O uso de colorações no Brasil apresenta números crescentes e impressionantes  –  51,4%  dos lares brasileiros, de acordo com pesquisa da Nielsen – , em grande parte porque a população do país diferentemente da população europeia, tem maior dificuldade em aceitar o processo natural de envelhecimento, não só da pele, mas dos cabelos também.

A Mintel empresa de pesquisa de mercado, revela que as mulheres com 45 anos ou mais são mais propensas do que as mulheres mais jovens a usar tinturas permanentes nos fios. Segundo a pesquisa, 46% das mulheres entre 45 e 54 anos e 42% com 55 anos ou mais disseram ter usado tintura permanente nos cabelos nos últimos 12 meses.

A população do Brasil ainda é predominantemente jovem, e os jovens adoram estar atualizados em tendências de beleza. As colorações estão tanto nos cabelos femininos, quanto nos cabelos masculinos – em mechas, em tonalizadores, sobretudo em colorações permanentes.

As mulheres jovens, de acordo com a pesquisa, são mais propensas do que as maduras a usar produtos que saiam com maior facilidade, como as tinturas semipermanentes (25% das mulheres de 16 a 24 anos declararam usá-las, versus 21% das com 55 anos ou mais) e as tinturas temporárias (23% entre 16 e 24 anos afirmaram usá-las, em comparação com 14% com 55 anos ou mais).

Inegável a influência dos cabeleireiros no aumento da coloração no país. É difícil uma mulher que começa a ter fios brancos resistir à sedução de novas técnicas de aplicação que oferecem um estilo mais jovial. As aplicações podem variar desde a cobertura de cabelos brancos até a transformação temporária da cor, seguindo as últimas tendências do setor.

A categoria de tinturas hoje, de acordo com pesquisa da Nielsen, alcança 51,4% dos lares brasileiros. Mas 30% da população de lares não tem uma pessoa que pinta o cabelo – nem em casa, nem no salão. 44,6% dos lares contêm pessoas que pintam o cabelo em casa, logo a penetração da categoria indica que a categoria é usada como complemento às sessões de tintura feitas no salão.

“As tinturas permanentes são produzidas com corantes oxidativos e são capazes de cobrir cabelos brancos, proporcionando cor mais duradoura. Já as colorações com efeito temporário, como xampus e máscaras tonalizantes, apresentam na composição corantes temporários e semipermanentes, uma solução prática para realçar a coloração dos fios sem danificá-los, já que não há necessidade do uso de amônia e água oxigenada para revelação da cor. Elas permitem ainda a manutenção da cor entre os períodos de retoque de cabelos tingidos com tinturas permanentes”, explica Mariana Olivato – Gerente de Tecnologia & Inovação da Cosmotec.

“A escolha da coloração permanente atende a uma série de razões, mas principalmente por sua capacidade de durar mais de 28 lavagens, fornecer 100% de cobertura dos cabelos brancos e também porque elas podem oferecer as mais dramáticas mudanças de cor e estilo do cabelo (de claro para escuro ou escuro para claro e a adição de luzes em tons de vermelho, dourado e cinza também),” diz Bernadette Duffer, Lead Application Scientist-Hair Color da Croda Inc, EUA.

A tintura permanente age em toda a estrutura do cabelo e muda o tom de maneira permanente. “A amônia torna a cor mais durável. Faz com que o pigmento fixe por mais tempo nos fios,” atesta Roger Martins, técnico da DiCristall. De acordo com ele para se fixar nos fios, a tintura modifica a estrutura do cabelo, pois elimina os pigmentos naturais dos fios e os substitui por outro com a cor desejada. “Como tem uma composição química mais forte, a tintura pode ressecar os fios e deixá-los ásperos, coisa que não acontece com o uso de tonalizante”.

Já os tonalizantes são colorações semipermanente suaves que depositam pigmentos de cor na cutícula do fio. Apesar de não conterem amônia, contém oxidantes em sua formulação. Por isso os pigmentos não são capazes de penetrar na parte interna dos fios, diminuindo o tempo de duração do produto sobre estes – entre 20 e 25 lavagens. São compatíveis com qualquer química e cobrem cerca de 40% dos fios brancos.

Além disso, de acordo com a Mintel, a tendência dos produtos multifuncionais está chegando com força ao mercado de coloração onde entende-se que as fibras capilares sofrem um certo dano durante o processo químico de transformação, assim sendo as marcas buscam cada vez mais combinar coloração com cuidado, entregando produtos que entreguem sensorial diferenciado, brilho e hidratação. Produtos que ofereçam facilidade na aplicação em casa, “long lasting”, e luminosidade são chaves para a categoria que tem grande penetração no mercado brasileiro onde mais de 30% das mulheres declaram estar insatisfeitas com o seu cabelo.

Produtos

“A mulher brasileira não deixa de consumir produtos de beleza mesmo em tempos de crise, mas em contrapartida é super exigente e busca produtos de qualidade e acessíveis. As nossas tinturas, por exemplo, tem a proposta de tratar, restaurar e nutrir enquanto colore. Funcionalidade, qualidade e preço justo é o que a consumidora brasileira quer”, diz Amélia Alves, Coordenadora Técnica da Embelleze.
A tintura creme Maxton utiliza um mix equilibrado de moléculas especiais que proporcionam uma cobertura perfeita dos fios brancos e tons luminosos, diz a empresa. Contém Ceramidas, Queratina e uma exclusiva combinação de polímeros de alto e baixo peso molecular que permitem maior aderência e total afinidade do produto aos fios, proporcionando uniformidade da cor da raiz às pontas. E Maxton Se Joga! é uma Máscara Condicionadora Tonalizante que hidrata o cabelo enquanto colore. Foi feita uma pesquisa sobre cores preferidas entre os jovens e o produto veio disponível nos principais tons que são: Hot Blue, Pink Wish, Purple Secrets e Red Desire.

