A próxima edição da FCE Cosmetique  (Nüremberg Messe) que começa na próxima terça-feira (21), e prossegue até o dia 23, apresentará as principais tendências e lançamentos para os setores cosmético e farmacêutico, com novidades em fragrâncias, embalagens, ativos, maquinário, acessórios, logística e serviços.

“A FCE Cosmetique é um hub 360 do mercado, onde é possível conhecer as tendências de cada segmento no processo de produção. Serão dois dias de conteúdo e novidades do mercado para a atualização profissional dos participantes”, diz a organização da feira, que é internacional, traz participantes e visitantes  de várias partes do mundo, em especial, da América Latina.

Uma novidade desta edição são as Rotas Setorizadas de matéria-prima & fragrâncias e embalagens & envase. As rotas serão destacadas no mapa do evento, com o percurso que o visitante deverá fazer para que possa aproveitar o máximo de sua visita, em um roteiro otimizado e mais inteligente.

Destaque para a realização da COLAMIQC – Congresso Latino-Americano e Ibérico de Químicos Cosméticos, em paralelo a FCE Cosmetique.
Entre os palestrantes está Ricardo Amorim, que trará o tema “Perspectivas para a economia brasileira Latino-Americana e de Portugal em 2019 e nos próximos anos”, levantando a discussão sobre o que as empresas podem esperar para esse ano e como a tecnologia impacta o mercado. Destaca-se também para o Logitech Science, evento voltado para a cadeia logística que reunirá as principais marcas do segmento, e a R&D Academy, que vai apresentar o laboratório do futuro, já que a relação do profissional de P&D com a tecnologia está mudando com as novas soluções. Além dos workshops e palestras na
Arena Talk Science. onde a Beauty Streams, empresa de consultoria de análises e detecção de tendências, falará sobre o mapeamento genético e a aposta da indústria para criar cosméticos personalizados.

Serão vistos no evento:

O primeiro protetor solar feito especialmente para os tipos de pele III-VI da escala Fitzpatrick, mais comumente as asiáticas. De acordo com a pesquisadora Alexandra Lan, diretora da Shanghai Pechoin Daily Chemical Corp e criadora do protetor solar para peles asiáticas, pesquisas demonstraram que existem mais radicais livres produzidos na pele da Ásia pelo VIS e IV, o que significa que é mais prejudicial para esse tipo de pele o uso de um protetor solar regular. A pesquisadora participará do evento e estará disponível para entrevistas.

 Novas formulações fortalecedoras para xampu e condicionador, de acordo com os padrões veganos serão apresentadas pela Chempecs, distribuidora de especialidades químicas para os segmentos cosmético, farmacêutico e veterinário, juntamente com um hidratante de cutículas para atender a demanda por produtos para mãos e unhas. Todos os produtos são isentos de sulfato de sal e sem silicones em sua fórmula, apelos muito buscados pelos consumidores.

 A Laca PAC, empresa de fabricação de esmaltes de unhas para terceiros na Argentina, traz para o país novidades em formulações de cores de esmaltes efeito espelho, esmaltes efeito neon, esmaltes com tratamento argan e esmaltes Gel UV Led, um efeito com um alto teor de sólidos que deixa nas unhas uma camada com maior consistência e volume, semelhante ao acabamento da esmaltagem profissional, com alto poder de cobertura e totalmente inofensivas para as pessoas.

Lançado na In-cosmetic Paris 2019, o Programa Rambutan da BASF, chega ao mercado brasileiro na campanha B-Active, que apresenta 12 ativos selecionados de acordo com as principais necessidades do consumidor brasileiro no segmento cosmético. Entre eles, estão o Nephydrat™, para hidratação da pele; Nephoria™ para rejuvenescimento e Rambuvital™, para proteção do couro cabeludo e frescor prolongado. São todos 100% de origem natural, livres de conservantes, autorizados pelo COSMOS e extraídos por meio de uma cadeia de fornecimento sustentável.

“O Rambutan veio para atender uma tendência do mercado global, que também se reflete no mercado brasileiro, a busca por ativos ou matérias-primas de origem natural, que não causem impactos ambientais e sociais negativos. E o melhor é que além de ser parte de uma produção sustentável, os ativos garantem aos cosméticos alta performance, com excelentes resultados”, explica Renata Oki, gerente sênior do segmento de cuidados pessoais da BASF para América do Sul.

