Organizada pela Reed Exhibitions, com 38 escritórios no mundo, a in-cosmetics Latin America deste ano, que aconteceu nos dias 18 e 19 últimos, no Expo Center Norte, trouxe ainda mais novidades para o mercado latino-americano. Em termos de espaço foram 28% a mais, em comparação ao ano passado, com mais 26 empresas que ainda não haviam participado da in-cosmetics Latin America. Entre as novas empresas, muitas eram da Ásia, como a KCI, da Coreia, entre outras da região, trazendo o conceito de K-Beauty para que as empresas latino-americanas, especialmente as brasileiras possam se inspirar. Ao todo participaram 48 empresas internacionais.

Este ano as novidades mais disputadas foram os tours temáticos guiados por um consultor técnico , como o Innovation Tour a Green Trail, em rotas pelos stands onde se encontravam inovações tecnológicas e inovações em produtos naturais e sustentáveis.

“Criamos também este ano uma rota para as marcas indies, que são marcas independentes e criativas que usam processos e métodos de gestão não convencionais. Temos um catálogo capaz de atender a essas empresas, que nem sempre têm capacidade de comprar grandes volumes. A rota e o catálogo propiciaram às empresas indies visitas dirigidas para atendê-las de maneira mais proveitosa, com fornecedores que podem fornecer-lhes volumes menores,” conta Daniel Zanetti, diretor da in-cosmetics Latin America. “Da mesma forma a Green Trail, rota com empresas expositoras de matérias-primas de fontes sustentáveis que podem a agregar o claim eco friendly a produtos das indústrias”.

Para o diretor da feira um mercado precisa beber de fontes diferentes, em razão da atual concorrência do mercado: “Por isso a in-cosmetics traz muitas novidades e conteúdos técnicos, já que as pessoas precisam de desenvolvimento para que possam se inspirar.”

O Innovation Tour, em visita guiada por Cléber Barros, consultor técnico oficial da feira, levou grupos de 20 pessoas para visitar os estandes de empresas que estão trazendo novidades que foram consideradas inovadoras pelo consultor. Foram 2 visitas em cada um dos dias, com fones de ouvido para que esse público pudesse se concentrar nas explicações.

Premiações

O evento sedia, anualmente, três dos maiores prêmios para fabricantes de ingredientes: Innovation Zone Best Ingredient AwardSpotlight On Award e Prêmio ABIHPEC-ITEHPEC de Inovação.

As entregas aconteceram no encerramento do primeiro dia de evento, em São Paulo e tiveram início pelo Innovation Zone Best Ingredient Award, que fez uma seleção de
ingredientes expostos nesta área.

Solabia Biotecnologica foi a grande premiada da noite com o ativo PRELLIANCE®, um ativo multifuncional proporciona ação prebiótica anticaspa, com aumento da radiância de efeito imediato e proteção antipoluição, além de nutrição e hidratação.

O prata foi para a Gattefossé, com o ingrediente Emulium® Illustro, um emulsificante água em óleo altamente compatível com pigmentos e filtros UV, mas também com uma ampla gama de ingredientes cosméticos, caracterizado pela naturalidade, desempenho e flexibilidade e o bronze para a Symrise, com o SymRebootTM L19, primeiro ingrediente probiótico processado.

Na sequência, aconteceu a cerimônia de entrega do Spotlight On Award, que reúne os ingredientes apontados para atender as maiores tendências. O ouro ficou com a Colormix Especialidades, com o SunCare Apalight FPS 30, um protetor solar à base de Apalight, um hidroxiapatita de cálcio, elemento nutritivo presente no corpo e nos alimentos, como composições orgânicas e não orgânicas.

A prata foi  para a LipoTrue S.L. , com o AnargyTM) à base de N. benthamiana sistema modelo baseado em plantas que contém proteínas capazes de nutrir, proteger e desintoxicar a raiz capilar, ajudando a reativar o ciclo de crescimento capilar. Naturalmente amplifica, estende, levanta e curva os cílios.

