As principais tendências em produtos cosméticos ou ativos que compõem as suas fórmulas partem das grandes feiras internacionais, com seus expositores locais e globais trazendo inovações para o setor. Por isso é bom olhar de perto, o que as últimas e importantes feiras trouxeram.

Uma das últimas feiras globais, a in-cosmetics global realizada em Londres, trouxe para o seu palco os mais expressivos produtores internacionais e seus desenvolvimentos inovadores. Examinamos alguns deles aqui.

PHYTOSPHERIX ™ da canadense Mirexus, empresa de biomateriais naturais para as indústrias de Cuidados Pessoais e Cosméticos, é um material bio-nano, composto de nanopartículas de fito-glicogênio naturais, com base no milho, seguras, biodegradáveis e não tóxicas, para uma ampla gama de aplicações, diz a empresa. Uma pequena quantidade pode adicionar funcionalidade como hidratante, estabilizador, formador de filme ou encapsulante.

PASSIOLINE ® é um rico em insaponificáveis derivados da co-valorização da indústria de suco de frutas do Peru. Desenvolvido pelo Laboratoires Expansciences, que seca e prensa as sementes para obter o óleo virgem de maracujá. O ativo, segundo a empresa, mostrou notável eficácia no reparo de tecidos, regeneração celular, propriedades anti-inflamatórias que ajudam a suavizar qualquer tipo de imperfeições da pele.

FIBERHANCE ™ BM Solution, da Ashland, é um ingrediente patenteado, desenvolvido para fortalecer o cabelo a partir do interior da fibra, penetrando profundamente no córtex e criando novas ligações iônicas que suportam a estrutura da queratina interna. Isto proporciona um reforço até 3 vezes superior ao dos cabelos não tratados, fornecendo maior maleabilidade aos cabelos danificados por tratamentos químicos e outros procedimentos severos. Restaura a fibra do cabelo, trazendo sua força de volta, diz a empresa. É fornecido como uma solução ativa de 50%.

GATULINE® LINK N LIFT, da Gattefossé, restaura as características da pele para um visual mais jovem e mais radiante. De acordo com a empresa, o contorno dos olhos é redesenhado e a expressividade facial é recuperada. O ativo reforça a integridade e funcionalidade da junção dermo-epidérmica , estimulando a síntese de todos os principais componentes envolvidos na coesão e comunicação epiderme-derme para ajudar a pele a combater a degradação da matriz. É rico em moléculas ativas (flavonóides, taninos, aminoácidos e açúcares) obtidas através da tecnologia NaDES (Natural Deep Eutectic Solvents), que permite a criação de composições ativas inatingíveis com solventes convencionais, diz a empresa. Natural, não-tóxico e eficiente em baixas temperaturas, essa tecnologia está perfeitamente alinhada com a estratégia da Gattefossé de fornecer ingredientes sustentáveis de alto desempenho.

Da Lipotec um peptídeo REPROAGE ™ modula os níveis de microARN-145 (miR-145). Pode apoiar a reprogramação celular para aumentar o brilho e juventude da pele, diz a empresa. Pode ser incorporado em qualquer formulação anti-envelhecimento para regenerar a pele.

Micah

A Hallstar desenvolveu o ingrediente antienvelhecimento, MICAH, uma nova categoria de proteção contra o sol e antienvelhecimento, porque interrompe o processo de foto-envelhecimento antes que ele comece. Segundo a empresa, ao contrário dos protetores solares ou antioxidantes, previne 100% dos radicais livres, ROS, inflamação e danos no DNA por UVA e luz visível, a um nível de uso de apenas 0,2%.

A Symrise introduziu THERMOLAT®, ingrediente de aquecimento que combina uma nova abordagem TRPV1 com avaliação sensorial In vivo, que é adequada para muitos tipos de aplicações cosméticas para transmitir uma sensação de relaxamento, alívio da dor ou para aumentar a eficácia do produto.

A Lucas Meyer lançou SILIGEL, agente gelificante natural, uma combinação de fosfolipídios e polissacarídeos que fornece um agente gelificante natural com “excepcional estética sensorial”, diz a empresa. E ainda, benefícios de hidratação da pele e extrema resistência aos eletrólitos. É um produto químico verde com sensação de pele parecida com a do silicone.

