Ao iniciar em 2015 um processo de rejuvenescimento para atingir o público que foi perdendo ao longo do tempo, a Payot deu início a uma atualização também na sua comunicação com este público mais jovem, ao renovar embalagens, entrar nas redes sociais postando tutoriais de maquiagem nos principais canais e ao contratar a beauty blogger, ou a influenciadora digital Mariana Saad para assinar em parceria uma linha de batons líquidos e mate.

A marca, que até hoje é confundida com a Payot francesa – de produtos profissionais para esteticistas, hoje na França, também no varejo , mas apenas com produtos de skincare – chegou ao país em 1953 e vinte anos depois foi comprada pela família Grotkowski, que comprou a Payot que atuava no Brasil, licenciou o seu nome e passou a atuar como marca brasileira Payot.
Hoje a Payot, cuja proprietária presidente é a matriarca da família, Dirce Villas Boas Grotkowski atua em duas divisões: Profissional, com a área de estética e Consumidor Final, com produtos de cuidados com a pele e maquiagem para venda no varejo.

A divisão Profissional mantém o atendimento e produtos profissionais para estética e uma Escola de Maquiagem e Estética e Serviços na Chácara Santo Antônio, em São Paulo. A Divisão Consumidor Final vende para lojistas, como a Renner, para as lojas Riachuelo que incluem a área de perfumaria, além de grandes lojas de cosméticos (onde atua fortemente), perfumaria e drogarias.

A partir de 2015 a marca passou a investir em novo design para as embalagens, modernizando-a, mantendo suas fórmulas eficazes, elementos que a tornaram uma marca querida entre as brasileiras. Assim o clássico azul e dourado das embalagens deu lugar a um não menos clássico, mas mais atualizado preto e branco. “Também começamos a trabalhar o lilás, uma referência da marca, para compor a estampa do lado de dentro da cartonagem. Trabalhamos também no refino do Logo e das letras para o design das embalagens de skincare e maquiagem”, conta Flávia Montebeller, diretora de marketing da Payot.

As embalagens de produtos para os cuidados com a pele, ganharam as práticas bisnagas flip top e um vistoso laminado nos cartuchos, destacando os apelos dos produtos em sintonia com os novos tempos de autosserviço, que aproximam os clientes dos produtos. Também foram criados móveis personalizados em algumas lojas, de acordo com demandas específicas, como por exemplo para a Riachuelo, que passou a incluir em algumas de suas lojas uma área para perfumaria e beleza (40 lojas atualmente e até o final do ano serão outras 116 unidades).

Na linha de cuidados para a pele, a marca disponibiliza seis produtos com embalagem redesenhada para o consumidor final, sendo o produto carro-chefe Payot Complexo Vitamina C. “As fórmulas são muito boas por isso foram mantidas, mas foram criados novos produtos, ” diz Flávia. E para a linha de maquiagem, que conta com mais de 100 itens, foram desenvolvidos a Base Mate HD, o Corretivo Líquido HD e a coleção de batons Liquid Mate.

Para divulgar seu novo perfil a Payot lançou mão das redes sociais. “Usávamos o nome Payot Brasil nas redes sociais para divulgar a nova Payot, que se tornou conhecida da nova geração através de blogueiras do Best Friends, que divulgam a marca através de uma parceria com a marca. Divulgam ainda a maquiagem Payot as influenciadoras Alice Salazar, Mariana Saad e a atriz Monique Alfradique e os tutoriais de maquiagem no Youtube.

A inspiração para a nova Coleção de Batons Mariana Saad por exemplo, veio de pesquisas de tendências no Brasil e no exterior, além das preferências da blogueira. “A influenciadora é uma estratégia de marketing, para nos aproximarmos do público jovem e a escolha da Mariana aconteceu por ela ser uma influenciadora digital carismática, além de ter um histórico afetivo com a marca, já que ela começou a se maquiar usando os produtos Payot de sua mãe” conta Flávia.
“A maquiagem mate faz parte do meu estilo e o batom líquido com este acabamento é muito pedido pelas minhas leitoras para os tutoriais”, afirma Mariana.

De longa duração e toque aveludado, os batons são de alta cobertura e fácil aplicação, proporcionando cor intensa e acabamento uniforme. As cores transmitem diferentes estados de espírito e personalidades, ao gosto da beauty blogger. Cada uma delas ganhou um nome especial: Boca Nada em uma versão do nude apagado. Discreto e chique; Selfie , um nude em tom neutro; Amores, um tom nude mais rosado; Leitoras Lindas, um tom de malva marcante que continua na família dos nudes; Boca Tudo é a versão mais ousada de toda a coleção: uma boca escura em tom uva chique e a cara do inverno; Mulher batom vermelho poderoso e sensual.

A Coleção Payot Mariana Saad está disponível nas melhores lojas de cosméticos do país, por R$24,90 cada.