A 22ª edição da FCE Cosmetique,  plataforma de negócios do setor de cosméticos para a América Latina, que acontece entre os dias 23 e 25 de maio, no São Paulo Expo, traz atrações negócios, empreendedorismo e tendências de mercado, além de experimentos, palestras e inovações, entre outras atividades.

Organizada pela NürnbergMesse Brasil, a feira muda de endereço este ano e trará ações inéditas, espaços para pequenas empresas e startups e palestras sobre inovações técnicas e empreendedorismo, além do já tradicional Congresso Brasileiro de Cosmetologia. A FCE Cosmetique abrange toda a cadeia, com a participação de empresas de diferentes segmentos.

Uma das atrações do evento deste ano é o Sinta o Otimismo, que propõe ao visitante experimentar diferentes sensações para estimular os sentidos que trazem boas lembranças. Juntas, as fragrâncias vão compor o perfume da FCE Cosmetique, que será entregue no final da experiência.

Outra atração, a Arena do Conhecimento fará apresentações de temas voltados à inovação, tendências e lançamentos cosméticos. A Arena contará com palestrantes especialistas nas áreas de Assuntos Regulatórios, Tecnologia aplicada, P&D, entre outros. Sustentabilidade na formulação e no desenvolvimento dos produtos, inovação para embalagens, protetores solares e repelentes, além da tendência dos pós-shampoos são temas com ampla exposição na programação.

Alguns destaques serão as apresentações do pesquisador Cleber Barros, no dia 23, das 15h30 às 16h05, sobre o “desenvolvimento de cosméticos mais ecológicos para atrair consumidores”; e o “indie beauty e como influenciadores online moldam o mercado de beleza”, com Fernanda Pigatto, diretora de Tendências e Marketing para o Brasil, da BeautyStreams, no dia 24, das 18h10 às 18h45. E ainda: uma palestra com Rodrigo Madalosso Wielecosseles, gestor de P&D de Cuidados Pessoais e Acessórios do Grupo Boticário, sobre o “Nativa Spa Terapia do Caviar – um case de desenvolvimento” no dia 23, das 18h10 às 18h55. No mesmo dia, Juliana Martins, analista-sênior de Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel fala sobre “Inovações para embalagens mais amigas do meio ambiente”, das 16h50 às 17h25. No dia 25, Isabella Zakzuk e Anne Ostetto, da Procter & Gamble, falam sobre “Como revolucionar o mercado de pós-shampoos”, das 16h10 às 16h55. Logo depois Ana Neri, do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), apresenta o painel “Cristalografia para garantir a eficácia dos efeitos cosméticos e fármacos”, das 16h10 às 16h45. E a Factor-Kline leva a gerente de Projetos Elaine Gerchon que discorre sobre “ingredientes ativos funcionais em cuidados pessoais”, no mesmo dia, das 17h30 às 18h05.

Uma rede de negócios e relacionamento entre a indústria e fornecedores poderá ser desenvolvida com o programa HospitalityClass. Os convidados serão recebidos por um serviço de concierge que oferecerá diversas vantagens para facilitar a visita ao evento. ”Reunimos na FCE Cosmetique toda cadeia cosmética, o que nos torna um espelho do mercado. Ver o aquecimento da economia brasileira nos traz a certeza da realização de um grande evento em 2017,” diz Rodrigo Afonso, Business Manager da NürnbergMesse Brasil.

Congresso

Paralelo à feira acontece o 30º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, promovido pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), que abordará temas como: Certificação de cosméticos veganos e halal, mercado de luxo, cosméticos oncológicos, sensorial para cosméticos. Além de workshops específicos sobre biodiversidade, perfil do consumidor e empreendedorismo e tecnologia.

Ao longo de três dias, palestrantes nacionais e internacionais falarão das tendências e desafios do mercado cosmético no Brasil. No dia 23, Dib Ahmad El Tarrass, gestor da divisão do Halal Industrial da Fambras, e Elaine Franco de Carvalho, auditora líder do setor Halal Industrial da Fambras e diretora da Prolab, única empresa brasileira com certificado halal, apresentam a palestra magistral ‘Cosméticos Halal: uma tendência em expansão’.

