Feira global dedicada exclusivamente ao mercado de matérias-primas para cosméticos e higiene pessoal a in-cosmetics realiza a segunda edição da in-cosmetics América Latina nos próximos dias 5 e 6 , no Expo Center Norte. É a terceira edição da feira em São Paulo, que cresceu em relevância e se tornou a feira de uma região. A Reed Exhibitions, promotora do evento, projeta para a edição desse ano a presença de 3.500 profissionais para conhecer mais de mil produtos de 200 marcas expositoras, que representam cerca de 20 países.

Esta edição promete atrações exclusivas, como o Formulation Lab, que apresentará sessões interativas dentro de um laboratório funcional montado com equipamentos que permitirão aos especialistas dar “vida” aos ingredientes, formulando e testando produtos ali mesmo, dentro do Expo Center Norte, em São Paulo. A área Innovation Seminars, apresentará inovações para o mercado, com premiação ao final da feira para as que se destacaram. Além de palestras e apresentações técnicas, entre elas a Terapêutica urbana: como o estilo de vida impacta na sua pele, com uma visão geral das tendências de mercado e soluções cosméticas. Romuald Vallé, especializado em química orgânica e biossíntese, e diretor da Innovasell & Codif, vai explicar como os efeitos da vida urbana além da poluição, passando pela dieta, ciclos de sono, estresse, entre outros fatores associados ao estilo de vida, estão diretamente ligados à saúde da pele. Haverá também a palestra do especialista da BASF sobre formulação de filtros UV, Marcel Schnyder, “Formulando com filtros UV de alta performance”, na quarta, 05 de outubro, às 12h45.

Os organizadores oferecem, ainda, programação como os Workshops do ITEHPEC – Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, que levarão soluções para os desafios diários dos profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento, Testes e Regulamentação. Também fazem parte do evento as apresentações Marketing Trends, com dados de pesquisas mais recentes, estudos de caso e insights para auxiliar os profissionais de Marketing no desenvolvimento da próxima geração de produtos, apresentados por empresas como Euromonitor, Mintel e Kline&Company. Nos Technical Seminars, expositores compartilharão informações detalhadas no desenvolvimento de matérias-primas e técnicas de formulações, com foco nos profissionais ligados a formulação, testes e regulamentação.

Destaque ainda para a Innovation Zone, uma área para identificar e testar novas matérias-primas em formulações para descobrir o que as torna tão especiais. Sobretudo esta é uma feira de lançamentos da indústria de matérias primas, e destacamos aqui alguns deles aqui de antemão.

A Symrise apresentará durante o evento  KeraSymTM Shield, um complexo de reparação capilar completo com características antipoluição que será testado em formulações no Innovation Zone . É um ativo anti-poluição, já que os consumidores conseguem sentí-la se depositando na fibra capilar e diminuindo o brilho e a penteabilidade dos cabelos durante o dia. KeraSymTM Shield, de acordo com a empresa, provou através de estudos sua proteção contra a deposição de poluentes, aumento do brilho, resistência e maior penteabilidade dos fios.

Blumilight biofuncional, da Ashland Ingredientes Ativos, é um ativo para os cuidados com o cabelo e também para os cuidados com a pele, que atua reduzindo os efeitos nocivos da poluição, da luz azul emanada dos telefones celulares, tela de computadores e fontes naturais. É um extrato derivado de fonte sustentável de cacau raro. Contém peptídeos e polifenóis. Está associado à diminuição de radicais livres induzidos pela luz azul LED e aumento da presença de opsinas sensíveis a luz, os fotoreceptores que detectam presença de luz azul na pele, in vitro.

A Citroleo, empresa brasileira de ingredientes ativos para os cuidados com a pele e de proteção solar estará lançando o seu Alpha Ageing , um novo complexo ativo rejuvenescedor, 100% natural de eficácia comprovada na diminuição de rugas e linhas de expressão da pele. Promove efeito lifting imediato, melhorando a firmeza e elasticidade logo após sua aplicação. Tem efeito anti-rugas e intervém na proteção da barreira cutânea diminuindo a perda de água transepidérmica,prolongando a hidratação cutânea e protegendo a pele do ressecamento e de agressores externos. Também tem efeito calmante sobre a pele pós-sol e pós-depilação.

A Givaudan trará S3D® Neurolifting, uma solução 2 em 1 que responde esteticamente às consequências do estresse. É um creme regenerativo que proporciona suavidade, toque aveludado e delicado, além de proteger a pele contra as agressões. Na forma de sérum, contém Tightenyl™, que permite a reorganização das fibras da matriz extracelular e uma combinação de ingredientes que protegem a matriz da pele, hidratando-a.

A Silab traz FILMEXEL®, um biopolímero natural formador de filme que promove uma rede biomimética do tecido cutâneo sobre a superfície da pele. O filme é resistente, flexível e não oclusivo, se adequando perfeitamente à pele. Dessa forma, FILMEXEL® protege a pele dos agentes nocivos externos. É um anti-rugas de efeito tensor e suavizador de linhas, além de tornar a maquiagem durável.

A Beraca levará o seu mais recente desenvolvimento: a Manteiga de Bacuri extraída das sementes do fruto típico da região amazônica e rica em sais minerais (Magnésio, Zinco e Cálcio), possui as vitaminas D, E e K, além de possuir o aminoácido triptofano, que, na presença de luz, é responsável por produzir a serotonina, neurotransmissor associado à sensação de bem-estar.

Focada no tratamento dos cabelos danificados, a BASF traz Plantasil®4V, um booster de condicionamento, que fornece melhora significativa nas propriedades sensoriais de shampoos, mesmo para fórmulas com baixo teor de tensoativos. Oferece efeito condicionante em shampoos e em combinação com polímeros condicionantes, promove melhora significativa na penteabilidade a úmido e no desempenho sensorial em diferentes tipos de cabelo.

Copolímeros, como espessantes ou agentes suspensores são um dos destaques da Química Anastácio, que garante que uma das principais vantagens do produto é a possibilidade de transparência que oferece aos produtos finais, em diferentes faixas de pH.

A Chemyunion levará à in-cosmetics o Biolumitá, ativo clareador e uniformizador do tom da pele extraído do rizoma do gengibre chinês. Padronizado e rico em galangina, composto da classe dos flavonóides, atua interferindo nas três principais etapas do processo de pigmentação, resultando no clareamento da pele.

E a Cosmotec vai levar tonalizantes capilares coloridos de textura gel e fácil aplicação, que não escorrem. Permitem a personalização da cor dos cabelos de acordo com as tendências atuais, com tonalidades suaves de rosa (FC3016 Quick Soft Pink), roxo (FC3116 Quick Soft Purple) e azul (FC3516 Quick Soft Indigo). O público feminino também poderá conferir as soluções para maquiagem e cuidados da pele.

A  Kobo apresentará no dia 6 de outubro, das 15h45 às 16h45, o KoboGel, um processo simplificado e ecologicamente correto para criar produtos multifuncionais com toque sofisticado, característica que os filtros solares pigmentados exigem nos dias de hoje. Nas apresentações eles mostrarão como criar um filtro com SPF 20 pigmentado, em processo a frio, com surpreendentes propriedades sensoriais.

E a Gattefossé vai apresentar a formulação de um filtro solar spray com sua tecnologia Bi-Gel. Com fator de proteção 30, o produto resultante exibe propriedades inovadoras, como sensação de frescor e efeito quick-break (ou seja, aplicado sobre a pele, libera imediatamente seu percentual de água).

Não vai dar para ficar de fora de tantas novidades. Vai?