Que o mercado masculino está crescendo e que é um dos mais promissores do mercado, a indústria  de cosméticos e de higiene pessoal e perfumaria já sabe. O Euromonitor International apontou um crescimento em 2015 de 2,4% em relação a 2014 e até 2019 espera-se um crescimento anual de 7,1%, o que pode fazer do País o maior mercado mundial da categoria. Em outra pesquisa, realizada pela Mintel, 97% dos homens dizem que é importante cuidar da aparência e 26% se preocupam com os sinais de envelhecimento.

Sabe-se que a pele masculina possui características particulares quanto à oleosidade, por isso o desenvolvimento de produtos para este segmento deve considerar a fisiopatologia de condições estéticas como acne, foliculite, caspa e dermatite seborreica. Neste movimento, características de comportamento masculino como conveniência, praticidade e simplicidade influenciam a decisão de compra e manutenção do tratamento, demandando ao mercado soluções multifuncionais com eficácia comprovada.

O que buscamos destacar aqui é o esforço da indústria de higiene pessoal e de cosméticos para atender a seus mais recentes e promissores consumidores, que quando gostam de uma marca ou de um produto, são mais fiéis a elas do que as mulheres, que dispõem uma infinidade de produtos e marcas à sua escolha. Assim, agradar a este público com produtos diferenciados – seja na proposta, na formulação ou na embalagem -, é crucial neste momento de crise econômica.
Johnnie_Ponto9

A Ponto 9 Cosméticos se baseou em uma pesquisa desenvolvida pela JWT para desenvolver itens para cabelo e barba. A pesquisa entrevistou mil homens nos Estados Unidos e Inglaterra e apontou que os cosméticos estão cada vez mais presentes na vida masculina, graças a mudança de comportamento dos homens em relação à própria beleza, um fenômeno mundial que na verdade não é muito distante do comportamento dos brasileiros. A aposta para os próximos anos, portanto, está na consolidação de um consumo mais forte em cosméticos direcionados aos homens.
De acordo com a pesquisa da JWT, 54% desse público usa produtos para os cuidados com a pele (hidratantes e cremes para os olhos); 33% depila ou remove os pelos; 39% usa protetor para lábios; 29% faz manicure; 24% investe em tratamentos faciais e 13% depilam a sobrancelha. Aqui no Brasil até mesmo homens viris, como os jogadores de futebol já mostraram na TV, em cadeia nacional, que apreciam cremes hidratantes tanto nas canelas e braços, quanto no rosto.

Na verdade eles aprenderam a se cuidar com as mulheres, de quem emprestavam e emprestam alguns produtos. Porque não se cuidar? Fica muito melhor…

Boticariomenonly

A linha Johnnie Black, da Ponto 9 foi  desenvolvida para o publico masculino que preza produtos e fragrâncias essencialmente masculinas, de perfume leve e fresco. Para o barbear a marca desenvolveu: Shave Cream – 2×1, creme para o barbear com ação hidratante (R$ 69,00); Beard Balm, que alinha os fios, pois tem ação anti frizz para a barba, deixando-a com uma aparência bem cuidada (R$ 59,00) ;  Beard Oil, um óleo hidratante com Vitamina E, de ação cicatrizante e, ainda, o Óleo de Absinto para minimizar a coceira após a barba mas que não deixa a barba oleosa. (58,00).

A marca disponibiliza ainda produtos ara os cabelos: Shampoo 3×1 , que pode ser usado durante o banho para os cabelos, barba e corpo  (R$ 44,00), Shampoo Oil Control com ativos nanotecnológicos, que atuam diretamente na glândula produtora de oleosidade retardando sua produção. Mantém o couro cabeludo saudável sem ressecar os fios. (R$ 112,50), Condicionador que deixa uma sensação refrescante no couro cabeludo e a Matte Pomade, uma pomada finalizadora com toque seco para modelar e estilizar, com alta fixação. Promove suavidade e maciez aos cabelos com um perfume cítrico e refrescante de limão siciliano. (R$ 65,00)

“O público masculino costuma ser mais fiel aos produtos que consome. Uma vez satisfeitos com determinado produto não vêem motivo para trocarem de item. Pensando nisso, a linha Johnnie Black busca atender a todos os detalhes como apresentação, perfume e desempenho, para tornar o produto a melhor opção de compra para os homens,” diz José Faria, diretor comercial da marca.

