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A MakeUpIn Paris 2019, realizada no Carrousel du Louvre, entre 18 e 19 de junho, aumentou para 160 o seu número de expositores, entre os mais prestigiados nomes nas indústrias de formulação, pigmentos, embalagem e acessórios.

De acordo com o Instituto da Cor Pantone, coral é a cor do ano – ou mais especificamente Pantone 16-1546 living Coral. Sobre ela, a Diretora Executiva do Instituto, diz: “Cor é esta lente que equaliza as experiências das duas realidades, digital e natural, o que é mais verdadeiro ainda para a cor Living Coral. Consumidores que anseiam por interações humanas e conectividade social, encontram nas qualidades humanas e agradáveis da convivial Pantone Living Coral, uma resposta perfeita.”

Mas dentro da onda ecológica que o mundo vive, o destaque da  MakeUpIn Paris 2019 foi o verde –  até para os lábios –  muito embora o Comitê Francês de Couleur, que explora as cores do presente  desde 1959,  tenha optado por destacar três cores icônicas de maquiagem: Preto, Vermelho e Rosa, ‘cores que simbolizam à sua maneira a beleza de ontem, hoje e amanhã.’

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Comitê Francês da Cor – Preto, Vermelho e Rosa

As opções de especialistas, que na verdade realizam pesquisas no mundo todo e em diversas áreas da sociedade para determinar a cor que será referência para moda, beleza, decoração, etc, revelam um estudo, que não necessariamente tem a ver com as ruas, o que o público usa e abusa, de acordo com suas tradições, manias, preferências e até modismos – ou não. Sempre há aqueles que apostam no neutro e ok, cada um na sua.

O que queremos apontar aqui é um esforço das empresas para atender ao mercado de cosméticos de cor – e nele se inclui maquiagem para boca, olhos, pele, e esmaltes para as unhas. Elas precisam se basear em um estudo do que vai pelo mundo para estarem próximas aos seus consumidores. Tanto da indústria de fornecedores de pigmentos e texturas para a indústria de cosméticos, quanto da indústria de cosméticos para o consumidor. Assim os fornecedores de cor precisam prestar atenção no que anda pelo mundo para definirem suas novas cartelas de cores do ano, sem esquecer das estações. E essa é a grande questão.

Os pigmentos naturais estão na moda, é claro, na onda ‘verde’ dos cosméticos naturais e veganos, além dos materiais inovadores – brilhos metalizados, géis…  estamos falando de texturas, sempre bem-vindas para destacar, sair do óbvio, porque afinal, moda e beleza interagem com o luxo e a sofisticação – em maior ou menor grau.

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MakeUp In – Sempre o tópico Verde

Destaque deste ano, o Green foi apresentado no MakeUp em Paris para uma nova decodificação pelos principais especialistas. Eu sou verde o suficiente? Uma questão essencial que muitas marcas enfrentam ao criar seus produtos e que está totalmente em sintonia com os novos usos e, principalmente, com os desejos dos consumidores de hoje. A percepção dos usuários sobre o verde e suas diferentes definições foram traduzidas para oportunidades em beleza – seja em formulação ou embalagem. “Verde, limpo, sustentável … Tornou-se uma questão importante que muitas marcas se perguntam quando criam seus produtos e que está totalmente alinhada com novos usos e, acima de tudo, com as expectativas dos consumidores de hoje. Nós sempre colocamos este tópico no centro da MakeUp em conferências de nossos eventos e continuaremos a fazê-lo até que esta seja uma forma regular de produzir! ” diz a direção do evento.

Ainda na linha eco, temos uma outra cor para 2020 na visão da Color Wave, referência global da indústria da beleza. A empresa ajuda as equipes de desenvolvimento e marketing de produtos a se manterem à frente com previsões especializadas de cores de beleza, previsões de produtos e insights de consumidores. “Vivemos em uma época em que a ecologia é mais do que uma tendência; ela permeia todos os aspectos de nossas vidas e se tornou a norma. No entanto, o eco não é mais assimilado ao insípido e mudo. A beterraba, um sumptuoso tom vermelho-violeta, incorpora a riqueza cromática e o poder energizante da natureza, vitalidade, saúde e bem-estar,” indica a Color Wave para 2020.

De acordo com Margaux Caron, Analista Global de Beleza da Mintel tendências da última década continuam a definir as novas fronteiras da beleza. “Os consumidores de beleza de hoje estão divididos entre duas atitudes: “perfeição e transformação” versus “autenticidade e auto-expressão”. Por mais contraditórias que possam parecer, essas atitudes estão enraizadas nos mesmos movimentos culturais e sociais que ocorreram nos anos 2010, e que espalharão sua influência nos próximos anos por meio de quatro tendências: inclusão total, ética global, simplicidade. alto impacto, sensação de textura.

No Brasil o mercado de maquiagem passou por um boom nesta década e continua crescendo. De acordo com o Euromonitor International, no período de 2013 a 2018 o crescimento no varejo foi de 21,5%. Em valores de varejo em 2013 registrou R$7.493,3 bilhões, evoluindo para R$9.101,5bilhões em 2018. No histórico do CAGR (taxa de crescimento anual composta), de 2013 a 2018, o crescimento foi de 4,0%, com previsão de crescimento no período de 2018 a 2023 de 7,9% e CAGR de 1,5%.

O provedor de pesquisa de mercado avalia o desempenho de maquiagem, incluindo os itens esmaltes, sombras, batons e kits de maquiagem.

 

Produtos:

 

Esmaltes

Avon traz o Esmalte Pro Color que seca em apenas 60 segundos. 3 em 1 – é base e top coat -, tem cores intensas. Disponível em 16 cores, divididas entre modernos, clássicos e neutros. Detalhe: o novo pincel tem mais de 700 cerdas para cobertura  total e perfeita. R$ 13,99

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Donx – vinho, verde militar, azul marinho 

Donxs, marca de esmaltes cruelty-free, sem parabenos e de alta cobertura com secagem rápida, está lançando uma coleção para outono-inverno contendo tons que combinariam com as estações mais frias. “Estamos sempre de olho nas tendências, a partir de pesquisas e referências. Para este inverno, além de nos preocuparmos com as cores que estão em alta, quisemos lançar esmaltes que combinassem bem com os principais tons que vieram forte na estação, como o vinho, verde militar, azul marinho e animal print”, conta Marina Espin, diretora de marketing e comunicação da Donxs Cosmetics. R$ 8,00

Vult

Vult –  algas marinhas e tons laranja, chumbo, nude perolado

“O lado bom do inverno” é o tema da nova coleção de esmaltes Vult para a temporada, com oito novas cores contrastantes de esmaltes baseadas nas principais tendências da estação outono/inverno para 2019. A formulação 5Free, são hipoalergênicos, veganos e cruelty-free. Incluem na formulação extratos de algas marinhas, rico em oligoelementos tais como cálcio e magnésio, fundamentais para unhas saudáveis. De rápida secagem, oferecem alta cobertura e brilho intenso e duradouro e proporcionam efeito gel quando associado exclusivamente ao uso do Top Coat da marca.  As cores da estação: Lareira aconchegante (laranja cremoso), Maratona de séries (chumbo cremoso), Noite do Fondue (nude perolado), Debaixo do Edredom (cinza cremoso) e Ficar juntinho (roxo cremoso).

RisqueMuitas

Risqué – metálicos

A Risqué, marca do grupo Coty Inc, apresenta sua nova coleção Risqué Muitas de Mim, com cinco tons inéditos. Hipoalergênicos e contam com acabamentos cremosos e metálicos. “Risqué lança essa coleção para ampliar seu portfólio com cores que incentivem as pessoas a usarem nossos esmaltes de maneira a se sentirem mais a si próprias,” diz Regiane Bueno, Diretora de Marketing da divisão de consumo da Coty.

 

 

Makeup:

MAC
M.A.C.