No dia 24, Amy Wyatt, vice-presidente de P&D e assuntos regulatórios da Chanel, apresentará o tema ‘Inovação para o Mercado de Luxo’. Sobre o mesmo tema, Larissa Messias, Diretora de RH da Estée Lauder, discutirá sobre o ‘Mercado de Luxo Brasileiro’. Por sua vez, Charles Spence, chefe do laboratório de pesquisa Crossmodal do Departamento de psicologia experimental da Universidade de Oxford, aborda ‘O mundo sensorial dos cosméticos’. Em sua apresentação, Spence falará sobre uma maneira nova e radical de examinar e compreender os cinco sentidos.

O que as empresas levarão

Cosmotec

A Cosmotec® celebra 30 anos com um pacote de tendências e produtos de suas representadas Elementis, Evonik, Interpolymer, Momentive e Rahn. Da linha Curly Foods de modelagem com textura gourmet um dos produtos mais interessantes é a Curly Foods – Maionese Para Modelar Cabelos Cacheados, modelador com aparência de maionese e efeito bouncy, para cachos soltos, médios e abertos. De acordo com a empresa, ele promove alinhamento e definição com efeito de memória. A Manteiga Para Modelar Cabelos Crespos, também um modelador, mas com textura de manteiga, que se funde ao toque. Também oferece definição com efeito de memória. E, para maquiagem, o Golden Crystal Lipbalm, com partículas iluminadoras. É um batom transparente, com partículas douradas iluminadoras, que combina a elegância do cristal e o luxo do ouro. Sua estrutura tecnológica gelificada promove brilho intenso, maciez e conforto aos lábios.

A Evonik apresentará protótipos de fórmulas para cada lançamento de produto, destaque para o novo modificador de reologia versátil, com propriedades extraordinárias de espessamento e a seleção de emulsionantes que atendem às principais tendências de produtos para os cuidados da pele. Sua área Personal Care da Evonik realizou importantes aquisições nos últimos meses, que permitiram a ampliação e diversificação do portfólio de produtos. Uma delas é a divisão de aditivos especiais da Air Products e a start-up Alkion Biopharma SAS, que extrai ativos cosméticos de biomassa vegetal. A outra foi a aquisição da Dr. Straetmans GmbH, que é especializada no desenvolvimento e na comercialização de conservantes alternativos para a indústria cosmética. Assim, a empresa levará para a FCE Cosmetique ANTIL® 500 Pellets , um modificador de reologia versátil com propriedades extraordinárias de espessamento. E da linha Emulsifier Expert, uma seleção especial de emulsionantes, que atendem às principais tendências de produtos para os cuidados da pele , como: ABIL® Care XL 80, AXOL® C 62 Pellets, TEGO® Care 450 e TEGO® Care PBS 6. Além de TEGO® Care APD 18 , um emulsionante especialmente desenvolvido para sistemas de desodorantes e antiperspirantes roll-on e TEGO® Pep 4-Comfort, tetrapeptídeo designado para aliviar os principais sintomas da pele sensível.

A Brasquim traz o tema Make you Up, trazendo o Miyoaqua, um tratamento de superfície hidrofílico para óxidos de ferro e dióxido de titânio, baseado em alginato, encontrado naturalmente no oceano e em algas e indicado para produtos onde texturas ultra leves são requeridas, como bases líquidas, produtos com alta fluidez e maquiagem com aspecto muito natural. E ainda o ACT, tratamento híbrido de superfície que consiste na união de três componentes (aminoácido vegetal, ácido graxo e silano) que agem sinergicamente levando à excelente dispersibilidade em óleos, além de promover a melhora do desenvolvimento da cor em produtos Make Up.

A Química Anastácio apresentará uma linha de Silicones para as mais diversas aplicações, dentre elas hair care e skin care. Dentre os principais produtos, destacam-se os fluidos, elastômeros, blends e emulsões.

A Clariant leva à FCE um portfólio de ingredientes natuAtualizar tradução Inglêsrais, com destaque na linha GlucoTain® eo novo activo Eosidin ™. A empresa também promove a edição de sua guia de tendências para o mercado de Cuidado Pessoal, a BeautyForward ®. Um dos produtos que a empresa apresentará ao mercado é o GlucoTain® de tensoativos à base de açúcar e sem sulfato. Produtos à base de glucose e de óleo natural combinado com cuidados especializados poder de limpeza, a fim de satisfazer as necessidades dos consumidores em termos de suavidade e novas dimensões sensoriais para o cuidado da pele e do cabelo.