O Boticário traz na sua recém lançada linha Men Only dois produtos funcionais: MEN Only 2 em 1 para barba, em que as etapas de pré e pós barbear são resolvidas. Acalma a pele contra eventuais irritações, amolece os fios para facilitar o processo e forma um filme protetor hidratante. (110g, R$: 44,99) e a Loção Hidratante Corporal, para quem quer uma pele bem cuidada, mas dispensa aquela sensação pegajosa que alguns hidratantes deixam. Tem secagem ultrarrápida, textura leve e promove uma hidratação por até 48 horas.

“A vaidade tem um sentido completamente diferente para homens e mulheres. Enquanto elas falam de produtos específicos, muito tempo dedicado à este ritual e novidades o tempo todo, eles querem poucos itens, muita praticidade e comunicação clara daquele benefício. É mais uma questão de “estar bem cuidado, que ser vaidoso”. Então, criamos produtos com a proposta da multifuncionalidade que, acreditamos, possam estimular esse novo comportamento  com a praticidade que oferecem, “ diz Diego Costa, Gerente de marcas de Perfumaria de O Boticário.

A nova linha traz também MEN Only Desodorante Colônia, 100ml Uma fragrância impactante e intensa, que traz em sua essência a família amadeirada ambarada. O contraste de notas traz um mood contemporâneo, reforçando a identidade desse homem sofisticado e autêntico. (100ml, R$ 85,90)

“Pesquisas apontam que, entre os homens, assumir a vaidade não causa mais embaraço. Esse novo comportamento masculino, com um olhar mais preocupado com o seu visual e que se cuida não é apenas uma onda. Ele veio para ficar!” afirma Diego Costa de O Boticário.
Vichymen

Vichy (L´Oreal) traz Normaderm 3 em 1, que tem três formas de utilização: pode ser usado como creme de limpeza, esfoliante e máscara facial. O produto foi formulado com 25% de argila, que garante efeito peeling, deixando a pele com mais luminosidade e matificada.  Ideal para peles mistas, oleosas ou com acne. (R$ 64,90). Para os cabelos com problemas de caspa, a tecnologia Microbioma com Selênio DS* de Vichy Dercos Technique Shampoo Anticaspa reequilibra o microbioma do couro cabeludo, ao invés de simplesmente reduzir a colonização do fungo Malassezia. Além disso, nutre, acalma o couro e alivia a sensação de desconforto. (200ml, R$74,90). E Vichy Homme Mousse de Barbear, é uma loção de barbear que protege e repara até as peles mais sensíveis. (200ml, R$ 74,90)

A L’Occitane au Brésil tem na sua mais recente  linha masculina Cumaru, também desenvolveu uma deo colônia especial para acompanhar a fragrância que compõe toda a linha: Deo Colônia Cumaru (75ml, R$112,00). Além dela, o Desodorante Cumaru, proporciona 24 horas de proteção para as axilas, tem toque seco e rápida absorção na pele. Proporciona sensação refrescante e não mancha as roupas. (150ml, R$29,00 ); a Espuma de Barbear Cumaru, tem textura suave, boa espalhabilidade e é de fácil enxágue, facilita o barbear e diminui a irritação causada pela lâmina. (150ml, R$48,00); o Bálsamo Pós-Barba Cumaru para a pele do rosto, proporciona hidratação e suavidade para a pele, prevenindo vermelhidão e irritações causadas pela lâmina de barbear. (50ml; R$35,00 ). Para o banho, Sabonete Perfumado Cumaru. (90g, R$19,00) e o Shampoo Cabelo e Corpo Cumaru, prático ao combinar em um único produto os benefícios de limpeza dos fios e da pele, deixando-os macios e perfumados com uma fragrância amadeirada.( 200ml, R$44,00 ) Todos os produtos incluem o  extrato de Cumaru.

