensoativos e especialidades químicas e matérias-primas.

 

Texturas funcionais e lúdicas

A Croda traz Ice Cream Emulsion que proporciona efeito refrescante que reforçam os benefícios entregados pela formulação suavizante e hidratante. Sua textura cremosa espessa foi criada com a combinação dos benefícios da reologia de Volarest™ FL, com a combinação refrescante de Crodamol™ W, Crodamol ML e Crodamol MM, junto com a estrutura cristal líquida de Arlacel™ LC que aumenta a sensação de leveza e frescor durante a aplicação e prolonga a hidratação da pele.

A Dow e a Dow Corning, participam da in-cosmetics juntas, após anúncio da aquisição da Dow Corning pela Dow. As empresas apresentaram texturas transformadoras de tecnologias que combinam desempenho sensorial e texturas diferenciadas. Entre as principais tecnologias apresentadas pela Dow estão as linhas Methocel™, de polímeros celulósicos não iônicos, solúveis em água, que conferem textura e viscosidade a cremes e loções para a pele. Promove a formação de espuma rica e cremosa em sabonetes líquidos, espumas de barbear e mousses; Aculyn™ de modificadores reológicos promove viscosidade e textura em em sabonetes líquidos, esfoliantes, shampoos e shower gel e Ethocel™ , de polímeros de etilcelulose, organosolúveis, utilizados como formadores de filme.

A Clariant levou para a in-cosmetics 8 formulações tendências com a convicção de que há muitos ingredientes conhecidos, mas as experiências de uso, texturas, são maneiras interessantes de se entregar benefícios. Uma dessas texturas é um gel que, sobre a pele – tão líquido quanto o óleo –  ao adicionar água se transforma em creme, com mudança visível na textura durante o uso do produto. Há também, entre outras, uma textura mousse que lembra um sorvete.

A Cosmotec trouxe texturas especiais para a in-cosmetics, como um batom em pó, refrescante, com 67% dos componentes aquosos. “A partir de uma combinação de pós conseguimos fazer com que esses pós encubram a água, transformando os pigmentos em textura cremosa através de fricção”, conta Tatiane Francine, gerente de marketing da empresa. Outro produto apresentado foi o FC25615, um transformador de batom que vai do brilho ao efeito mate imediato. A empresa também levou para a feira produtos customizados, como os tons de base nude.

 

Produtos que combatem os efeitos da poluição na pele e nos cabelos

A Dow Corning apresentou Dow Corning® SW-8005 C30 Resin Wax e Dow Corning® FA 4003 DM Silicone Acrylate, que ajudam a criar formulações multifuncionais de maquiagens e produtos de cuidado da pele que garantem melhor proteção contra partículas de poluição presentes na atmosfera, permitem suavidade, conforto e flexibilidade ao uso dos cosméticos, além de não serem oclusivos. “É uma linha baseada em um novo conceito de cuidados pessoais com foco em proteção contra a poluição das grandes cidades, somando texturas e sensoriais como características diferenciadas”, explica Gislene Attilio Meyer, gerente de Marketing da Dow Corning para a América Latina. Já a Dow Corning apresentou protótipos com sensoriais leves, tipo sérum, bases de fácil espalhabilidade que fornecem uma cobertura completa graças à tecnologia dos formadores de filme de silicone, e os três diferentes tipos de texturas apresentadas nas formulações água em óleo, óleo em água e hidrogel da tecnologia anti-poluição com as resinas de silicone. Dow Corning® FC-5002 IDD Resin Gum, além de proteger a pele da poluição, também resolve a questão de respirabilidade e conforto da pele, para cremes e maquiagens com sensorial confortável, mais resistente à transferência de cor, com longa duração e repelência à água.

 

A Symrise levou para a feira dois ingredientes anti-poluição: um para a pele (Sym Urban ) e outro para os cabelos, que ainda promovem bem-estar e qualidade de vida (KeraSym Shield). Sym Urban é uma molécula sintética que evita a entrada de poluentes na célula. E Kerasym Shield protege o cabelo contra a adesão de poluição, além de ter ação reparadora. Para modelagem Kerasym Shape foi desenvolvido com base natural especialemente para cabelos cacheados. Seguindo a tendência de produtos cada vez mais naturais, é à bae de trigo e óleo de camélia. Ajuda a manter a modelagem do cacho e também trata a fibra capilar.

 

Produto diferenciado para o cabelo

 

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Antes

Destaque para divisão Givaudan Active Beauty, uma nova área da casa de fragrâncias Givaudan, que em apenas dois anos, desenvolveu e trouxe para a feira um grânulo inteligente capaz de encobrir cabelos brancos e acinzentados: “Colourboosting Unispheres®” que traz pigmentação castanho escuro intensa dentro de pequenos grânulos de material sustentável (celulose e açúcares naturais). Ao serem partidos, esses grânulos liberam elevado teor de pigmentos para cada fio de cabelo. Além da surpreendente ação sobre a cor dos cabelos, os grânulos entregam óleo de Andiroba, com propriedades de tratamento , incluindo o estímulo ao crescimento do cabelo, com sensação não oleosa pós aplicação. “É muito bom trazer ingredientes capazes de evocar emoções positivas ao responder as expectativas do mercado. Isto nos dá paixão para buscarmos novas dimensões com a nossa tecnologia Unispheres®,” disse Marina Egorova, diretora da Active Beauty Visualization and Vectorisation Technologies.

