O Boticário, maior rede de franquias do país e também do mundo, com 2.238 lojas no Brasil e lojas e pontos de venda em Portugal, México, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Peru, Oriente Médio, África e Japão, criou várias ações de marketing para o
comemorar o Dia Internacional do Consumidor, dia 15 de março, uma forma de homenagear seu público.

 

 Depois de aspergir o perfume Aqua Fresca de Outdoors e de um concurso com a melhor frase sobre a empresa e seus produtos, com direito a uma cesta de produtos para cada regional da marca, a empresa colocou seus executivos à disposição do público para responder questões sobre a  Rede e seus produtos. As ligações foram feitas para o SAC da empresa, e acionistas e diretores também falaram com os consumidores através de um Chat na Internet.

 

“Queremos mostrar ao nosso público seu peso e sua real importância. O contato interpessoal direto, mesmo que por telefone, é a melhor maneira de fazermos isso. Esta ação já é uma tradição no Boticário”, afirma Elaine Simões, diretora de marketing da Rede.

A Diretora Comercial da empresa, Andréa Mota, a Diretora de Finanças e RH Maria Carolina Zani e o Diretor de Tecnologia da Informação, Henrique Adamczyk responderam em conjunto a aproximadamente 54 questões recebidas.

Algumas foram pedidos – para que uma determinada fragrância voltasse a ser vendida (Spirit of Flowers),  outra que os  executivos recomendassem a melhor fragrância ou que indicassem quais as  fragrâncias mais vendidas (Thaty, Egeo e Floratta in Blue), ou ainda que acrescentassem um repelente de insetos a um bronzeador de canela que atraia abelhas, ao que os diretores responderam que as observações dos clientes direcionavam o aprimoramento do trabalho da empresa.

Outras eram curiosidades técnicas, como qual a concentração dos perfumes da marca (3 a 15%, concentração própria para o clima brasileiro) ou se a empresa utiliza animais para testes de desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos (a empresa respondeu que emprega o cultivo celular “in vitro”, um método moderno que dispensa a realização de testes em animais).

Curioso mesmo foi o interesse dos consumidores por técnicas de gestão: estratégias de marketing para este ano (estratégias integradas, diferentes para datas promocionais, lançamentos de produtos e outros movimentos da empresa), endomarketing (ações de marketing que visam a integração entre empresa e funcionários), o programa de fidelidade da empresa, que premia clientes fiéis à marca ou o marketing digital utilizado pela empresa para ações como esta do dia do consumidor que permite à  empresa manter contato direto com os consumidores.

Ou ainda com a posição da marca no exterior, aonde a empresa espera crescer mais no mercado interno ou no externo (a empresa tem projetos para atender a todos os públicos, no Brasil ou no exterior) e as perspectivas da empresa para o mercado cosmético este ano. Mas a questão latente foi o consumidor se ver respeitado e podendo mostrar seu interesse, como a questão de Antonio, da Escola de Propaganda e Marketing do Rio Grande do Sul: Existem ferramentas próprias para que O Boticário possa mensurar a satisfação de seu consumidor? Resposta: “A satisfação de nossos clientes é a essência de nosso trabalho. Por isso, temos uma empresa de pesquisa que a cada seis meses avalia a satisfação dos clientes que entram em contato conosco, além da área de Relacionamento com o Cliente, que diariamente mede este nível de satisfação”.

Para um público, que até a poucos anos não dispunha de um órgão voltado ao consumidor e ele próprio não se mostrava muito ativo em relação aos seus direitos, uma ação como esta revelou um interesse grande e específico por uma empresa.