A Lubrizol participa da FCE Cosmetique 2017 em parceria com a Dinaco apresentando um novo ingrediente em skin Essentials: Pemulen ™ EZ-4U Polymeric Emulsifier; Avalure Flex-6 e ainda o polímero Avalure™ Flex-6, uma solução desenvolvida para atender as necessidades e expectativas dos consumidores por produtos que propiciem propriedades sensoriais, através de cobertura uniforme, esteticamente perfeita e formulações mais sofisticadas.

A Chemours, empresa formada a partir da separação da área de Especialidades Químicas de Alta Performance da DuPont apresentará o Glypure™, ácido glicólico utilizado em produtos de cuidados dermatológicos, em nova aplicação: tratamento para cabelos. A empresa explica que o uso deste componente em xampus e condicionadores garante mais resistência aos fios e hidrata o couro cabeludo. “O cabelo possui uma estrutura complexa e exige uma ação diferenciada dos agentes. Por isso, o ácido glicólico penetra e contribui para o aumento da resistência dos fios ao calor. Hidrata, deixando o couro cabeludo mais saudável e com menos descamação”, explica Ana Beatriz Nascimento, gerente de Soluções Químicas da Chemours.

A Univar irá propor uma experiência 360°, através de formulações inovadoras que destacam o desempenho dos ingredientes seguindo as tendências globais de consumo. A empresa mantém parcerias de sucesso com ANGUS, Basf, Dow-Dow Corning, Grace, Huntsman e Kao, oferecendo um amplo portfólio de commodities e especialidades.

A BASF vai apresentar suas mais recentes soluções em tendências, conceitos, fórmulas e lançamentos, como Collalift™ 18: lifting natural a partir do extrato de casca de mogno africano, que estimula a síntese de colágeno XVIII. A empresa diz que ele é um elemento chave das membranas basais da pele e o único proteoglicano-colágeno com atividade biológica presente em todas as camadas da pele, desde a superfície às camadas mais profundas. Apresenta ainda Cetiol® 4 All, um emoliente geral, de alta qualidade, que oferece perfil sensorial agradável – primeiro de nutrição, que depois se transforma em uma sensação de hidratação mas que atende a aplicações de cuidados com a pele do rosto e do corpo, maquiagem e desodorantes. E Gluadin Kera-P LM que tem como elemento essencial uma proteína derivada de planta. Com isso, é a primeira fitoqueratina de baixo peso molecular da BASF para o mercado de cuidado pessoal. As duas microproteínas não contêm glúten e têm a certificação Halal.

Chemyunion2
A Chemyunion levará SkinBlitz, que reduz a permeação de poluentes e protege o DNA enquanto evita a hiperpigmentação. Novos Testes de GoBlond determinam sua eficácia para máximo brilho e proteção para cabelos descoloridos ou tingidos em apenas uma etapa. Biolumitá®, que melhora os efeitos de clareamento não apenas no rosto, mas também nas axilas e virilha. Novos testes de Biolumitá® apresentam sinergia com agentes de clareamento clássicos para uma pele com aparência perfeita. E Revinage® que age como retinol like em mais de uma via metabólica no combate aos sinais de envelhecimento da pele, além de novos testes in silico, in vitro e de estabilidade que apresentam nova oportunidade de atender um novo comportamento.

A Adhespack levará o Digital Sampling, tecnologia para o marketing interativo baseada no conceito do omnichannel – através de um aplicativo, o sampling pode disponibilizar também tutoriais, composição, preços, entre outras coisas.

O IPClin desenvolve estudos clínicos exigidos pelos órgãos reguladores de eficácia e segurança de fórmulas de produtos cosméticos. Na FCE Cosmetique, o IPClin realizará ações que englobam alguns de seus serviços.

Primera

A Primera, empresa especializada em embalagens e acessórios para produtos de maquiagem, a Primera levará para a FCE Cosmetique seu portfólio de produtos importados alinhados às tendências dos EUA e Europa, que são fornecidos à pronta-entrega e personalizados.

A Spiltag lançará na FCE Cosmetique embalagens em PET PCR (reciclado), uma iniciativa sustentável, contribuindo assim com o meio ambiente. Outro lançamento é a linha profissional, disponível em embalagem Standard para o mercado de cosmético, com possibilidade de decoração em diversos modelos de frascos, variando entre cilíndricos, ovais e até quadrados. A empresa também apresentará a serigrafia fluorescente, uma inovação no mercado brasileiro.

Difícil não se encantar com as novidades do mercado que são apresentadas na FCE Cosmetique para um púbico que se conhece e quer ampliar ainda mais seu networking, seus conhecimentos do setor e sobretudo expor suas especialidades.