No dia 5 de Junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. Esta não é apenas uma data, mas uma lembrança de que todo dia é dia de ter iniciativas que preservem nosso bem maior: a vida.

O cosméticos br destaca a importância das atitudes do setor que, uma a uma, melhoram e preservam o meio ambiente do país e do planeta. Juntamente com outras iniciativas, em todas as partes do mundo, elas serão capazes de promover meios de sobrevivência de maneira consciente, para o bem de todos.

O mercado de cosméticos ouviu as demandas de seus consumidores, mudou e  continua mudando de atitude.  É um dos mais produtivos e criativos setores da economia, em qualquer parte do mundo. Encontra soluções para tudo – com tecnologias e boa vontade. Vejamos alguns belos e interessantes exemplos.

A marca Eau Thermale Avène desde 2013 utiliza em todos os novos protetores solares um complexo de filtros exclusivo e patenteado (Sunsitive® Protection) e não apresenta silicone, o que aumenta a biodegradabilidade e reduz o impacto ambiental, principalmente nos ambientes marinhos. Mat Perfect, seu último lançamento, controla a oleosidade e oferece potente ação antioxidante, por meio da vitamina C presente na fórmula.

A Alfaparf Cosmética di Trattamento, divisão varejo do grupo multinacional italiano Alfaparf Group acaba de lançar a linha Vegan Care, pela sua marca Alta Moda, de produtos de tratamento para os cabelos. A linha é composta por xampu, condicionador, leave-in e máscara de tratamento. A fórmula não contém ingredientes de origem animal e inclui vários ativos naturais de hidratação, condicionantes, emolientes, nutritivos, antioxidantes, anti-frizz, prevenindo a quebra dos fios e proporcionando brilho, maleabilidade e luminosidade.

“Os consumidores estão cada vez mais antenados e em busca de produtos menos agressivos para o meio ambiente e a linha ‘Alta Moda é… Vegan Care’ atende a essa demanda. Entramos nesse mercado pois entendemos que esse é um estilo de vida que veio para ficar,” diz Monique Soares, Coordenadora de Marketing da Divisão Varejo da Alfaparf.

Para O Boticário, meio ambiente se traduz na implementação das melhores práticas em seus produtos, operações e canais de venda, nos negócios e na rede colaborativa, que contribuam para o crescimento do negócio, desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente, disse a empresa.

Sendo assim, a atuação socioambiental da empresa se sustenta em quatro focos estratégicos: ciclo de vida dos produtos – do design ao descarte e da estratégia à operação, desde a prospecção e uso de tecnologias, materiais e métodos que melhorem o desempenho ambiental, social e econômico dos produtos.

Para a empresa é importante que o consumidor saiba todas as características do que ele está comprando. Por isso trouxe o eco álcool para a linha de eau de toilette, que não altera em nada o olfativo da perfumaria, mas reduz emissões em mais de 30% se comparado com versão tradicional. A linha Cuide-se Bem de produtos para o corpo, traz o Plástico Verde da Braskem, feito à base do etanol da cana-de-açúcar – e cerca de três mil toneladas de CO2 deixam de ser enviadas à atmosfera por ano.  Os frascos de Malbec Club Intenso têm 35% de vidro reciclado em sua composição, o que permite a reutilização de mais de 180 toneladas de vidro. E os produtos da linha Nativa SPA têm embalagens feitas com PET reciclado, o que incorpora o equivalente mais de 40 mil garrafas de refrigerante de 2 litros.

A Lola Cosmetics acaba de lançar a linha Menta Bonita, para promover refrescância e suavidade para o cuidado com todos os tipos de cabelos. A fórmula para o xampu e o condicionador traz ingredientes 100% naturais e proteção térmica. O Óleo Essencial de Menta é um ativo refrescante, revigorante, que eleva o ânimo, promove o frescor e acalma a mente. Suas propriedades antissépticas cuidam do couro cabeludo e estimulam a circulação sanguínea, devolvendo nutrientes desde a raiz, para cabelos mais fortes e saudáveis. E o Extrato de Pepino é rico em água, vitaminas A, B e C, potássio e sais minerais. O pepino protege os fios da perda de umidade e devolve força.