A Lowell desenvolveu Shampoo Hidratante Silver Slim cuja  fórmula exclusiva com pigmentos cinza prateados, que neutraliza os tons indesejados. Sua formulação valoriza os fios grisalhos e cabelos brancos. (240ml, R$ 81,00) e o seu Condicionador Silver Slim, que também apresenta pigmentos cinza prateados e ativos catiônicos para neutralizar os tons indesejados. (200ml, R$ 82,90 ) “A linha Silver Slim valoriza e realça o brilho dos fios grisalhos, neutralizando tons indesejados, com os pigmentos cinza-prateados que depositam-se nos fios. A matização é gradativa, ” diz Alvair Querido, gerente técnico da marca.

memphisbeer

A gaúcha Memphis apostou no prazer do banho dos homens brasileiros e criou um kit presente para o Dia dos Pais cuja embalagem lembra os packs americanos de cerveja. Senador Country traz sabonete e desodorante aerossol. O Sabonete Perfumado Hidratante tem alta durabilidade e excelente fixação do perfume. É formulado com ativo rico em ácidos graxos essenciais, vitamina A e E e óleo de girassol, que aumentam a elasticidade da pele, auxiliam no processo de cicatrização e previnem o envelhecimento, graças à ação antioxidadante. O Desodorante Aerossol Senador Country traz proteção antitranspirante por 48 horas, jato seco e fórmula sem álcool e sem triclosan. Age de acordo com a transpiração e contra as bactérias que causam mau odor. A caixa com três unidades de 130g cada custa R$ 11,90 e o estojo com dois sabonetes de 130g e um desodorante aerossol , R$ 20,85.

Surya Brasil e sua nova linha SapienMen trazem produtos de cuidados para o rosto, pele e cabelos. É 100% vegana, natural e orgânica e também a primeira coleção masculina de itens de beleza a receber a certificação orgânica Ecocert. Com: Sabonete Líquido SapienMen, de limpeza profunda e eficaz com hidratação perfeita para necessidades específicas da pele masculina. Contém Amaranto forma uma película protetora na pele, enquanto a Aloe Vera e a Acerola garantem hidratação e suavidade. Traz ainda extratos de frutas nutritivas e tem base 100% vegetal R$ 52,27. E o Óleo para Barba da linha Sapien Men nutre, hidrata e combate o volume dos pelos da barba, deixando-os saudáveis e macios ao toque, facilitando o penteado e dando grande sensação de limpeza. Tudo isso sem agredir a pele masculina. Entre os principais ativos do produto estão o Óleo de Macadâmia, Óleo de Argan, Óleo de Açaí, Óleo de Buriti e Óleo de Patauá.

BioExtratus

Da Bio Extratus, o Kit Bio Extratus Homem traz fórmulas multifuncionais, sem adição de sal e de parabenos. Seus produtos associam o poder dos ingredientes vegetais à tecnologia de última geração. Foram dermatologicamente testados e aprovados. São eles:  Shampoo 3 em 1 de limpeza, condicionamento e barbear. A fórmula multifuncional associa o poder nutritivo da cevada à refrescância da hortelã. Limpa e condiciona o cabelo; facilita o deslizamento da lâmina durante o barbear, deixa  a pele macia e perfumada. (R$ 22,82) O Gel Fixador é de alta fixação. Modela, fixa e dá brilho ao cabelo. Sua fórmula contém polímeros inovadores, o que garante um penteado de longa duração, sem deixar resíduos e ressecar o cabelo. (R$ 27,02) E o Shampoo Bio Extratus Cabelos Grisalhos Desamarelador Progressivo, elimina progressivamente o amarelado dos fios brancos. Associa o poder nutritivo da cevada à ação revitalizante da nogueira. Fortalece, amacia e realça o brilho prateado dos fios a cada lavagem sem alterar sua naturalidade. (Bisnaga de 250mL, R$ 22,82)

