O Pantone Color Institute, referência em cores para a indústria em geral no mundo todo, divulgou as previsões para 2018 do movimento da cor nas estações atual e futura.

Essas previsões ajudam as empresas a tomarem decisões mais informadas, tanto em relação a tendências e ao desenvolvimento de cores de suas marcas. Se tornou referência mundial depois que criou um método que especifica cada cor através de um número. Esse método possibilitou que a impressão fosse exata e a mesma em qualquer parte do mundo. Seja de um tecido ou uma sombra, uma embalagem, ou no design de mobiliário, por exemplo.  “Quando 80% da experiência humana é filtrada através dos olhos, entendemos exatamente como a cor é crítica, diz o instituto.”

O site do Instituto ressalta que o imediatismo da cor demanda a criação de  uma estratégia de projeto bem-sucedida. “A capacidade inata de diferenciar e conectar marcas aos consumidores torna a cor crítica para o sucesso. No Instituto Pantone da Cor, reunimos a ciência e a emoção da cor para fornecer um conjunto único e abrangente de soluções no processo de escolha e percepção da cor.”

Para este ano, a cor é Ultra-Violet 18-3838, ou o roxo e todos os tons a partir dele, uma novidade esse ano.

“Os roxos enigmáticos têm sido simbólicos da contracultura, da não convencionalidade e do brilho artístico, aponta o Instituto Pantone. “Ícones musicais Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons de Ultra Violet à vanguarda da cultura pop ocidental como expressões pessoais de individualidade. Cheio de nuances e emoção, a profundidade da PANTONE 18-3838 Ultra Violet simboliza a experimentação e a não conformidade, estimulando indivíduos a imaginar sua marca única no mundo.”

O roxo é considerado o equilíbrio perfeito entre o azul, cor da contemplação, relaxante, e o vermelho, uma cor vibrante, estimulante. A proposta da cor para o ano portanto sugere equilíbrio e inspiração pois o roxo é uma cor mística e positiva. A cor do equilíbrio, porque ela é tranquilizante e estimulante ao mesmo tempo. “ A ideia é que esta cor nos deixe mais cientes das nossas capacidades criativas e sensitivas,” diz Leatrice Eiseman, diretora do Instituto Pantone.

Ultra Violet Na Beleza

Ultra Violet se tornou então a cor fetiche, fundamentada na espiritualidade, mesmo em Beleza, gerando maquiagens, esmaltes ou mesmo embalagens inspiradas. A natureza complexa e profunda da cor é muito indicada para a beleza, criando harmonias, mixes e sombras – “ombrés”, sugere o site da Pantone, que oferece uma cartela de harmonias em cores para combinar com o tom do ano.

“Um simples batom ou esmalte fosco basta para passar a mensagem do não conformismo, enquanto sombras metálicas em tons suaves mesclam-se a lampejos de luzes que transformam Ultra Violet em olhos voltados para o Cosmos. Tons roxos purpuras em tinturas de cabelos continuam a inspirar desfiles e estilos “streets” como exemplos de expressões criativas. Na palheta de cores de qualquer produto cosmético colorido, o Ultra Violet complementa e abraça todas as outras cores, aumentando a complexidade e o mistério.”

Aqui no Brasil estão sendo lançados os primeiros produtos nacionais com a cor ultra-violet e suas variantes, além dos produtos de marcas internacionais que chegaram e  já estão à venda. Confiram:

Vultroxo

A Vult lançou uma coleção de esmaltes que privilegiam a tonalidade do ano: a linha Aperte o Play traz 12 cores inspiradas no universo musical e nas principais tendências fashionistas, ente elas a cor Pantone do ano, com : Aumenta o Som – Orquídea Cremoso, Hit Parade – Lavanda Cremoso, Soudtrack – Roxo Aberto Perolado, Hip Hop – Roxo Fechado Perolado E Na Batida – Uva Acinzentado – Perola Furtacor. (R$ 6,50 cada). Lançou também a sombra Uno, enriquecida com Vitamina E e pigmentos micronizados que promovem aderência, fixação e toque sedoso. São livre de óleo, parabenos, oferecem resistência à quebra e têm excelente aderência. A coleção traz acabamentos em mate, cintilante e ainda com partículas de brilho. (R$ 11,00) E a recém lançada linha de batons Vult Matte inclui tons roxos escuros, de alta cremosidade e cobertura (R$ 19,50)

Natura

A Natura tem vários produtos que entram nas tonalidades do roxo permitidas para o ano. Destacamos aqui o batom Natura Una Extreme Matific FPS 15, de acabamento matte e 12 horas de fixação (R$45,90). O Multibalm na cor roxa, um produto com três aplicações diferentes: efeito blush, efeito balm e efeito batom (R$ 29,90) e o Natura Ekos_Sabonete em barra Açaí cremoso e esfoliante, um Trio de sabonetes em barra puro vegetal, com 2 sabonetes cremosos e 1 esfoliante de açaí.
R$ 18,90.

Hinideroxa

A Hinode preparou alguns lançamentos na cor Ultra-Violet, alguns deles na embalagem:
Mini lápis jumbo metalizado Moonlight, uma lápis-sombra em tom super pigmentado (R$ 30,00). Perfect nails rosa blush (R$ 20,00); Chubby Iluminador, iluminador intenso, em duas tonalidades, com a praticidade do chubby (bastão automático) (R$ 32,00); Scrubylicious – esfoliante labial, com cristais de açúcar, reduz células mortas, estimula a renovação celular e deixa os lábios macios e lisinhos. (R$ 38,00).

Boticroxo

O Boticário criou o perfume Eau de Parfum Elysée Nuit, que combina rosas damascenas, com um toque doce de macarron, tradicional doce francês. Essa combinação sofisticada, de acordo com a empresa, foi pensada para revelar o lado mais ousado das mulheres. O batom Intense, Matte 200 mistérios, de alta cobertura e efeito matte faz parte de uma tendência de tons marcantes (R$ 23,90).

RevlonPantone
Entre os internacionais, a Revlon trouxe da linha ColorStay 16 Hours a Sombra Eyeshadow – 530 Seductive (R$ 59,90) e o Primer com sombra PhotoReady Primer + Shadow – 503 Muse (R$ 74,90 )

A NARS trouxe o bastão aveludado para os olhos Velvet Shadow Stick – na cor Usbek (R$ 159,00) e o batom em lápis Velvet Matte Lip Pencil – Pussy Control (R$ 136,00)

Da RK by KISS, o lápis de madeira para a boca no tom Purple (R$ 6,00)