O bronze fico com  IFF – Lucas Meyer Cosmetics , com SKINecturaTM, um ingrediente ativo natural e orgânico inovador, com propriedades únicas. Aumenta a produção de Tenascin-X, uma proteína arquitetônica recém-identificada.

A noite foi encerrada com a entrega do Prêmio ABIHPEC-ITEHPEC de Inovação, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Os vencedores foram anunciados pelo presidente-executivo da instituição, João Carlos Basilio, que comemorou a adesão. “A iniciativa recebeu 64% de inscrições a mais em comparação a 2018.A qualidade técnica dos cases também merece destaque, reflexo do comprometimento das empresas em exibir ao mercado iniciativas inovadoras e diferenciadas”, afirma.

Na categoria bronze, a premiada foi a Hallstar, e Prata foi para a Chemyunion, com os seus ativos MICAH® e THERMOSHIELD PREMIUM, respectivamente. A grande premiada da noite foi a Bloomage Biotech, com o ativo microHA, um HA super ativo produzido por uma tecnologia de degradação enzimática patenteada com excelente atividade biológica. pode penetrar rapidamente na epiderme e derme para eliminar os radicais livres, reduzir a atividade do fator de inflamação, reparar células danificadas e proteger a pele contra a inflamação e a sensibilidade causadas por vários estímulos. Indicado para produtos para o cuidado da pele e couro cabeludo, entre outros.

O diretor da in-cosmetics Latin America, Daniel Zanetti, enfatizou que o prêmio confere notoriedade e visibilidade para o segmento HPPC no Brasil e no mundo. “Além disso, é um momento importante para reconhecimento dos esforços soluções de ativos e formulações que atendam às mais diferentes necessidades de mercado.”
Mintel – marcas e tendências

Mintel fez uma apresentação de ingredientes naturais e sustentáveis de empresas da América latina e trouxe para a palestra e para o público algumas marcas e produtos inovadores, como a marca argentina Linda, com o seu creme dental feito com ingredientes orgânicos à base de menta e bergamota.

Do Brasil, Juliana Martins, Especialista Sênior de Consumer & Market Insights / Beleza e Cuidados Pessoais na Mintel apresentou a marca brasileira da Simple Organic, também de ingredientes veganos e sustentáveis, como o Balm para a Área dos Olhos em formato de bastão.

“São tendência mundial os produtos que tragam bem-estar holístico, com algum tipo de funcionalidade mental para os consumidores. Da Ásia vem um produto que é um chá para o crescimento dos fios, que também pode ser aplicado nos cabelos. A especialista da Mintel lembrou ainda que as fragrâncias funcionais ((antipoluição, anti estresse, bem-estar em geral), para melhorar o stress, são tendência global.

Tendências

K-Beauty – Este ano a feira traz mais de 25 expositores de países como China, Japão, Índia e Cingapura, tendência no mercado brasileiro e da América Latina.
Beauty Mood, tendência que atende aos estilos de vida modernos que estão estressando os consumidores, destacando a necessidade de novas abordagens, como produtos funcionais.

Indie brands , fatia de mercado que nasceu da vontade de empreendedores de preencher lacunas da indústria, ousar com produtos e um novo jeito de gerir negócios. O crescimento é de dois a três dígitos nos últimos anos e as marcas se tornaram procuradas por comerciantes e varejistas por atenderem perfis muito específicos de consumidores.

Beleza Sustentável / Do It Yourself com o Xampu em pó, máscara para o rosto para levar na bolsa, protetor em bastão, condicionador compacto portátil e batom orgânico. Soluções que usam cada vez menos plástico, seja na fórmula ou na embalagem, e que empoderam o consumidor com o conceito “faça você mesmo”, em qualquer lugar.