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Depois

 

Novos ingredientes para os cabelos

A BASF trouxe para os cabelos Plantasil® 4V, um booster de condicionamento, que fornece melhora significativa nas propriedades sensoriais de xampus, mesmo para fórmulas com baixo teor de tensoativos. Oferece forte efeito condicionante em xampus. Em combinação com polímeros condicionantes, o novo ingrediente promove melhora significativa na penteabilidade a úmido e na performance sensorial em diferentes tipos de cabelo. “Ele aumenta a deposição de polímeros e melhora o condicionamento, além de permitir formular produtos sem silicone”, explica Vinicius Bim, gerente de marketing de Personal Care da BASF na América do Sul.

A Croda, empresa global de especialidades químicas apresentou novas funcionalidades de KeraDyn HH, que agora oferece excelentes propriedades de condicionamento em diferentes tipos de cabelo, com diferentes tipos de danos, além de benefícios na dinâmica do cabelo saudável. Ele reduz o atrito e melhora o alinhamento dos fios, promovendo uma melhora do movimento do cabelo danificado, tornando-o outra vez saudável.É incluído na formulação em menos de 2%, bem como a 0,5 – 1%, quando usado em combinação com outros agentes condicionantes .

A Dow  apresentou o conceito Do It Yourself de customização, em que a partir de um condicionador comum que aditiva tanto textura quanto benefícios. Um exemplo é o CB3046 fluído que aditiva o condicionador com silicone, transformando sua textura.Outras duas gotas de Aculyn 46N, um modificador de reologia, transforma o condicionador comum em uma máscara capilar.

Produtos masculinos

Atitude, pluralidade, orgulho e aceitação. Essas são algumas das palavras que definem o conceito JUST BE, desenvolvido pelo time BASF Care Creations. O conceito traz três tendências: “Men-iverso”, “Diversa-idade” e “Um-niverso”. “Men-iverso” é uma tendência que promete trazer para o mundo dos homens soluções que atendam especialmente às suas necessidades, com eficácia e praticidade para o dia a dia. São formulações focadas no tratamento da pele masculina, xampus especiais, além de protetores solares com texturas leves e de fácil aplicação. Para ela a BASF desenvolveu o primeiro ativo no mercado especificamente para a pele masculina: o Speci’MenTM, extrato 100% natural cujo ativo versican é fundamental para as propriedades viscoelásticas da pele, especificamente para a saúde da pele dos homens. Revitaliza, tonifica e reduz visivelmente sinais de fadiga ao redor dos olhos. “Diversa-idade” apresenta um portfólio para as várias idades, para que as pessoas amadureçam bem, valorizando o que há de melhor em cada um. E “Um-niverso” traz produtos multifuncionais que cuidam sem distinções: um para todos.

A Dow Corning apresentou 3 soluções para os cuidados com a pele dos homens, um pós-barba fresco e leve, um gel creme  para cabelo e um balm de elastomero em pó, mas para rugas e com efeito blur. Um corretivo de imperfeição que corrige, uniformiza a pele, tem efeito natural e sêco, além de efeito blur.

Speci`menTM, é o ativo desenvolvido pela BASF para atender exclusivamente as necessidades da pele masculina. Trata-se de um composto de origem natural, que tem como alvo a proteína versican, fundamental para as propriedades viscoelásticas da pele, especificamente para a saúde da pele dos homens. Os resultados obtidos são significantes: a pele é revitalizada, a tonicidade é melhorada e há uma redução visível em sinais de fadiga em torno dos olhos, bem como das rugas. O produto , recebeu o bronze no Prêmio ITEHPEC de Inovação 2016, promovido pelo Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Naturais e bem-estar

A Chemyunion apresentou um isotônico corporal de hidratação biológica, o Acquabio, que estimula a pele a produzir uma barreira cutânea e é eficiente na derme por melhorar a produção de colágeno e elastina, com comprovação pelo Teste de Perda de Água Transdermal, em que depois  de 3 dias continuou a ter o desempenho de hidratação biológica. O produto pode ser aplicado em cremes e estimula a produção de acquaporina. A empresa presentou ainda o Bio Lumita, extrato de gengibre chinês, rico em galamina em extrato. Ele atua em 3 fases na tirosinase: produção do melanossomo, na melogenese e na transferência dos melanossomos para os queracinócitos.

A Beraca apresentou a sua manteiga de Bacuri, extraída das sementes do fruto típico da região amazônica e rica em sais minerais (Magnésio, Zinco e Cálcio), vitaminas D,E e K, e ácido triptofano, que na presença de luz, produz seratonina, um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar.