De acordo com pesquisa da Mintel e Ipsos Observer Brasil, 34% de uma base de 1.463 usuários de produtos dermocosméticos declararam ter pele oleosa e 19% têm o entendimento de que os dermocosméticos são produtos mais eficazes para tratar problemas de pele do que outros produtos.

Os principais benefícios que os consumidores citaram quando eles buscam um dermocosmético são: Proteção solar 59% ; Hidratação 58% ; Anti-idade – 42%; benefícios anti-acne ou clareador – 39% ; correção de manchas/clareador 36%; antirrugas 30%; anti estrias 24%; anti flacidez/ firmador corporal; 22%; elasticidade 21% .

Entre os principais problemas com a pele apresentados por 1500 usuários da Internet acima de 16 anos, de acordo com dados da Lightspeed e Mintel são:
Oleosidade – 46%; Cravos – 43%; Acnes/espinhas – 40%; Olheiras – 33%; Ressecamento – 29%; rugas e linhas finas – 22% Alteração no tom da pele ?pele manchada – 16% Olhos inchados – 14% ; Vermelhidão – 12% e Cicatrizes – 9%.

Com base nesses dados a BASF desenvolveu bioativos naturais capazes de atender a tais problemas e com eficácia, dentro do Programa Rambutan, uma cadeia de fornecimento social e ambientalmente responsável pela produção sustentável de bioativos, apresentado na in-cosmetics global de 2019, em Paris. Nela foram lançados três novos ingredientes ativos derivados do Programa: Nephydrat ™, Nephoria ™ e Rambuvital ™. Todos isentos de conservantes, 100% naturais e aprovados pelo COSMOS, referencial europeu privado que adota princípios do referencial original da Ecocert.

Na Ásia, o rambutan – um parente próximo da árvore de lichia – é conhecido por seus muitos poderes. As frutas suculentas da árvore são ricas em ferro, vitamina C, fibras e antioxidantes, e são usadas há muito tempo pela comunidade local para problemas de saúde. As cascas contêm vários compostos com propriedades antioxidantes, e as sementes são conhecidas por diminuir a gordura indesejada. A polpa aumenta a energia e a imunidade, previne doenças e contribui para eliminar os radicais livres.

VietLichia

A BASF encontrou uma maneira de extrair os poderes da casca, folhas e sementes para produtos cosméticos, garantindo que nenhuma peça seja desperdiçada.
“Sabemos que os consumidores estão cada vez mais atentos à origem e à história dos produtos que consomem, principalmente quando olhamos para as novas gerações. E é neste sentido que o Programa Rambutan auxilia os desenvolvedores de cosméticos. Obtido por meio de uma cadeia de fornecimento sustentável, o programa ajuda a evitar impactos ambientais e sociais negativos, atendendo a esta crescente demanda dos consumidores, sem abrir mão da alta performance”, diz Renata Oki, gerente de Personal Care da BASF para a América do Sul.

Nephydrat ™, é um extrato da casca da fruta espinhosa, que reforça a capacidade de retenção de água da pele ajudando a a hidratá-la de maneira mensurável e perceptível – seu efeito notável foi comprovado em testes com voluntários. Proporciona ainda uma aparência uniforme e fresca, conforme a pesquisa Mintel/ Ipsos Observer Brasil, um benefício desejado por Hidratação 58% dos usuários de dermocosméticos.

Já o Extrato de folhas de Nephoria ™ rejuvenesce a pele madura, ajuda a amadurecer a pele a rejuvenescer através de vias biológicas semelhantes às do retinol. Através de sua ação em vários importantes alvos biológicos envolvidos na síntese de colágeno e na rede de fibras elásticas, o extrato de folhas estimula a formação de fibras colágenas e elásticas in vitro . Nephoria in vivo mostrou aumento da elasticidade da pele e redução de rugas.

O extrato de folhas verdes da Nephoria ™ ajuda peles maduras a rejuvenescer através de vias biológicas semelhantes às do retinol. Através de sua ação em vários importantes alvos biológicos envolvidos na síntese de colágeno e na rede de fibras elásticas, o extrato de folhas estimula a formação de fibras colágenas e elásticas in vitro. A Nephoria in vivo mostrou aumento da elasticidade da pele e redução de rugas, dois dos benefícios mais desejados por usuários de dermocosméticos – anti-idade 42%, antirrugas 30% e elasticidade 21%.

E o extrato de semente Rambuvital ™ protege o couro cabeludo e os folículos capilares contra o estresse induzido pela poluição. Aumenta a vitalidade do folículo piloso e reduz a oxidação do sebo desencadeada pela exposição a poluentes e UV. O extrato de sementes aumenta a função de barreira do couro cabeludo cornificado, contribuindo para a retenção de água, aumentando a síntese de transglutaminase-1 e loricrina nos queratinócitos. In vivo, o couro cabeludo ficou significativamente mais hidratado no prazo de um mês e o cabelo pareceu visivelmente mais saudável e mais brilhante, diz a empresa.

A BASF ressalta que os ativos são obtidos através de processo exclusivo de extração e purificação, cujo resultado é um produto com conteúdo padronizado de matéria ativa.
Fonte: BASF Cuidados Pessoais e Nutrição GmbH