 

Entre as internacionais, os tons neutros vigoram. A paleta de sombras MAC Boom, Boom, Bloom apresenta nove cores de sombras neutras para a estação, que oferecem inúmeras possibilidades de combinações para diversos looks. (R$ 189,00)

UrbanDecay

Urban Decay – reinvenção de tons neutros

Um dos hits do portfólio da Urban Decay NAKED,  é paleta de sombras, que foi renovada. A NAKED Reloaded, aposta na reinvenção dos neutros para trazer uma proposta ainda mais democrática, para todos os tons de pele e todas as idades. São 12 novos tons, todos nudes essenciais. A aposta, entretanto, é na textura: dos mattes aveludados, metalizados e com shimmer, passando pelos tons com brilho 3D, a cartela contém a exclusiva pigmentação da Urban Decay, com alta fixação. Além das cores, NAKED Reloaded redefine a combinação das sombras, trazendo as quatro cores externas em tamanho maior. Assim, será possível usar as opções mais versáteis da paleta sem medo que ela termine. (R$ 309,00)

quemdisse

quem disse Berenice? – rosas, castanho, coral e bordô

quem disse Berenice?  (Grupo Boticário) lança novas cores de batom Volumão, que aumenta o contorno dos lábios. Inovador, une maquiagem a cuidados de pele. A fórmula contém ácido hialurônico e ativos. Seu uso contínuo, garante a empresa, redefine o contorno labial com o aumento da produção do colágeno e da elastina, deixando a pele da boca mais firme. As 5 novas cores entregam os tons-tendência: Rosalele, Rosadole, Castanhele, Corale e Bordole, que somando-se às 10 cores do portfólio de 2018 com tons entre beiges, rosas, vinhos, vermelhos e bordôs. Os novos batons têm textura macia, FPS 15, acabamento semi-mate, alta cobertura e longa duração. Em bastão, fácil de aplicar e com o charme da embalagem metalizada em brilho. (R$ 45,90).

Avon

Avon – marrom e vinho

Na Avon existe uma pesquisa de cores, mas relacionada as tendências do ano de modo geral. “Pelo o que vimos nas passarelas esse ano o inverno tem como tendência tons para o marrom e o vinho”, aponta a empresa.

Da linha Power Stay, novo batom de textura cremosa e acabamento matte vibrante e 16 horas de duração sem necessidade de reaplicação. (R$34,99)

Batom em Pó Mark. Epic LIP tem aparência e acabamento matte. Fórmula em Pó com pigmentos que promovem um acabamento matte. Leve nos lábios. Cores intensas, vibrantes, impactantes e fortes. O seu formato é inovador e o aplicador, em esponja. R$34,99  e, ainda, o Batom True Color Ultramatte Nude FPS 15, com acabamento 100% matte,  oferece muito conforto e sensação aveludada aos lábios. (R$27,99)

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Natura – corais, nudes e amarronzados

Marcos Costa, maquiador oficial da Natura diz:  “A boca do momento é a glossy, laqueada e com muito brilho. As cores são rosa, rosa intenso, rosa claro e nude. O brilho ilumina muito a maquiagem e ajuda a aumentar os lábios. É uma ótima opção para quem tem lábios finos, por exemplo”.
O mais recente lançamento da marca é Natura Una Batom Líquido Laqueado oferece alta cobertura desde a primeira aplicação e brilho intenso. Os tons são corais, nudes e amarronzados. (R$ 45,90).

Guerlain
Guerlain – rouge matte, hidratante e antioxidante

Guerlain – Para 2019 a Guerlain aposta no Rouge G Matte. As cores ficaram mais fechadas e entraram tons como o marrom e o vinho. Seguindo a tendência de tratamento, o batom de longa duração, é enriquecido com ácido hialurônico para preencher os lábios e óleo de semente de cominho negro, com propriedades hidratantes e antioxidantes, para deixar os lábios luminosos.

