De acordo com o Euromonitor em seu relatório de Tendências Globais de Consumidores 2019, “pessoas em todo o mundo estão vivendo sozinhas e cada vez mais abraçam estilos de vida independentes optando pela Vida Solidária.” E aponta a estatística em um dos maiores países do mundo: “O Centro de Pesquisas Pew estima que, quando os jovens adultos americanos de hoje completarem 50 anos, 25% deles serão solteiros a vida toda.”

Sejam da geração millenials, nascidos a partir do ano 2000, baby boomers nascidos entre 1950 e 1960, Geração X, nascidos entre 60 e 70 , Y ou Z, as pessoas estão mudando seus conceitos, influenciadas pelos riscos por que passa o meio ambiente, optando pela conscientização no consumo. Buscam produtos cada vez mais práticos e naturais, sobretudo, que respeitem o meio ambiente.

Esses novos consumidores mais conscientes e muitos já vivendo a condição de solteiros, seriam impulsionados, seja pelo trabalho ou pela vida pessoal que escolheram, a sair mais, consequentemente eles estariam propensos a consumir mais. Os novos tempos entretanto, apontam maneiras de fazê-lo de maneira mais consciente e econômica, atendendo aos apelos ambientais, sociais e mais saudáveis.

Eles são impactados, por exemplo, por empresas limpas, que não poluem os mares e rios com embalagens plásticas, glitters, micro-esferas plásticas de esfoliantes, além de produtos práticos para carregar, especialmente os consumidores urbanos, frequentadores de academias, ou praticantes de esportes.

Buscam, sempre que bem informados, formulações mais naturais, veganas, sem componentes prejudiciais ao meio ambiente ou testes e componentes animais e também produtos econômicos, multifuncionais – para homens, produtos para cabelo, barba e hidratação corporal. Para mulheres produtos pequenos para caber na bolsa e que tenham funções múltiplas – do BB Cream ao lápis batom que também serve para iluminar  ou corar o rosto.

Seguindo estas tendências, o mercado internacional, há algum tempo produz itens individualizados, multifuncionais e definitivamente reciclados e/ou reutilizáveis, no Brasil este é um caminho que vem sendo percebido pela indústria. O mercado oferece alguns produtos –  nacionais e importados  – que satisfaz a esse público mais exigente. O cosméticos br aponta aqui alguns deles:

A ADCOS, marca brasileira de dermocosméticos oferece o Protetor Solar Stick Incolor FPS 70 é prático e de rápida aplicação. Pode ser levado em qualquer tipo de bolsa. Incolor  e fácil de deslisar, oferece alta proteção solar com toque seco, além de resistência à água, sem deixar resíduos brancos na pele. (R$ 124,00)

A Guerlain traz  Pore Minimizer para a pele do rosto, diminui e trata os poros diminuindo-os instantaneamente com resultados duradouros. Também ajuda a controlar a oleosidade da pele – com uma combinação de barro, zinco e extrato vegetal – a remover células mortas e a capturar o excesso de oleosidade.

A Inoar apresenta o Inoar Cabelo&Corpo, xampu e gel de banho em um mesmo produto, proporcionando efeito hidratante e tonificante, para os cabelos e a pele de todo o corpo. Enriquecido com Flor de Laranjeira, tem fórmula suave, 100% botânica, vegana, e sem sulfatos. A embalagem econômica é tamanho família (1000ml, R$ 29,90)

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Sephora – embalagens individuais

Máscara de Tratamento para Cabelos Sephora Collection Hair Mask, da Sephora, é uma linha de máscaras de tratamento para cabelos, que hidratam e reparam os fios enquanto a pessoa dorme, o que ajuda a otimizar o tempo. Desenvolvida para ser aplicada com os cabelos secos, ao acordar os cabelos já estão macios, com movimento e mais bonitos. (R$35)
Outro produto interessante da marca é o Lenço de Limpeza Colorful Sephora Collection Cleansing Wipes, ou, Lenços de Limpeza para a remoção de maquiagem, sem enxágue. Eficazes e práticos, não deixam a pele oleosa ou pegajosa depois do uso. Apresentam 2 faces diferentes para 2 ações distintas:  em uma face , é um esfoliante que elimina suavemente as impurezas e as células mortas da pele, e a face lisa, que limpa com eficiência e retira qualquer tipo de maquiagem. (R$45,00)

O Lenço de Limpeza Micelar Routine da Hinode para todos os tipos de pele é dermatologicamente testado (R$ 24,90). Da marca, ainda, o Shampoo a seco H-Expert, que deixa os cabelos com aspecto limpo, solto, sem oleosidade ou frizz e em versão 50ml para levar na bolsa (R$ 26,00)

Da Caudalie, a Água de Beleza contém 100% de ingredientes de origem natural, como óleos essenciais que despertam a beleza da pele e acalmam. Contém Uva, Flor de laranjeira, Rosa, Erva-cidreira biológica, Alecrim. O produto fecha os poros e promove a luminosidade da pele. A embalagem é reciclável. (30ml – R$89,00) . E a Água de Uva Orgânica  contém uma dose de suco de uva orgânica e fórmula rica em polifenóis, polissacarídeos e minerais, que ajudam a manter a hidratação da pele e é absorvida instantaneamente.

O Boticário desenvolveu produtos para homens e mulheres com propostas que atendem a novos conceitos: Men Shower Gel 3 em 1 traz uma fórmula revigorante, que limpa os fios, deixando os cabelos brilhantes e a pele macia (R$26,90). Para eles também, o Men Hidratante Protetor Multi 6 em 1, um creme completo para homens práticos; combina proteção contra os raios UVA e UVB, ação anti-idade, hidratação prolongada, antibrilho, pós barba, além de conter diversas vitaminas para nutrir a pele.