A Niely (L´Oreal) estreia no mercado de coloração sem amônia com Brilho&Ton. A nova linha apresenta fórmula Ultracare, com óleo de argan e filtro UV, que preserva o aspecto saudável dos fios, sejam eles cacheados, lisos, muito finos, naturais ou com química. É ideal para ser usada em cabelos quimicamente tratados com todos os tipos de escovas, alisamentos e relaxamentos. De textura cremosa, não escorre e possui fragrância suave, diz a empresa. Seu tempo de coloração é de 20 minutos.

LorealParis3

Na L’Oréal Paris, são 2 os principais produtos na categoria de Coloração: Imédia Excellence, coloração permanente que oferece cor poderosa e de longa duração. O kit da marca garante tripla proteção, com: Serum Protetor, um tratamento pré-coloração; creme colorante, que revitaliza os cabelos durante a aplicação e o tratamento pós-coloração, que prolonga a proteção até a próxima aplicação do produto. E o tonalizante Casting Creme Gloss, resultado de uma nova tecnologia, que concilia clareamento em até um tom e meio sem amônia, brilho da cor, cobertura dos cabelos brancos e cuidados com os cabelos.

L´Oreal Professionnel apresenta Pigmentação Ultra Brilho, com Dia Richesse e Dia Light, um serviço/tonalizante que oferece neutralização de mechas, banho de brilho e uniformização da cor. Atualmente os serviços mais pedidos pelas consumidoras, de acordo com a empresa.

A Keune possui uma gama de produtos para Coloração com e sem amônia. A Tinta Color com amônia possui um teor que varia de 1 a 2%, proporcionando resultado de longa durabilidade com o maior conforto, diz a empresa. Também oferece Semi Color coloração tom sobre tom sem amônia e com Tecnologia Silsoft (anti frizz) que oferece maior brilho.  E So Pure Color é a ultima geração de coloração permanente com cobertura de até 100% dos fios brancos sem amônia, que proporciona uma experiência aromática enquanto colore. Contém ingredientes naturais em sua fórmula, fragrância marcante de jasmim e sândalo e Óleo de Argan. Oferece brilho intenso.

Destaque para a novidade Color Man, coloração sem amônia com tons naturais para atender o mercado masculino com tempo de ação de 5 minutos. Pode ser usada em barbas e bigodes e proporciona resultado sutil que sai gradativamente sem deixar marcação de raiz.

Wella

As principais novidades da Wella são: Color Perfect, contém a tecnologia Triluxiv oferece alto poder de hidratação, agindo sobre os cabelos em três fases: o produto deposita lipídios nas partes porosas do fio, equilibrando a estrutura capilar da raiz às pontas, proporcionando distribuição uniforme da cor. Em seguida, as moléculas de cor HDC, de alta densidade, em combinação com o Welloxon Perfect (oxidante que contém o ativador de HDC) aumentam a intensidade da cor. Por fim, o produto cria uma película protetora de lipídios que permite a reflexão da luz sobre a cutícula, oferecendo uma cor policromática, de efeito espelhado e, conforme a luz muda suavemente seu espectro.
Outro produto da marca é Color Touch um sistema de cores multidimensionais, no qual as cores e o brilho criam um jogo de luzes nos cabelos. Suas principais características são: oferecer maior equilíbrio da cor no comprimento e nas pontas e durabilidade, visto que sua cor permanece uniforme durante o desbotamento gradual.
Fornecedores

amonia

Da Cosmotec, a linha Jarocol® (Vivimed/Cosmotec) de corantes que atendem à formulações de coloração permanente, semipermanente e temporária. A combinação desses corantes permite a criação de ampla variedade de cores para diferentes aplicações – de efeitos temporários a cores permanentes, com longa durabilidade.

De acordo com a Lubrizol, o desempenho da cor do cabelo é influenciada pela “pré”, bem como “depois” tratamentos e da própria coloração. Por isso a empresa traz uma variedade de produtos, como Cromapol ™ , um novo polímero especialmente concebido para formulações colorações. É adequado para permanente, bem como sistemas de cores semi-permanentes, produzindo uma fluidez suave elegante, assim como uma reologia de não-gotejamentoe géis de alta clareza.E permite formulações de coloração livre de álcoois graxos, maximizando a flexibilidade de formulação, mantendo a eficiência da cor.

A Gattefossé trabalha com o versátil solubilizante de alta pureza Transcutol CG para coloração, que melhora a fixação da tintura nas fibras capilares, tem efeito de longa duração e promove cor mais uniforme. É um co-surfatante para micro-emulsões e aumenta a eficácia dos ativos. Além dessas qualidades, melhora o sensorial. Seu uso indicado é 4-5%.

A Croda recomenda sua linha Crodafos ™ de emulsionantes éster de fosfato, mais notavelmente Crodafos CES and Crodafos CS20A, para corantes e desenvolvedores em sistemas permanentes já que eles podem ajudar na entrega de intermediários de corantes e podem reduzir a irritação e odor de amônia. Crodafos CES e Crodafos CS20A podem funcionar como principais agentes emulsionantes em colorações de cabelo em creme com grandes quantidades de óleos, são estáveis à pH extremo, e oferecem características de afinamento de cisalhamento para ajudar com a distribuição do corante, entre outros benefícios.

Outros ingredientes sugeridos para sistemas permanentes seriam Keratint ™ EZ, um sistema de emulsificação e condicionamento completo para criar colorações em creme facilmente e Crodafos HCE, para a coloração mais rápida do cabelo com melhor resistência de cor à lavagem.