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 Kiss NY – nudes, vermelhos, rosas

 imPRESS by Kiss NY traz ao país batons superpigmentados, de longa duração e cores intensas. São 36 tons cremosos e cintilantes, entre nudes, vermelhos, rosas e violetas. Por R$9,99

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Simply Organic – Pigmentos com óleos e hidratantes 

A Simply Organic, marca brasileira de cosméticos orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free e sem gênero tem Pigmentos Multifuncionais. “Nossos pigmentos são produzidos com minerais naturais. Versáteis, podem ser aplicados em pó, puramente, ou misturados em Sérum, Óleos RAW e Hidratantes para atingir outras texturas. Podem ser usados como sombra, iluminador ou até sobre um batom ou balm.“  Nas cores: Indigo, Magenta, Satin Rose, Sunset, Sunshine, Sweet Rose, Nude, Black e Lilac. (R$55)

A SD MAKE •UP, marca de maquiagem do Grupo SD traz o Lápis Delineador Let It Shine nas tonalidades Gold e Silver. São cores intensas, peroladas com glitter. Veganos são à prova d’água; não transferem e oferecem duração acima de 14 horas. (R$ 48)

 

Fornecedores

A IMCD, distribuidora exclusiva dos pigmentos da BASF Colors & Effects no Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Peru. A BCE possui um amplo portifólio de pigmentos de efeito para cosméticos sendo o foco dos lançamentos em maquiagem. Os produtos são base mica natural, base mica sintética e borosilicato. A BCE possui uma parceria com a Pantone na geração de novas tendências de cores para maquiagem para os próximos 2 anos. O último lançamento de produto foi o Chione Electric Fuchsia SF90D na InCosmetics de Paris. A empresa vaidivulgar  esse produto vegano na InCosmetics de São Paulo.

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Cosmotec – pesquisa Pantone

A Cosmotec possui linhas com uma ampla gama de cores para atender as principais tendências da estação. Suas sugestões para cores eleitas pela Pantone® como tendência para o Outono/Inverno 2019-2020 (Relatório de análise da NY Fashion Week Autumn/Winter 2019/2020):

Linhas Intenza / Intenza Glitter: pigmentos perolados compostos por mica sintética e pigmentos orgânicos. Podem substituir os pigmentos orgânicos, proporcionando cores intensas, vibrantes e brilhantes às formulações, sem a necessidade de moagem. A linha Intenza Glitter possui um tamanho de partícula de 100-100 micrometros, conferindo efeito de pontos de luz. INTENZA ENVY, um verde escuro e Intenza Electric Pink, Intenza Tourmaline e Intenza Glitter Creativity

Linha Sunshine Natural Plant Extracts: pigmentos perolados compostos por mica sintética e extratos naturais. Alternativa ao Iron Blue e ao Carmine (derivado animal). Sunshine Blush Bronze e Intenza Purple Reign

Linha Sunshine: pigmentos perolados compostos de mica sintética. Possuem baixo nível de metais pesados e cores mais intensas, claras e brilhantes quando comparadas às micas de origem natural.

Colormix Especialidades oferece inúmeras opções em cores que vão do glitter biodegradável, a pigmentos naturais, de efeitos, orgânicos e inorgânicos, pérolas e corantes. A empresa oferece   soluções customizadas para criar ricas texturas que atendem e respeitam a diversidade da pele do brasileiro, e o meio ambiente. De agentes reológicos naturais, origem vegetal, mineral e os obtidos por biotecnologia, a emolientes de sensorial suave e sofisticado, como os encontrados nos óleos africanos, boosters de FPS, que permitem a criação de cosméticos e make up de última geração. Eles contêm ativos que promovem tratamentos anti-idade eficazes, com amenização de linhas de expressão e apelo antioxidante, como o Kalinat DNA e preenchimento não invasivo de rugas, com ácido hialurônico de baixo peso molecular, além da proteção UV, desenvolvidos … para maquiagem.

De acordo com a empresa, entre as tendências globais de cores para as estações em 2019, estão os tons alaranjados, que beneficiam a diversidade de tons da pele brasileira. Presentes nas sombras em pó de tons de coral, junto com tons metálicos para a maquiagem noturna. Tons mais escuros aparecem em batons e LIP Balms de ação antioxidante para a proteção dos lábios e o Nude permanece para a temporada de inverno, assim como os tons rosa mais marcantes, que às vezes surgem também nas sombras gloss.