Para as mulheres, a marca desenvolveu  produtos multifuncionais e  está atualizando suas linhas de produtos trazendo a identificação de produtos veganos – 30% do portfólio da categoria maquiagem contém itens sem nenhuma matéria-prima de origem animal, para atender a demanda cada vez mais frequente dos consumidores. por produtos com essa característica.

Boticario

O Boticário atualizando linhas com identificação vegana

“Estamos em um movimento crescente de substituição de matérias-primas de origem animal para vegetal, mineral, biotecnológica ou sintética – sempre mantendo o foco na qualidade, performance, estabilidade, segurança e eficácia dos produtos”, afirma o diretor de Marketing do Boticário, Alexandre Souza.

Alguns exemplos desses produtos: Make B. Foil Fancy, Radiance e Glamour – prodtuo que pode ser usado como batom, sombra, iluminador e blush, possibilitando a criação de diversos looks e é um produto Vegano, assim como Intense Duo Máscara para Cílios Perfect Doll, para deixar os cílios mais alongados e com 8 vezes mais volume. O pincel de um lado penteia e alonga os cílios e o outro oferece definição e, ao mesmo, tempo volume. Make B. Mousse de Limpeza Tonificante 2 em 1 Skin, foi especialmente desenvolvido para remover impurezas e tonificar a pele em um único passo. Sua fabricação utiliza um processo 100% a frio, o que significa menor consumo de energia reduzindo o impacto ambiental. Além disso, ele tem redução de eco toxidade, ou seja, é um produto com menor impacto na água e é um produto Vegano.

A marca trabalha ainda com logística reversa, para a captação de embalagens em suas próprias lojas e tem produtos com embalagens ecológicas, como Nativa SPA Pitaya Açúcar Esfoliante Óleo Desodorante, feita com PET reciclado, o que significa que a empresa incorporou às embalagens da linha, o equivalente mais de 40 mil garrafas de refrigerante de 2 litros. A base líquida Intense Base Líquida Mate Superfix e Cuide-Se Bem Deleite Loção Hidratante Desodorante Corporal, 400ml ambos os produtos têm embalagens feitas com plástico vegetal , derivado da cana de açúcar, o que evita a emissão de gases de efeito estufa. Além disso suas fórmulas utilizam um processo 100% a frio, o que significa menor consumo de energia, reduzindo o impacto ambiental.

Fornecedores

Mônica Batistela, coordenadora de Marketing do Segmento de Cosméticos da quantiq, uma empresa do Grupo GTM diz: “A busca por produtos multifuncionais é uma tendência recorrente e que veio para ficar, com a diminuição do tamanho das moradias nos grandes centros urbanos, cada espaço economizado é valioso, inclusive na pequena prateleira do banheiro do apartamento. Outro fator que traz perenidade para movimento é a falta de tempo do consumidor. Quem não chega no final do dia precisando de mais algumas horas para terminar de resolver todas as coisas do dia-a-dia? Então, o tempo para o cuidado com a beleza também é limitado o que todos buscam é um produto que limpe, tonifique, hidrate, rápido, barato, portátil e ainda seja anti-idade. O esperado é realmente um milagre em um pequeno frasco.”

Para os cabelos e a pele, Ajidew NL 50 (Sodium PCA) da Ajinomoto,  é um umectante natural derivado do ácido glutâmico tendo ação de recomposição do fator natural de hidratação da pele e cabelos, proporcionando além da hidratação toque macio e seco, desejável sensorial para as formulações de cuidados com a pele, melhora a maleabilidade dos fios úmidos ou secos trazendo outra gama de produtos para aplicação, retarda ainda o desbotamento dos fios quimicamente coloridos e promove o aumento e cremosidade da espuma em sabonetes.

Olivem 1000 é um outro ingrediente multifuncional,  um emulsificante ativo derivado da oliva que forma uma barreira biomimética na pele, com uma combinação complexa de ácidos graxos. Pode ser destinado a primers, filtros de proteção solar, máscaras de tratamento capilar, hidratantes corporais, rosto, mãos e unhas. E Farmal CS 3400, um ativo “talc free”, que pode ser usado em produtos de maquiagem que requerem o controle da oleosidade, xampus a seco, cremes e loções. É um amido bio-based derivado do milho, atua como agente de viscosidade e veículo em formulações cosméticas”.

Da Solvay,  HGL (hexilenoglicol), é um solvente de lenta evaporação com alto poder de solubilidade que atua como umectante, atua como um componente funcional não só na composição de fragrâncias, mas também como componente na formulação final de produtos para os cuidados com a pele (por exemplo, nas águas micelares), cuidados com os cabelos (xampus e tinturas para cabelo) e cuidados com o lar (em amaciantes e produtos de limpeza). É um produto sem toxicidade e biodegradável. Já a linha Augeo®, uma nova geração de solventes, tem sido bem sucedida globalmente por ser composta por produtos amigáveis ao meio ambiente e de alto desempenho. Augeo® Clean Multi, por exemplo, é um diluente utilizado na composição de fragrâncias, devido ao seu baixo odor, valorizando o perfil sensorial da fragrância feita pelos perfumistas, e à lenta evaporação, garantindo que o odor agradável dure por mais tempo. Por ser produzido a partir de fonte renovável, ele apresenta baixa pegada de carbono e não tem toxicidade oral e inalatória, o que o torna ideal também para utilização em aromatizadores de ambiente, como difusores de fragrâncias (reed diffusers) e aromatizadores elétricos de ambientes (plug-ins).