Falando em aumento de vendas no mercado masculino, de leve a maquiagem começa a penetrar nos hábitos de consumo masculino. Mesmo discreta ela ainda é vista com não poucas restrições pela maioria dos homens. Entretanto, ela já começa a dar sinais de que vem por aí e é para ficar, mesmo em um mercado como o brasileiro, onde os homens, assim como os demais países da América do Sul, especialmente em uma faixa etária mais adiantada, vêem limites para a vaidade masculina sobretudo itens de maquiagem, onde o mais bem aceito seria o discreto e funcional corretivo para disfarçar olheiras.

A loja online Netfarma entretanto lançou mão de uma consultora e maquiadora para levantar as vendas de cinco itens de maquiagem que deixam o homem mais bem apresentável. A idéia é, segundo a loja, uma maquiagem quase imperceptível, bem de acordo com os padrões latino-americanos de masculinidade.

Para apresentar uma pele mais bem cuidada, os homens em geral já utilizam, de acordo com a farmácia, itens funcionais, como corretivo e protetor solar com coloração. Mas, de acordo com Camilla Moraes, make up artist e consultora da Netfarma, é preciso atenção. “A pele masculina tem suas particularidades: tende a ser mais espessa e por conta do barbear mais irritada.

Além disso, ela costuma ser mais pigmentada, ter mais pelos e ser mais ressecada na região do barbear por conta da água quente e dos produtos alcoólicos que utilizam após o barbear.” De acordo com ela, a maioria dos homens brasileiros tem a pele mista, por isso indica: “É preciso hidratar a área dos olhos e passar produtos específicos para pele oleosa, na zona T”.

Na hora de preparar a pele para esconder olheiras, acne, manchas ou outras imperfeições, Camila preparou um passo a passo que pode ser seguido para um dia normal, uma reunião de negócios ou mesmo à noite, na balada ou em um jantar. São 5 passos de maquiagem que ajudam a beleza masculina:

Passo 1
Lavar a pele com um sabonete líquido facial, passar um hidratante específico para o tipo de pele do usuário e protetor solar oil free ou toque seco – estes são cuidados básicos que todo homem deveria ter.
Passo 2
Preparar a pele com uma camada fina de primer, porque esse produto ajuda a segurar a oleosidade e já disfarça poros dilatados ou com pequenos cravos.
Passo 3
Caso haja olheiras, marcas de espinha, cicatrizes, usar um corretivo no tom da pele. Apenas uma pequena gota no local espalhadas em leves toques com a ponta dos dedos.
Passo 4
A base. Sim. Ela pode e deve ser usada para aqueles que apresentam manchas, espinhas, cicatrizes ou pele irritada. “Ela deve ser aplicada com uma camada leve no rosto e também no pescoço. A base finaliza o serviço do primer e do corretivo, pois termina de uniformizar a textura e o tom da pele, além cobrir mais um pouco os defeitos da pele,” diz. “O tom precisa ser o mais próximo possível do tom natural da pele, pois a maquiagem ideal para o homem é discreta e sem exageros na quantidade de produtos”, complementa Camilla.
Passo 5
O penúltimo passo é aplicar o pó compacto, aquele que vai segurar a maquiagem, além de dar um toque mais aveludado para a pele. Esse produto também vai ajudar a barrar a oleosidade de algumas áreas do rosto. Ele deve ser aplicado de maneira leve e sutil e no tom da pele, para eliminar o aspecto de pele brilhando.
Passo 6
Para abrir o olhar, uma máscara de cílios incolor. “Fica imperceptível e a máscara também pode ser usada para dar uma leve penteada na sobrancelha” explica a maquiadora.

Que tal? Quem se habilita?