A Jeunesse Spa Botanicals tem produtos hipoalergênicos desenvolvidos com blends de ativos naturais de vários países, mas suas embalagens em especial, respeitam o meio ambiente. São ecologicamente corretas, feitas com materiais renováveis, 100% recicláveis e utilizam hot stamping não poluente.

A marca francesa Nuxe, marca de cosmetologia natural fundada na França, traz para o país produtos delicados para rosto, corpo e cabelos à base de mel de abelhas e também 45 patentes, resultado da excelência científica em pesquisa e desenvolvimento sustentável.

Todos os produtos da marca paranaense feito brasil são veganos cruelty-free, produzidos de maneira sustentável e não geram resíduos não bio-compatíveis. Além disso, a empresa faz o reaproveitamento da água captada da chuva para a limpeza e organiza seus espaços aproveitando ao máximo a luz natural. O processo é manual evita perdas de matéria-prima e excesso de estoque, gerando pouco resíduo industrial.

Sua nova coleção, Ziriguidum traz por exemplo a Rapadura Esfoliante, que é feita com reaproveitamento do bagaço de cana de açúcar. Ela e a Tapioca Espuma de Banho, são feitas sem adição de água. E, ainda, o Iluminador Corporal Abre Alas  e a Goma Esfoliante Rochás, de Quintal, são feitos sem microplásticos que poluem as águas: o iluminador tem mica mineral de cadeia sustentável no lugar do glitter, e a goma tem pó de cristal de quartzo no lugar das microesferas.

A Santapele, marca de cosméticos dos Hotéis Emiliano, lançada no varejo este ano, apresenta duas fragrâncias unissex, desenvolvidas por renomados perfumistas internacionais. O Kit Santopé, por exemplo, traz o  Spray vegano, calmante e que proporciona alívio imediato ao cansaço dos pés. Não é testado em animais e não contém conservantes, corantes e parabenos. Por se tratar de um cosmético 100% natural tem ação por 4 horas. Por isso, para resultados contínuos vale a reaplicação do produto.

Fornecedores

A indústria de fornecedores também está se reciclando, se adaptando aos novos tempos e fazendo o seu papel. Muitas e muitas iniciativas estão sendo desenvolvidas. Não seria viável publicar todas, mas publicamos alguns exemplos e lançamentos interessantes.

A quantiQ, uma empresa do Grupo GTM, atua como elo entre clientes e produtores químicos por meio de soluções sustentáveis. “A inovação é o principal fator que move o mercado. A demanda por materiais mais técnicos e específicos cresce alinhada às normas de desempenho para o setor: qualificação, aumento de produtividade e produtos com menor impacto ambiental,” diz a empresa.

Na linha de cosméticos apresenta inovações em ativos franceses da Oléos (Grupo Hallstar) empresa francesa dedicada a ingredientes ativos naturais baseados em óleos conhecidos como OLEOACTIF™, obtidos por processo patenteado, totalmente green, eco-extraction com solventes vegetais, baixa energia de consumo, baixo impacto ambiental, sem produtos químicos, sem solventes não orgânicos, e de acordo com a certificação COSMOS.

“Há bastante espaço de crescimento para médias e pequenas empresas fabricantes no Brasil, pois são ativos inovadores, altamente eficazes em baixas concentrações e possuem tecnologia verde, o que acaba agregando valores em formulações “premium” para o mercado dermocosmético”, assegura a empresa.

Na área de insumos e ingredientes sustentáveis para o mercado de beleza e cosmética, a principal novidade da Rhodia (Grupo Solvay) é o Augeo® Clean Multi, voltado para formulações de body mist e perfumes que exigem características diferenciadas como excelência na diluição de fragrâncias, maior potencialização do odor e fixação das fragrâncias utilizadas pelos fabricantes em seus produtos.

Desenvolvido nos laboratórios brasileiros da empresa, o Augeo® Clean Multi é um solvente de fonte renovável, com atributos que combinam alta solubilidade com correta volatilidade. Além de ser seguro para as pessoas, animais e o meio ambiente, o produto é uma alternativa sustentável para as empresas que buscam novas soluções para as aplicações em Personal Care. Empresas na Ásia e na Europa, já estão formulando seus produtos com o solvente sustentável.

Ainda em perfumaria, a Scentec tem todas as suas fragrâncias são livres de alergênicos exigidos pelos órgãos regulamentares da Europa.