A Solvay traz novidades para formulações de produtos de Personal Care, como o lançamento de novas aplicações com o uso do Augeo® Clean Multi voltada para formulações de body mist e perfumes que exigem características diferenciadas como excelência na diluição de fragrâncias, maior potencialização do odor e fixação das fragrâncias utilizadas pelos fabricantes em seus produtos. Trata-se de um solvente de fonte renovável, com atributos que combinam alta solubilidade com correta volatilidade. Além de ser seguro para as pessoas, animais e o meio ambiente, o produto é uma alternativa sustentável para as empresas que buscam novas soluções para as aplicações no mercado de cosmética e beleza.

A empresa também apresenta aplicações de HGL (hexileno glicol) destinadas aos segmentos de skin care e cosméticos. Algumas aplicações que usam o HGL da Solvay são formulações de água miscelar, óleo corporal, hidratantes e maquiagem, e para hair care em formulações de produtos tais como xampus, colorantes, condicionadores e tônicos capilares. Apresenta melhor desempenho do produto final, melhor estabilidade, biodegradabilidade, baixo odor, baixo VOC (composto orgânico volátil) e baixa toxicidade, diz a empresa.

A Cosmotec combina ingredientes de alta performance com as principais tendências globais para oferecer soluções diferenciadas, que podem ser personalizadas conforme as necessidades de cada cliente, como: Spray de brilho holográfico e tridimensional para cabelo e corpo; Hidratante facial de textura mousse, acabamento mate e sensorial destacado, que oferece refrescância  e relaxamento para a pele – e pode ser utilizado como máscara facial e, ainda, um realçador de sobrancelhas de efeito henna que modela, define e proporciona um delineado pigmentado de longa duração.

A Dinaco vai levar para o stand/spa os aparelhos Dermoscan e Corneometer, a equipe da IPClin para diagnosticar os níveis de hidratação, textura e uniformização da pele. Após essa análise inicial, o visitante poderá aplicar protótipos com as especialidades químicas Dinaco e refazer a avaliação para demonstrar a eficácia dos ingredientes. Da Lubrizol, a Dinaco levará dois ativos: Dawnergy™ peptide e Stevisse™ advanced botanical ingredient. O Dawnerg™ para uma pele mais radiante e rejuvenescida pela manhã e o Stevisse™, extrato à base de folhas de estévia orgânica, oferece uma alternativa suave e natural para rejuvenescimento, sem os efeitos colaterais negativos dos retinóides. A Schulke trará o premiado lançamento Euxyl K 830, o qual recebeu prêmio por inovação na SEPAWA em Berlim. O mais novo blend de conservante diferencia-se pela tecnologia OCX – Efficacy Enhancing System, responsável por sua alta potência de ação fungicida. Além desse, a Schulke também apresentará seu effisin® CG, agente multifuncional livre de conservantes que promove o controle microbiano em fórmulas cosméticas combatendo bactérias, fungos e leveduras.

A Tecnotests Produtos e Serviços, traz uma das principais novidade do setor, o Nail Strain Stress NM 100 – um instrumento para medir as características físicas das unhas, tais como firmeza, elasticidade e espessura.

A BioCellTis Bioengenharia é uma startup biotecnológica que agrega potencial de biomateriais no desenvolvimento de produtos cosméticos inovadores. Nesta edição, a empresa mostra o CellFate®-RHE, uma Pele Humana Reconstruída in vitro para testes de eficácia e segurança de dermocosméticos. Em fase de desenvolvimento, ainda não é comercializado.

A casa de fragrâncias FAV105 vai levar ao evento várias novidades em com tecnologia diferenciada com foco em bem-estar e diversão. Atendendo uma demanda mundial, a empresa traz fragrâncias que remetem ao universo “gourmand”, com aromas de dar água na boca como: chocolate, caramelo, marshmallow e até leite condensado.

A Nanovetores Tecnologia S.A, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de ingredientes ativos nano e microencapsulados, traz para a feira deste ano o Active IN Pearls, ativos naturais encapsulados em forma de pérolas, composto por biopolímeros naturais. O produto tem ação antipoluição e hidratante. Forma uma película protetora sobre a pele, evitando a perda de água e protegendo o rosto do contato com a poluição do ar.

A FCE Cosmetique está preparando uma grade repleta de grandes players do mercado no COLAMIQC – Congresso Latino-Americano e Ibérico de Químicos Cosméticos, como a presença confirmada do Dr. Patrice Bellon, grande perfumista francês que já trabalhou em diversas empresas de fragrâncias como, Jean Paul Gaultier, Issey Miyaké, Serge Lutens Perfumes, Symrise, Shisheido e Carita. No dia 21, a gerente de projetos em Químicos e Materiais e Personal Care Juliana Bondança, apresentará na Arena Talk Science a palestra: Como as Tendências em consumo têm impactado o mercado brasileiro de ingredientes para Personal Care”