O Euromonitor divulgou pesquisa em que aponta três percepções recentes de como as empresas podem apurar suas estratégias para produtos naturais ou para produtos que envolvam rotinas de beleza. De acordo com a agência internacional de pesquisa de mercado, o alvo são os compradores premium globais.
“A alta intensidade de inovações e desenvolvimentos de novos produtos caracterizam uma indústria em constante evolução e uma crescente necessidade de avaliação de lacunas e de perfis de consumo”, explica a empresa e avalia: “As preferências dos consumidores estão mudando em vários níveis: à medida que as pessoas envelhecem, suas mudanças de cabelo e pele, suas variações em gastos e, como elas percebem novas tendências e assimilam novos produtos, suas rotinas de beleza e atitudes evoluem”.

1. Foco em Compradores Premium

Beleza Premium é uma área de forte crescimento, atingindo altas históricas de 6% em 2015. Em resposta, as empresas de beleza estão oferecendo um conjunto maior de mais alta qualidade e soluções mais personalizadas. Ao mesmo tempo, os consumidores na maioria dos mercados ainda precisam justificar os gastos em produtos premium ou produtos de alta qualidade e preço, assim suas expectativas estão mudando de compras orientadas pelo status para aquelas que são mais orientadas pelos resultados e individualizadas, especialmente aquelas com algum grau de natural ou verde. Por exemplo, na China e Coréia do Sul mais de 50% dos compradores premium têm “extensas” rotinas de beleza, enquanto em países como a França, Alemanha e Reino Unido, os compradores premium tendem a ser usuários “moderados”; os produtos devem ser adaptados às suas respectivas rotinas. Além de qualidade e eficácia, os valores dos compradores premium estão mudando para credenciais éticas e autenticidade, como mostrado pela maior preferência por formulações naturais ou orgânicas, assim como conexão com a história de uma marca. Olhando para o futuro, os novos consumidores mais promissores para as marcas de beleza premium são as Gerações Y e X, com mais de metade desses consumidores expressando preferências premium em todas as três categorias testadas (cabelo, pele, cosméticos).

COMPOSIÇÃO DOS COMPRADORES DE BELEZA POR TIPO DE PELE / CABELO / ROTINA DE MAQUIAGEM 2016

 

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Fonte: Pesquisa Beauty Euromonitor International 2016

 

 

2. Refinando Estratégias de Beleza Natural
O espaço de beleza está se tornando verde, e as empresas inteligentes estão se tornando verdes junto com ele. As características verdes são secundárias, na decisão dos consumidores por produtos de beleza, que miram na eficácia, adequabilidade e um equilíbrio qualidade-preço, estas tem mais peso nas ponderações de compra, do que preços baixos e marcas fortes, de acordo com os resultados da Beauty Survey 2016. Então, quais são os melhores tons de verde e quais os produtos que devem ser esverdeados primeiro? Em particular os apelos de produto “totalmente natural” importam para 50% ou mais dos compradores de mente verde em todos os mercados, enquanto que outras características verdes, como a eficiência de água, 100% orgânico, ou ingredientes derivados de plantas, apresentam apelo regional até mesmo para compradores que priorizam características de produto verde. Ao desenvolver novos produtos, ficar verde, ou ser natural, também se torna mais importante à medida que o produto está associado a produtos químicos concentrados, que são entendidos como produtos que vão penetrar e / ou alterar permanentemente a composição da pele ou cabelo, como máscaras faciais e tratamentos de cabelo alisadores. Então, para ajudar a avaliar o Retorno do Investimento em qualquer futuro investimento em produtos verdes, a pesquisa Beauty Survey explora a disposição dos consumidores em pagar mais pelos ‘verdes’. Os resultados são promissores: quase seis em cada 10 compradores verdes preferem ingredientes naturais ou botânicos, mesmo quando isso significa renunciar a preços mais baixos. Essa importância dada pelos consumidores aos produtos de características verdes vem determinando o crescimento em vendas de empresas inteligentes, que estão oferecendo aos consumidores o que eles querem.

CARACTERÍSTICAS DESEJADAS DO PRODUTO VERDE 2016

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Fonte: Pesquisa Beauty Euromonitor International 2016

 


3. Rotinas de Beleza por Gerações

A demanda dos consumidores está se movendo de ‘adequado para mim” rumo um nível de personalização “feito por mim”. Isto é alcançado através de formulações individuais de produtos, consulta digitais em sites de marcas e varejistas para encontrar opções de produtos mais adequados e dispositivos inteligentes e aplicativos que forneçam constante feedback sobre a eficácia dos produtos. Ao mesmo tempo, as expectativas dos consumidores de uma aparência saudável e de aparência jovem prolongada continuam fortes em vários grupos etários. A Beauty Survey fornece percepções de como as preocupações com o envelhecimento e personalização estão impactando as decisões de compra dos consumidores, incluindo como os usuários de rotinas de beleza mudam ao longo do tempo – de fase de vida a fase da vida, assim como da era pré-digital para a da beleza digital. Em cuidados com os cabelos, por exemplo, reparação de danos e soluções anticaspa, estão entre as principais características procuradas pelos consumidores mais jovens, sendo a característica mais desejada entre as pessoas de mais de 35 anos, e saúde do couro cabeludo, de uma maneira geral tem prioridade relativa, incluindo preocupações sobre a perda de cabelo entre ambos os sexos. Cuidados com a pele, produtos de limpeza facial e cuidados com as mãos estão entre os cinco principais produtos utilizados com mais frequência por todas as idades, apesar do fato de que a inovação não é tão intensa nesses espaços. Se um conselheiro de saúde pode lembrar um usuário a se levantar, se mover ou beber um copo de água, será que poderia também lembrá-lo a reaplicar um creme de mão?

CARACTERÍSTICAS DESEJADAS PARA PRODUTOS PARA OS CABELOS POR GERAÇÃO 2016

(reparo de danos/anticaspa/saúde do couro cabeludo/hidratação/prevenção contra a queda)

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Fonte: Pesquisa Beauty Euromonitor International 2016

Senior Survey Analyst at Euromonitor, Lisa Holmes
Eileen Bevis – Survey Manager at Euromonitor International
• O material completo desse estudo traz resultados sobre hábitos e preferências dos consumidores relacionadas a uso, padrão de compra e marcas e pode ser acessado no site do Euromonitor.
• A pesquisa Beauty Survey da Euromonitor International foi feita entre consumidores de 15 a 69 anos. Os resultados de 2015 e 2016 incluem 1.000 respostas de pesquisa online em cada um dos seguintes mercados: Austrália, Brasil, China, Colômbia, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Oriente Médio (inclui Egito, Qatar, Líbano e Arábia Saudita) Arábia, Emirados Árabes Unidos), Polônia, Rússia, África do Sul, Coreia do Sul, Tailândia, Turquia, Reino Unido e EUA.