Apesar do longo período de recessão da economia brasileira, durante a in-cosmetics Latin America 2017, realizada entre os dias 20-21 em São Paulo, o que se pôde perceber pelos corredores foi um clima de otimismo para o setor de cosméticos e higiene pessoal.

Já na abertura do evento, o presidente da Abihpec – Associação Brasileira da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – João Carlos Basílio da Silva, sinalizou que o setor deve crescer entre 1% e 3% em termos reais em 2017. De acordo com ele, o ritmo de crescimento real, descontada a inflação, ainda vai depender da evolução das vendas de final de ano.

“Existe boa perspectiva para as vendas em datas sazonais, mas ainda há incertezas quanto ao risco de impactos das turbulências no cenário político na confiança do consumidor”, disse. Segundo ele, o Brasil deve recuperar o posto de terceiro maior mercado do mundo para essa indústria. Atualmente, o país é o quarto colocado, atrás do Japão, da China e dos Estados Unidos. “O Japão passou à frente do mercado brasileiro no consumo mundial de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos recentemente, mas essa alteração ocorreu em parte por mudanças cambiais e isso poderá se reverter em 2018.”

Com esse otimismo a in cosmetics Latin America recebeu 150 expositores nacionais e internacionais, em um espaço 20% maior que o do ano passado, uma verdadeira plataforma de relacionamentos e geração de novas oportunidades de negócios, com alicerce em novas matérias primas e tecnologias, trazidas por empresas globais.

A expectativa de Cathy Laporte, diretora de portfólio da Reed Exhibitions e de Daniel Zanetti, diretor da feira, é de que o evento tenha tido um aumento de 30% em número de visitantes nesta edição. “Tivemos novos expositores e um programa de treinamento muito rico com o foco em inovação e tecnologia de ponta no desenvolvimento de novos produtos e ingredientes, que revolucionarão o mercado cosmético”, destacou Cathy Laporte. “Toda a indústria tem reconhecido o sucesso do evento, trazendo novidades exclusivas e tendências de mercado”, completa Zanetti.

De fato, o que se viu pelos corredores foi uma grande mostra de tecnologias, com algumas tendências definidas entre os estandes. Por exemplo, a de ativos para produtos antipoluição, de ativos verdes, a de ativos a partir de probióticos, a de ativos multifuncionais, especialmente para produtos masculinos.

Crescimento em men´s grooming

Mais vaidosos e preocupados com sua aparência, o público masculino aumentou o número de salões de beleza especializados, bem como a venda de produtos diferenciados.

A empresa global de pesquisa de mercado, Euromonitor International, apresentou durante encontro com a imprensa, um relatório inédito e exclusivo sobre o crescimento do setor de beleza masculina na América Latina.
Segundo Elton Morimitsu, analista de pesquisa sênior da Euromonitor, o men’s grooming (beleza masculina) vem apresentando um aumento sustentável na região. É a segunda categoria que mais cresceu entre 2011 e 2016. “A América Latina movimentou, no ano passado, em torno de US$ 10 bilhões. A perspectiva é de um incremento de 27% até 2021”, afirma.

As vendas de produtos de beleza masculina ainda são dominadas por categorias mais tradicionais, como perfumes, desodorantes e produtos para barbear, que juntas totalizam 96% do total. “O desafio maior na América Latina é quebrar estereótipos. O Brasil é muito forte na área de fragrâncias para o público masculino. Produtos voltados aos cuidados com a pele, por exemplo, ainda são muito associados às mulheres. Para mudar essa percepção, as empresas estão explorando nichos específicos de produtos com proteção solar, desenvolvendo uma nova tendência de itens multifuncionais”, completa Morimitsu.

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O mercado masculino de beleza vem crescendo deve gerar em 2017 US$ 11.3 bilhões em vendas na América Latina, de acordo com dados de mercado da Euromonitor. Atualmente, 27% dos homens utilizam produtos para cuidado facial e 23% procuram opções para disfarçar rugas. Eles desejam aumentar a autoconfiança através de uma aparência mais jovem. Assim, buscam por produtos multifuncionais, versáteis e práticos, não pegajosos e com fragrâncias frescas, em formulações saudáveis para a pele, produtos finalizadores e produtos pós-barba. Também querem sensorial diferenciado para formulações que potencializam o visual e a estética. Um dos destaques da Dow é a formulação multifuncional All in One Foam Cleanser, para a pele e o cabelo. A combinação das tecnologias, Ecosmooth™ Satin e Dow Corning® 2501 Cosmetic Wax garantem hidratação, espuma reforçada e fragrância de longa duração. Para os cuidados com a pele a Dow desenvolveu a formulação Stay Fresh After Shave. As tecnologias Dow Corning® 9701, Aculyn™ 88 e Dow Corning® EL-7040 proporcionam  frescor e hidratação, sem deixar a pele gordurosa.Contém ainda cafeína para regenerar as células e camomila, que garante a sensação de suavidade.

