É a quarta edição, da in-cosmetics Latin America que se realiza em São Paulo, no Expo Center Norte nos próximos dias 20 e 21. Plataforma de negócios na América do Sul, a feira é dedicada exclusivamente a matérias-primas para a indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e oferece ao público profissional um painel dos últimos lançamentos em matérias-primas, acesso a tendências e serviços de teste.

Este ano serão cerca de 200 expositores internacionais das áreas de: matérias-primas, insumos, fragrâncias, equipamentos de laboratório e soluções de teste e regulamentação. Estimativa do expositor, Reed Exhibitions, prevê que esta edição receba mais de 4500 visitantes profissionais, de indústrias cosméticas de toda a América Latina,  formando uma grande rede de contatos com a comunidade de ingredientes.

Cada vez mais interativo, o evento oferece oportunidades de experimentar e testar novos produtos e até criar formulações em um laboratório construído para a feira, além de participar de palestras educacionais diversas e gratuitas.

A in-cosmetics Latin America trará o programa Gold Business Guest, com profissionais da indústria de cosméticos da América Latina para participar do evento com despesas pagas. Eles foram escolhidos para participar de  reuniões pré-agendadas com expositores.

In-cosmetics Latin America trará o programa Gold Business Guest, com  profissionais da indústria de cosméticos da América Latina para participar do evento com as despesas pagas. Eles foram escolhidos para participar de reuniões pré-agendadas com expositores.

A estreia do programa terá diretores, gerentes técnicos, chefe de compras e químicos de países como Colômbia, Argentina, Chile, México e República Dominicana, responsáveis pelas compras de matérias-primas de empresas como Belcorp, Beleza Express, L´Oreal, Biotecnik, Oxapharma, entre outras.

“Criamos o Gold Business Guest para colocar os expositores em contato direto com potenciais clientes escolhidos por eles, e que talvez não estivessem presentes este ano de outra maneira. Profissionais de extrema importância em negócios”, explica o diretor da in-cosmetics Latin America, Daniel Zanetti.

Estão previstos também dois spas funcionando durante a feira para testar a eficácia de matérias-primas, em meio a uma infinidade de novos insumos em exposição.

A Mintel, agência de inteligência de mercado, fará apresentações diárias na Zona de Inovação com produtos importados exclusivamente para o evento para que os visitantes possam sentir e avaliar as principais tendências para a indústria. Entre elas estão as matérias-primas de Proteção Total – produtos protetores UV/IV/HEV e os de bem-estar geral para a pele e os cabelos.

São duas categorias na Zona de Inovação trará ativos e funcionais. Os ingredientes ativos são aqueles que têm cosmocêuticos ou outro tipo de ativos na pele ou cabelo, enquanto ingredientes funcionais incluem conservantes, emulsificantes, lipídios e polímeros. A Ashland patrocina o espaço, que contará com os expositores Ajinomoto, Angus, Beraca, Chemyunion, Citroleo, Dow, Elementis, Givaudan, Kobo, Koster Koenen, Lipoid, Lonza, Lubrizol, Sharon Labs, Silab, Solabia, Symrise e Vantage.

O foco da Zona de Proteção estará nos materiais com benefícios de proteção: antipoluição, proteção solar e a suíça DSM vai trazer um sistema para avaliação em tempo real do efeito dos Raios UV e demonstrar a eficácia do seu produto Pepha®-Age, ativo que utiliza todo o potencial das algas de água doce, para estimular a autodefesa da pele contra o impacto negativo da luz solar. Uma cabine com uma câmera especial irá mostrar como o produto age na pele em tempo real.

Tecnologias

Entre as inovações que a Cosmotec apresentará na in-cosmetics estão ingredientes, tecnologias e efeitos do pacote de tendências Cosmotec 30 anos: Celebrando o Futuro. Para os cabelos traz  Tropical Bar Conditioner – Nutrição e brilho aos fios, um condicionador com estrutura sólida que emulsiona e se funde ao entrar em contato com a água morna e fricção.  Para maquiagem, desenvolveu Special Effects Sombra Compacta, uma linha de sombras inspiradas em efeitos especiais, desenvolvida com base nos últimos desfiles e estudos de tendências. A combinação de pérolas e pigmentos promove brilho com efeito de viagem de cores.  Em cuidados com a pele a empresa levará para a feira o seu esfoliante facial em pó, para a limpeza e renovação da pele, de sensorial macio e sedoso que, em contato com a água, transforma-se em uma espuma leve e cremosa que promove a limpeza efetiva da pele.

A Croda preparou um ambiente interativo para receber seus visitantes e clientes com seus lançamentos para as categorias de Skin Care, Hair Care, Sun Care, Cleansing e Make Up. São texturas e formulações alinhadas com as próximas tendências em cuidados pessoais na América Latina. Haverá um espaço dedicado a seus emolientes e emulsionantes. E, além das estações personalizadas, a Croda apresentará seu mais recente lançamento em ativos com a marca Sederma, o novo  Matrixyl Morphomics, peptídeo que age contra os sinais de envelhecimento, proporcionando redução visível de linhas verticais, após 6 semanas de uso. A empresa terá um café dedicado a promoção da linha Crodarom, de extratos botânicos para os cuidados com a pele e com os cabelos, o Crodarom Les Délices.