Evonik

Imagem: Evonik

Empresas fornecedoras e seus lançamentos

A quantiQ, trouxe pigmentos e corantes lipo e hidrossolúveis, uma novidade no portfólio da quantiQ, em variedades, como lacas e micas da CCI, nova representada da quantiQ . “Trouxemos aplicações em sabonetes divertidos com Slim da Oxiteno e sabonetes em barra, trouxemos um talco líquido com amido modificado, da Ingreedient, cuja formulação é eco friendly, eco orgânico, porque é para uso infantil e baby care, então a formulação é de compostos orgânicos”, conta Carolina Ishizuka Ferreira, analista de marketing, comunicação e eventos. A empresa apresentou ainda inovação em pigmento, com aplicação em um spray modelador que brilha no escuro (luz negra) e ainda modela os cabelos; esferas esfoliantes recheadas com carvão ativado com aplicação em uma máscara detox de efeito remineralizante, que remove impurezas e, para os cabelos uma aplicação inspirada na Guacamole mexicana, uma máscara para os cabelos com esferas esfoliantes, com óleo de abacate aplicado dentro das esferas, da Ceribelli.

Grupo Kosmoscience, um dos líderes mundiais em comprovação científica de precisão para estudos de pele e cabelo apresentou o novo equipamento, Sinfonia dos Cabelos,  que  capta os sons emitidos pela fibra capilar e constrói uma melodia a partir do estado físico do cabelo, diferenciando através dos tons musicais mechas tratadas e não tratadas. Apresentou também o Mapeamento Hídrico da Pele, ferramenta capaz de medir grau de hidratação e perda de água da pele.

Beraca trouxe um ingrediente tecnológico multifuncional que une o cuidado com a natureza, a busca por ingredientes naturais e a preocupação em minimizar os sinais do envelhecimento, com o Extrato Sustentável Pro-Ageing de Açaí, utilizado como antipoluição e age-defying que, além de atender a demanda por produtos naturais, ainda movimenta comunidades do Pará com geração de emprego e renda. A empresa destaca que testes de eficácia comprovaram que o ativo é um importante aliado na redução de sinais de envelhecimento, devido à sua composição nutritiva e da alta concentração de antioxidantes, como as antocininas. Tem ação antiglicação, antipoluição,melhora o viço e o brilho da pele, além de protegê-la de agressões externas.
“Pro-aging traz uma abordagem mais positiva com relação ao envelhecimento e a promoção do estar satisfeito com suas experiências e aparências. Neste conceito mundial em que a Beraca se encaixa, o intuito é o de se utilizar produtos que estabeleçam o equilíbrio, um olhar holístico frente ao envelhecimento,” destaca Mariana Cirillo, gerente de marketing da Beraca.

Rhodia, empresa do Grupo Solvay levou a linha de aplicações do Augeo® Clean Multi, solvente de fonte renovável, com atributos que combinam alta solubilidade com correta volatilidade, para formulações de body mist e perfumes. Seguro para pessoas, animais e o meio ambiente. “Seu principal diferencial é a garantia de rastreabilidade de matéria-prima e vem como solução de solvente para o mercado de produtos Veganos, onde existe grandes oportunidades de crescimento n.s próximos anos, ” informa Larissa Martinelli, Gerente Sênior de Mercado.

Ginger Fragrances, empresa 100% brasileira, apresentou fragrâncias especiais para diferentes segmentos. Destaque para as linhas de xampus, hidratantes, perfumaria fina, além das criações exclusivas Ginger Concept, com fragrâncias para a perfumaria fina, e a Concept Ambiente, com foco nos aromatizadores. Para a Ginger Men Concept, por exemplo, a rota olfativa é cologne, cítrica, aromática, aquosa e Musk. No topo, destacam-se o limão siciliano, Litsea Cubeba e Mandarina. No corpo, manjericão, Eucalipto, Lavandin e Petitgrain. No fundo, Âmbar e Musk dominam.