 

Tendências em produtos cosméticos

A Cosmoprof Bolonha 2017, como nos anos anteriores, apresenta algumas correntes de produtos que as empresas do mundo todo trazem. Uma bastante inusitada é a BELEZA DE NÉON (Neon Beauty), que já faz sucesso nas mídias sociais, tanto em maquiagem quanto em produtos para os cabelos. Em maquiagem o produto  NEON UV GLITTER LIPSTICK, da Paintglow – UK torna a cor do lábio um tom de neon brilhante mesmo durante o dia, mas sob a luz UV. Sob a luz negra de algumas baladas o efeito é no mínimo divertido. Disponível em tons vibrantes como Peach Paradise, Ice Blue e Champagne Pink. Para os cabelos ITALY EVOLUTION NEON , da Alfaparf é uma coloração permanente que segundo a empresa, faz os cabelos brilharem no escuro. Disponível em uma variedade de tons dayglow incluindo amarelo, laranja, rosa e roxo. A empresa também disponibiliza uma gama de pigmentos de produtos semi-permanentes que podem ser usados para adicionar um toque de cor, ou, misturado ao xampu ou condicionador em casa, para adicionar uma nuance ao tom regular do consumidor.

Na tendência Escudo Urbano (Urban Shield), produtos que protegem contra os efeitos da poluição e radicais livres. SKIN CARE & NAIL CARE, da Star Nails da Bulgaria, é um complexo de 6 óleos para as unhas,  para nutri-las e estimular o crescimento saudável. Para a pele o produto  restaura a elasticidade da pele, reduz o estresse da vida cotidiana, atrasando o processo de envelhecimento, melhora a circulação sanguínea e acalma a pele irritada, diz a empresa.

Outro produto nessa tendência é o SKIN CARE & COLOR COSMETICS da Gosh Kopenhagen, da Dinamarca, um Primer Plus + Skin Adapter Antipollution. primer multi-funcional que realça qualquer tom de pele com um brilho saudável, diz a empresa. Com um complexo de ingredientes anti-poluição, para combater os danos dos radicais livres que podem levar ao envelhecimento. A pele parece mais suave e mais uniforme e segundo a empresa, ganha acabamento radiante.

Macauba

Ainda nessa tendência aparece o produto MACAÚBA BRAZIL, da empresa brasileira Macaúba Brazil, é um tratamento de renovação para os cabelos, para reconstruir, nutrir, hidratar e proteger. Traz brilho para os cabelos, força e suavidade. Contém óleo de macaúba, um ingrediente natural com propriedades especiais para o tratamento capilar, produzido exclusivamente nas fazendas da Macaúba Brasil.

Produtos que estarão em alta

Da Bélgica – CENT PUR CENT da marca Cent Pur Cent é um pó solto 100% mineral, para todos os tipos de pele que, segundo a empresa, atua como uma segunda pele deixando uma sensação macia livre de cravos e de acne.

A tendência Vegana inspirou a Gosh Kopenhagen a lançar uma primeira linha de baton vegano certificada. A Inika Organic, da Austrália, também lançou sua linha CERTIFIED ORGANIC LIPSTICK.

Para os homens uma linha inteira para os cuidados com a barba, da empresa alemã Oak Beard Care, com vários produtos para o tratamento e alinhamento da barba, entre eles está o BEARD BRUSH para manter a barba em forma, revigorar a pele e evitar que a barba resseque. A empresa também desenvolveu o BEARD BOX , que traz um conjunto para os cuidados com a barba, com produtos naturais para lavar, suavizar, estilo e manter a barba em forma.

Da Bélgica a empresa natural Self criou a FINE DELICATE BODY BUTTER, uma manteiga corporal rica, que derrete na pele para deixá-la macia, com um brilho natural, a partir de ingredientes 100% veganos, como óleos de coco, macadâmia, Argan.

Da Itália, a Orly Beauty criou o ORLY™ BREATHABLE™, o primeiro tratamento + cor para as unhas que usa a tecnologia do oxigênio, em que o oxigênios e ativos hidratantes (óleo de argan, vitamina B5 e vitamina C ) que, segundo a empresa, penetram na unha fortalecendo e reparando unhas danificadas.

Da Austrália OXYMAX Wellness Range, a Oxymax é uma linha composta por oito produtos para a pele e um concentrado líquido oral para ajudar a eliminar toxinas e melhorar a absorção de vitaminas e minerais. A linha foi desenvolvida com oxigênio estabilizado para auxiliar a tornar a pele radiante e saudável,

E ainda o finalizador em spray sem enxágue SPLIGHT ARTISTIC LIGHTENING SPRAY, da Hair Emmediciotto,  que cria efeitos de iluminação imediata sobre o cabelo seco, adicionando um toque artístico, além de deixar os cabelos macios e sedosos.

Ao longo do ano outras feiras em continentes diversos vão trazendo mais novidades e inovações que vão ajudando a mudar periodicamente a cara do segmento cosmético globalmente, tornando-o uma das mais pulsantes indústrias em qualquer parte do mundo.