A Evonik trouxe para seu estande o novo tetrapeptídeo TEGO® Pep 4-Comfort, um ingrediente ativo para o alívio dos sintomas comuns às peles sensíveis. O produto, de acordo com a empresa, contribui para reduzir irritações como a vermelhidão e a inflamação, causadas por agentes irritantes como o calor, a luz do sol ou o efeito do barbear. Trouxe ainda, TEGO® Care 450, um emulsificante para formulação de loções e cremes O/W. Forma emulsões estáveis com todos os óleos e gorduras comuns utilizados em produtos para cuidados com a pele, inclusive óleos polares. Os cremes e as loções baseadas em TEGO® Care 450 são diferenciados devido à alta estabilidade com estresse de calor e congelamento – entre -25 °C e +50 °C.

No Sensory Bar, uma área para experiências com texturas que a organização do evento proporcionou aos visitantes, a empresa demonstrou suas texturas surpreendentes, entre elas a tendência surgida na Ásia do Caring Oil Release Cream”, um creme que se transforma em um filme de óleo nutritivo ou em leite como gotículas em contato com a pele, oferecendo estímulos adicionais para os sentidos.

A PIC Química trouxe Eversoft UCS-30S: Surfactante suave, à base de aminoácidos, que reduz o potencial irritante dos sistemas surfactantes e Pentiol Green + Pentileno Glicol de origem vegetal, biodegradável, com certificado Orgânico e propriedade emoliente, hidratante e solubilizante.

A Lubrizol apresentou suas linhas de produtos Metrossexuals, para homens vaidosos que pautam suas condutas pelas tendências de cada estação, trazendo novos conceitos, formatos e textura em produtos de hidratação para o rosto e corpo, entre outras novidades; e Lumbersexuals, para homens de estilo “lenhador”, com protótipos que ajudam na limpeza e tratamento da barba e cabelo, proporcionando fios mais macios e alinhados.
Tendências para o futuro da proteção total

A Mintel, agência principal agência de inteligência de mercado global, apresentou o olhar voltado para o futuro e as principais tendências para a indústria de beleza, cuidados pessoais e cosméticos, durante coletiva de imprensa realizada na in-cosmetics Latin America 2017. Vivienne Rudd, diretora de Visão Global, Beleza e Higiene Pessoal, ressaltou que o elemento-chave que se relaciona com as inovações do setor é a proteção solar. “O Brasil é o 3º maior mercado em proteção solar no mundo. As marcas e os fornecedores precisam trabalhar muito para se diferenciarem e serem cada vez mais competitivos. Para isso, precisam customizar seus produtos com base nos interesses dos consumidores”, apontou.

De acordo com a agência, os consumidores têm interesse em usar produtos antipoluição, com destaque para o uso de ingredientes naturais nos cuidados com os cabelos, principalmente. “Marcas de beleza devem inovar para permanecerem relevantes.”

Outro nicho importante apontado por Viviane Rudd é o de neurocosméticos, que promovem efeitos físicos e emocionais sobre pele. “O futuro se baseia na necessidade efetiva do mercado”, declarou Viviane.

A produtora e distribuidora Química Anastácio participou da feira levando novos produtos, como: filtros solares (Tayca e Chempecs) Ativos naturais da Natura-Tec, e Óleo Mineral, USP Vaselina Sólida USP da Penreco.

Verdes e Veganos

A quantiQ, agora parte do grupo GTM Holdings AS, plataforma de distribuição de químicos para a América Latina, apresentou protótipos desenvolvidos em laboratório próprio, utilizando as matérias primas presentes no portfólio, de texturas diferenciadas. Entre os lançamentos de seus representados, levou para a in cosmetics Latin América, Aquadew®SPA 30B, da Ajinomoto, de hidroselagem capilar, derivado do ácido poliaspártico, encontrado em proteínas vegetais, como aspargo e a soja, que promove prevenção de danos, sela cutículas, reduz volume e frizz (Umbrela-Like concept)

Da CP Kelco, a quantiQ levou Keltrol® CG LAX-T, uma goma xantana, hidrocolóide que pode ser utilizado em produtos naturais e veganos.

A Sensient apresentou seu lançamento Sensibiopro R, para transformar cabelos secos e danificados em brilhantes e fortes. Com ativos de fonte vegetal restaura a hidrofobicidade dos cabelos, proporciona maciez e resistência e inclui tecnologia termoativada, para ajudar o ativo a penetrar na cutícula capilar e repor os lipídios perdidos.

A DSM foca em poros faciais visíveis e manchas da idade causados principalmente pelo processo de envelhecimento, exacerbado por danos causados pelo sol com o BEAUACTIVE®, um potente ácido hidroxiesteárico de alta pureza que é fabricado com tecnologia verde. Ativa o regulador de células mestre PPARα que desencadeia efeitos multi-alvo para uma melhor pele, e dificulta a produção de células solares e o marcador de estresse p53 que pode aumentar a pigmentação da pele.

