Paixão ou mania, as mulheres brasileiras não deixam por menos e pintam as unhas toda semana, às vezes duas vezes por semana. Manter as mãos bonitas é como usar batom, é uma apresentação no mercado de trabalho e na vida pessoal. É um cuidado muito feminino que as mulheres – e os homens – gostam de apreciar. Assim, as brasileiras consumiram em 2016 um volume de 503,8 milhões de unidades de esmaltes, totalizando um valor de R$ 2.322,1 milhões, de acordo dados da Euromonitor, agência de pesquisa de dados de mercado. A tendência de crescimento para o segmento, segundo a agência é de 18,4% em volume até 2021, para R$ 2.820,5 milhões, numa previsão de preços de 2016.

Esmaltes e maquiagem aqui no Brasil andam muito próximos, especialmente a combinação batom-esmalte, que é muito popular. Atentas ao público feminino, as empresas fabricantes de esmaltes passam a desenvolver alguns itens de maquiagem, que logo se transformam em linhas completas. Há muitas marcas que apostam na dobradinha, que reforçam as tendências – e as vendas.
AleSouzaA Océane, marca desenvolvedora de vários itens de beleza, lançou uma coleção de maquiagem e esmaltes em parceria com o top beauty artist Ale de Souza, especializado em visagismo e direção criativa. A coleção inclui paletas de sombras, trio de blushs iluminadores batons de efeito matte lápis para contorno labial e olhos, incluindo um nude; cílios postiços e esmaltes, que completam a linha.

A Hinode lançou Dazzle, uma linha de maquiagem própria, com 118 itens – entre batons, balm de efeito matte , sombras (inclusive metálicas), gloss, blush, iluminador – complementada por esmaltes da marca italiana BellaOggi, presente em 18 países vendida no País através dos catálogos da Hinode.

A Impala aposta novamente na bem sucedida combinação de esmalte + batom da mesma cor. Suas coleções de maquiagem e esmaltes apostam nas cores – rosa, roxo, vermelho, nude amarronzado e marrom – refletem o cotidiano feminino, cheio de surpresas e situações imprevisíveis, que só uma heroína consegue lidar.

A Dailus, preparou para a coleção outono-inverno, linhas de maquiagem e de esmalte inspiradas nas tendências internacionais para a estação. Sua linha de maquiagem é composta por Sombra Líquida, Batom Matte, Blush Mosaico, Pó Iluminador, Delineador em Gel, e os esmaltes. Os batons chegam em oito tonalidades, que assim como as cores dos esmaltes cremosos, apresentam predominância dos tons roxo-berinjela. O metálico aparece tanto na coleção de batons quanto de esmaltes.
A linha de Esmalte Dailus Color é completa. Traz esmaltes transparentes, Metálicos, cremosos e cintilantes em tons como Geleia de Amora (tom de roxo) e Save The Date (tom dourado). Oferecem secagem rápida e alta fixação. E, ainda, pincel flat big brush, desenvolvido com cerdas mais cheias, que proporciona uniformidade na aplicação resultado ótimo.

Tendência Nude

De acordo com o Google, os tons nude são os mais procurados na internet. E se consolidaram como novos clássicos, ao lado do esmalte vermelho e do branco.

A Dailus desenvolveu uma coleção especial de maquiagem e esmaltes nude “Nude Cada um Tem o Seu”. Ambas as linhas trazem diferentes tonalidades nude, para que cada consumidor escolha a melhor tonalidade para o seu tom de pele. A coleção de maquiagem traz: Batom Cremoso Brilho Verniz, Batom Líquido, Quarteto de Sombras e Esmalte Cremoso. Cada ítem com oito opções de cores.

Impala
A Impala, em todo o seu processo de criação para uma nova coleção demora em média de 06 a 08 meses, busca referências em sites de tendências, estudos das tendências de nas passarelas de desfiles e trend make up´s do mundo todo, diz a empresa. O Nude faz parte da nova coleção de outono/inverno da marca, chamada Identidade Secreta. É uma tendência que vem do Verão e que continua em alta. A aposta da Impala para o Outono Inverno é o roxo (púrpura) o marrom (mais para o café) e o Nude amarronzado. Além do Vermelho, sempre presente na estação. Os esmaltes têm secagem rápida, cobertura intensa e brilho.
A Vult lançou a coleção Meu Nude, com 9 tonalidades gourmand: brownie, calda de chocolate, ganache, marrom glacê, pão de ló, pão de mel, pavê, pudim de leite e rocambole. “Os nudes já haviam sido apontados como forte tendência desde o segundo semestre do ano anterior. E também estamos antenados às necessidades do mercado, que há tempos pedia por tonalidades que abrangessem à variedade de tons de pele existentes não apenas no nosso país, ” diz Cibele Lelli – Gerente De Produtos Vult. Os Esmaltes Vult oferecem tecnologia UBS = Uniformidade (Pincel Big Brush 900 fios); Brilho (Efeito High Shine) e Secagem Rápida (Efeito Drying Ultrasseco).

Nati

A Nati propõe muita diversão para nomear sua coleção para o outono 2017 – “Rolê Cazamigas”. Baseada em pesquisas internacionais, a proposta da marca no desenvolvimento desta coleção é oferecer cores que irão dominar a estação partindo de tonalidades naturais amarronzadas até variações de rosados, cor principal da temporada. Nesta coleção ganham destaques os metalizados e com glows especiais.

Suas cores: Boy Magia – Marrom cappuccino – cremoso; Fecha Comigo – Rosa Urbano – cremoso; Miga Loka – Lilás Orquídea – cremoso; Lacração – Vinho – metálico; É Mara – Branco transparente com glow azulado e brilho – perolado. Os esmaltes Nati são 3free, ou seja, livres de DBP, tolueno, formaldeído e substâncias que podem causar alergias; possuem delicada fragrância de deo colônia que se intensifica nas unhas após a secagem do esmalte. O pincel flat possui o dobro de cerdas, seguindo os padrões internacionais, pois, facilita a aplicação e permite que cada camada seja distribuída uniformemente sobre as unhas. Têm secagem rápida; durabilidade e cobertura de longa duração.

Urbanic

Outra marca de esmaltes, a Urbanik se inspirou nas luzes da cidade para lançar três cores cheias de atitude na coleção Good Vibes, que reúne nuances metalizadas e acabamentos sofisticados. As cores apresentam o contraponto moderno/clássico nas cores Torre de Marfim (branco cremoso), Compra Compulsiva (dourado) e Paixão Digital (vermelho cremoso). A composição dos esmaltes contém o exclusivo Nail Force, um ingrediente especial derivado da planta da oliva que hidrata profundamente proporcionando maior resistência à unha. Formulados com uma tecnologia que garante sete dias de duração ao esmalte. Também são apresentados em pincel flat de formato plano, para uma aplicação prática e homogênea.

Já a Coty fechou parceria com a Warner Bros Consumer Products para desenvolver a coleção Mulher-Maravilha a adorada heroína feminina, para representar o empoderamento da mulher em sua coleção de esmaltes Risqué.

São seis cores que representam os poderes da personagem por conta de seu traje: azul, vermelho, terracota e azul estrelado são cremosos e dourado e preto são metalizados. Todos os esmaltes da coleção são hipoalergênicos e possuem embalagem especial, com tampa vermelha, faixa estrelada e o brasão da Mulher-Maravilha. São vendidos separadamente e em uma embalagem especial com três esmaltes. “Sabemos do poder e da força que a personagem da Mulher-Maravilha representa e que deverão revelar o poder de nossas consumidoras”, afirma Regiane Bueno, diretora de marketing de Risqué.