A Givaudan vai mostrar dois novos ativos funcionais: Revivyl e ResistHyal. O primeiro de ativação e proteção das células-tronco para a diferenciação celular e a renovação da superfície por eliminação enzimática das células mortas. O segundo é um ativo que reestrutura a queratina do cabelo para hidratar, aumentar o volume, brilho, suavidade e diminuir o frizz.

Já a Solabia lança Detox-Look, ativo antipoluição que restaura o aspecto saudável dos cabelos danificados pela exposição ambiental, através de benefícios antioxidantes e de desintoxicantes.

A Lubrizol traz o seu Avalure Flex-6, um material multifuncional que emulsifica, melhora a dispersão de pigmentos, proporciona propriedades de formação de filme e co-espessamento, para cosméticos coloridos e cuidados com o sol.

A Beraca apresentará o agente condicionante Capillus Pro 22, resultado do trabalho desenvolvido em parceria com a Clariant. Trata-se de um tensoativo secundário capaz de promover redução de até 28,1% no volume das mechas após o tratamento, de 21% nos danos contidos na fibra capilar, além de aumentar o brilho dos fios em 111,5%. Destinado a formulações de condicionadores, cremes de tratamento, máscaras capilares, entre outros produtos. A empresa ressalta a capacidade de aplicação em diferentes formulações, provenientes de cadeia produtiva limpa e 100% rastreável. “A amido amina, a um ingrediente de origem natural, o óleo de pracaxi”, ressalta Daniel Sabará, CEO da Beraca. “Nossa proposta é mostrar que, ao submeter ingredientes vindos da biodiversidade brasileira a um processo de transformação, conseguimos oferecer soluções ainda mais inovadoras para os setores de cosméticos e de cuidados pessoais”, destaca Sabará.

A OAT Cosmetics e a Cobiosa, desenvolvem os insumos a partir de extração natural de ativos que a Galena vende com exclusividade no Brasil para a indústria cosmética. A Cobiosa no Brasil extrai princípios ativos naturais Amazônia Peruana e ativos de origem marinha. A empresa extrai, isola e purifica em grande escala, uma grande variedade de proteínas, aminoácidos, polipeptídeos, glicolipídeos para a hidratação, nutrição, condicionamento e proteção da pele e do cabelo. E a OAT Cosmetics que oferece ativos naturais e renováveis produzidos a partir de tecnologia verde, especialmente a Aveia, com potente teor de ingredientes ativos, incluindo avenantramidas, proteínas e betaglucanas.

Pioneira na produção de aminoácidos no mundo a Ajinomoto do Brasil levará para o evento o tema “A Beleza através dos Aminoácidos” e a tecnologia Aminobeauty! Serão apresentadas em 3 estações no estande: AminoWash, AminoCare e AminoStyle, que trarão respectivamente produtos para limpeza, cuidados e finalizações, oferecendo aos clientes uma experiência sensorial. Além das novas formulações e conceitos, a empresa vai apresentar uma nova matéria-prima da família PRODEW, o Prodew 600, livre de parabenos. Desenvolvido em Tóquio, com base no estudo dos componentes do fator de hidratação natural da pele (NMF), 42% de sua composição contém aminoácidos de produção local, em Limeira, no interior de São Paulo. O produto contém 8 aminoácidos, mimetizando a composição de aminoácidos que está presente naturalmente no NMF cutâneo, conferindo intensa hidratação à pele, diminuindo a perda de água trans epidérmica e reduzindo linhas de expressão, comprovada por testes clínicos. Pode ser utilizado em produtos para pele como cremes, loções, sabonetes, protetores solares, produtos pós-sol, batons, bases e sombras.

A Merck também levará para a feira uma área sensorial, onde os clientes poderão experimentar bases, cremes, maquiagens a partir de matérias-primas produzidas pela Merck. De acordo com a empresa, a ideia é mostrar que a qualidade final dos produtos acabados depende da excelência da matéria prima. A empresa apresentará dois novos produtos: Ronastar® Red Allure e o Ronastar®Flaming Lights. O apresenta um vermelho que lembra o calor da Borgonha e a roupa dos reis e funciona muito bem para cosméticos de cor, sendo ideal para lábios e unhas, mas também quando combinado a cores. Sua estrutura super-estável e ingrediente mineral permite ótimas texturas. Já o Flaming Lights, apresenta brilho metálico em um substrato muito suave. O pigmento foi projetado para abrir novas dimensões do brilho. Sua intensidade e cores claras são combinadas com uma textura suave e, graças a forma como reflete a luz, acrescenta brilho surpreendente a qualquer formulação utilizando o produto.

A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, está lançando no mercado brasileiro o Polycare® Split Therapy, uma solução duradoura para tratamento das pontas duplas. De origem vegetal, fácil de processar e compatível com xampus, condicionadores e serums, a solução, de acordo com a empresa, ‘cura’ mais de 90% das pontas duplas já na primeira aplicação.
A empresa promove uma brand experience com os visitantes de seu estande que tenham interesse aplicar em seus cabelos uma solução feita com o Polycare® Split Therapy para comprovar a eficácia da solução. A empresa lança ainda Rheomer® Low pH com foco na entrega de transparência, viscosidade e suspensão de partículas em formulações de limpeza facial e corporal que tenham o pH ácido e para os cuidados com a pele apresenta soluções considerando o portfólio de emolientes, emulsionantes e ésteres especializados.

Haverá muito mais para se ver e tocar e se informar na in cosmetics Latin America, entre dezenas de palestras, lançamentos de produtos, profissionais especializados e representantes de importantes empresas de cosméticos da América Latina. Um lugar para se estar presente.