Crodarom
(Croda), foi inspirada pelos famosos macaroons para desenvolver sua nova linha de extratos botânicos, sustentáveis, incluem a nova tecnologiamultisensorial ECO-Sound™, quatro Délices que revelam a sinergia das plantas tradicionais. Com: (Délice) Fraicheur – Pureza e equilíbrio com manga e manjericão; Extreme – Cocooning e bem-estar com noz de pecan e xarope de bordo; Detox – Radiance & Energy com limão e chá verde e Epicé – Tonus & Firmeza com data e canela.

A Symrise levou para a in Cosmetics KeraSym ™ Rescue ajuda a regenerar os cabelos descoloridos danificados, com ingredientes da Symrise Amazon, 100% natural, entre eles o Cupuaçu. KeraSymTM Rescue protege a queratina dos processos prejudiciais de descoloração, tingimento e exposição ao calor. Pode ser usado em shampoos, condicionadores e óleos capilares entre outros e usados em casa ou por profissionais em salões. Levou também Thermolat®, um agente de aquecimento que permite agradável sensação de calor, com uma redução significativa dos efeitos colaterais que ocorrem com o VBE sozinho. É seguro e suave para a pele. Pode ser usado para bálsamos relaxantes, cremes mão / pé, produtos reafirmantes, cuidados com os lábios, máscaras faciais e cuidados com o couro cabeludo. E, ainda, KeraSym ™ Restore, um produto à base de proteína de trigo inteligente (Gliadin) que se liga na fibra danificada evitando a quebra dos fios. Esta proteína inteligente natural repara o cabelo danificado onde é mais necessário, reduzindo assim a quebra de cabelo e as pontas divididas, melhorando o brilho, força e elasticidade do cabelo.

A Mapric (Greentech Group) trouxe para a feira Vegecomplex, uma composição de extratos vegetais para a restauração dos cabelos e a pele. E da Greentech, Reverskin®, para a redensificação da matriz extracelular dérmica. Fortalece a junção dermo-epidérmica, aumentando sua espessura e restaurando a coesão da camada córnea pela reestruturação da epiderme.

Probióticos/ Prebiótico

A Galena, de formulações nutricosméticas levou para o evento sua Névoa Miscelar com probiótico e ester de sucrise para emulsões que contenham elementos oleosos.
E a Gova Ingreedients, representada pela Galena, levou preBIULIN FOS ™, um prebiótico para equilibrar a microbiota da pele. O equilíbrio delicado da microbiota da nossa pele pode ser perturbado pela poluição, UV excessivo e produtos químicos. PreBIULIN FOS ™ é uma polifutose extraída de raízes de chicória que preserva e protege a pele, re-equilibrando a microbiota da pele humana para formar um escudo defensivo natural contra o meio ambiente, reduzindo a sensibilidade, inflamação, irritação e coceira da pele. É o primeiro prebiótico a realizar um teste Ex-vivo – a prova mais avançada na indústria de um efeito prebiótico na pele.

Premiações

O Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC) apresentou os premiados do o Prêmio ITEHPEC de Inovação 2017, durante coquetel na in-cosmetics Latin America, reconhecendo as práticas inovadoras dos fabricantes de ingredientes para as indústrias do setor.

A Silab ganhou o prêmio Ouro pelo desenvolvimento de HairGenyl®, que atua em três mecanismos de regulação do crescimento do cabelo: a dinâmica mitocondrial, a expressão das moléculas de sinalização e os componentes da epigenética. Assim, apoia a atividade biológica da papila dérmica e estimula o crescimento do folículo capilar. Aumenta o crescimento do cabelo. É rico em péptidos do fermento Pichia minuta, isolado das flores da azálea. O cabelo se torna mais espesso, mais resistente e o couro cabeludo está mais densamente coberto. O HairGenyl® é recomendado em todos os produtos anti-perda e regeneração do cabelo.

O segundo prêmio foi para a Clariant, com o seu Eosidin™: primeira solução desenvolvida para proteger a pele dos danos causados pela poluição em ambientes internos, que se refere ao acúmulo de metais pesados e de outros materiais, que desencadeiam irritações e condições atópicas da pele. Eosidin™ tem origem na reserva protegida de Jeju Island, na Coreia do Sul. É um extrato enriquecido com moléculas potentes que desempenham um papel importante na regulação da imunomodulação e na diminuição das condições de hipersensibilidade. “A Clariant vem fortalecendo seu portfólio lançando novas linhas que privilegiam ativos de origem natural”, comenta Fabio Caravieri, Gerente de Marketing da Business Unit Industrial & Consumer Specialties para a América Latina.

E a Lipotec (Lubrizol), que ganhou o bronze por Reproage™ peptide (que também ganhou a medalha de bronze do Innovation Zone Best Ingredient Awards na In-Cosmetics Mundial em Londres). É um peptídeo que induz uma reprogramação celular na camada basal da epiderme, mediante modulação dos elementos epigenéticos, contribuindo para reativar as células basais e sua capacidade de regeneração, resultando em uma melhoria visível na aparência de peles maduras. Tem ação específica sobre o microRNA-145, regulador epigenético com conhecida capacidade de inibir a atividade dos fatores de transcrição de células-tronco, resultando na diminuição do poder de regeneração das células basais.