BASF, presente nos estandes da Embacaps e Univar Solutions com a campanha B-Active lançada neste ano, trouxe B-Active, que reúne diversas soluções em ingredientes ativos em cuidados com a pele e o cabelo, levando em consideração os claims mais buscados pelos consumidores, os mecanismos de ação mais inovadores, o melhor custo-benefício e os produtos com maior potencial para storytelling. Exemplo: Bix’Activ®, um extrato natural da semente de Urucum com eficácia tripla no tratamento da pele oleosa que diminui o brilho excessivo, o tamanho dos poros e das imperfeições da pele acneica. Atua minimizando a hiperqueritinização e a virulência do microrganismo P.acnes na microflora cutânea, mantendo a hidratação. E, ainda, Nephoria™, um extrato das folhas do Rambutan concentrado em corilagina, a molécula da juventude. Nephoria™ é um ativo pro-ageing que reduz visivelmente a aparência de sinais, estimula a síntese de colágeno e elastina, e auxilia na estruturação correta das fibras, para uma pele mais firme e densa.

Evonik levou para o evento formulações sugestivas, como Curly You , para os mais diversos tipos de cachos, e a máscara Conditioning Miracle Hair Ampoule, condicionador com a performance de uma ampola de tratamento, formulado com ingredientes de origem vegetal, como o VARISOFT® EQ 100 e o dermofeel® sensolv MB, para cachos hidratados e com movimento. Da Dr. Straetmans, a Evonik apresentou dois antioxidantes para melhorar a proteção oxidativa: o dermofeel® TocoBalance, que contém a mistura de tocoferóis naturais derivados do óleo de semente de juta para proteger tanto a pele quanto os componentes oxidativos das formulações cosméticas; e dermofeel® TocoSkin, que, obtido por meio do óleo natural de girassol, é particularmente rico em alfa-tocoferóis, que oferecem proteção efetiva da pele contra o estresse oxidativo. Ambos os antioxidantes são adequados para a aplicação em cosméticos naturais.

Galena levou para a feira uma linha de ingredientes veganos e para o cuidado da pele com probióticos e magnésio. O Cobiogum (Cobiosa), agente geleificante natural que permite a criação de géis com alta estabilidade na presença de ácidos, certificação Ecocert e Cosmos.De ação filmógena, aumenta a hidratação da pele sem deixar a sensação pegajosa. Levou ainda a Linha Probiocare para o cuidado com a microbiota cutânea contém probióticos, prebióticos e pós-bióticos. Probio Mask (Agrimer) é uma máscara natural em pó que contém microrganismos vivos liofilizados, auxiliando no equilibrio, proteção e reparação da pele, aumentando a hidratação, reduzindo a inflamação e estimulando a síntese do colágeno.

Ajinomtoto apresentou o Aminoshampoo um surfactante suave, mas com o perfil de um ingrediente ativo,especialmente adaptado para o público brasileiro. “ATrouxemos novos dados técnicos de performance das linhas Amisoft® e Amilite®, compostas por ingredientes de origem vegetal e livres de sulfato”, diz Tatiana Gargalaka, gerente de marketing de AminoScience.

Cosmotec levou para a a in-cosmetics Latin America fórmulas inspiradas em tendências globais e combinam texturas, cores e aplicações surpreendentes para Hair Care, Make-up, Skin Care e Sun Care, como o Finalizador capilar spray bifásico, que protege a cor dos cabelos tingidos, é condicionante e alinha os fios com sensorial leve e ainda forma um filme protetor contra danos mecânicos. O Sérum para lifting facial instantâneo, indicado principalmente para a área ao redor dos olhos, proporciona efeito tensor imediato, suavização das linhas e rugas, com sensorial leve e efeito soft focus.

A Merck levou para a in-cosmetics sua linha Special Effec Pigments para cosméticos e cuidados pessoais, com uma extensa gama  de pigmentos: dos de cor preta (do fosco luminoso ao  preto brilhante),  aos  pigmentos de ouro, para adicionar grandeza às formulações, passando pelo toque o arco-íris com o brilho suave e sedoso dessas cores brilhantes de interferência. Um efeito óptico causado pela interferência da luz ou pigmentos de brilho metálico colorido. Além dos filtros de proteção solar , dos Functional Fillers, repelentes de insetos e os pigmentos de efeito inteligente…

Tudo isso e muito mais foi visto na in-cosmetics, um evento rico em informação, que virou uma festa para os olhos e para o mercado.