 

Fornecedores

Beraca – “Identificamos que as demandas por matérias-primas variam de acordo com aspectos culturais e de tendências próprias de cada região,“ diz Juliana Frutuoso, Gerente de Negócios da Beraca.  No Brasil, por exemplo, as maiores demandas que a empresa tem são os  produtos multifuncionais para rosto (anti-aging + controle de oleosidade + pós barba) e para os cabelos (cremes de tratamento que modelam + controlam oleosidade + tratam os fios). Como: Óleo de copaíba, recomendado para produtos capilares e corporais, ele promove ação anti-inflamatória e tem ação germicida, pois possui beta-cariofileno em sua estrutura, além de ser um bactericida natural. Triple A (Ativo Antiacne Orgânico) recomendado para auxiliar nos cuidados de peles oleosas e propensas à acne. Possui Beta-cariofileno, flavonoides e limonoides. ADA (Ativo Anticaspa Orgânico), que é indicado para aplicação no tratamento de cabelos secos ou propensos à caspa . Contém Beta-cariofileno e selênio, o que garante ação antisseborreica e atividade anti-inflamatória . E disponibiliza ainda o Óleo de Maracujá, que tem propriedades capazes de agir no tecido cutâneo e impedir a perda transepidérmica de água, preservando a hidratação natural da pele. Além disso, os ácidos graxos insaturados presentes em sua composição têm propriedades nutritivas e participam de vários processos bioquímicos e fisiológicos da pele.

A Gattefossé criou uma linha especial para esse público e aposta em duas preocupações frequentes tanto nos homens mais preocupados com a beleza quanto nos menos vaidosos: queda capilar e pele acneica/oleosa.

Cegaba Liquid, produto antiqueda capilar com resultados significativamente superiores e mais rápidos do que aos obtidos com o ativo farmacêutico Minoxidil. Testes comprovam sua eficácia em homens de diferentes faixas etárias (de 18 a 60 anos). Age no bulbo capilar, interrompendo a queda, estimulando o crescimento de novos fios e fortalecendo os já existentes. Cytobiol IRIS A2: possui uma composição rica em extrato de flor de lis, vitamina A e zinco, o que torna a sua ação bem completa. Regula a produção de sebo e combate rapidamente os sintomas da acne. Tem efeito anti-inflamatório, purificante e atividade bacteriostática. Estimula a regeneração da pele e a cicatrização, reduzindo as marcas causadas pela Acne. Reduz o brilho da pele e tamanho de poros. Outro ativo é Malt Secrets, ativo 100% natural, extraído do malte da cerveja. Sua composição é rica em polifenóis e seu método de purificação patenteado permite a extração de dímeros de polifenóis e de ácido ferúlico. Uma alternativa mais segura ao ácido kójico. Possui excelente capacidade antioxidante, inibindo a lipoperoxidação, o que o torna um ativo antienvelhecimento e de proteção. Testes também compravam atividade clareadora. Produto aprovado Ecocert e NPA.

A BASF entende que apresentando saúde, outras importantes características para os homens se desenvolvem, como energia, vitalidade, disposição, virilidade e boa aparência. “Os homens entre 20 e 45 anos são os mais exigentes e que têm maiores cuidados com a pele e cabelos. Os mais jovens são os primeiros a abraçar novidades e testar novos produtos, mas cada vez mais encontramos homens mais velhos usando produtos do segmento de personal care. Geralmente, a primeira compra por conta própria é de produtos que já conhecem, mas uma vez que descobrem que existem outras opções, as novas compras se tornam maiores e de produtos mais variados,” Flávia Zanella, responsável pelo segmento de skin e suncare de Personal Care da BASF para América do Sul . A BASF tem o Speci’MenTM um extrato de origem vegetal que tem como alvo agirna proteína versican, chave para as propriedades viscoelásticas e saúde da pele masculina. Speci’MenTM melhora a elasticidade e tônus da pele, reduz o volume e a flacidez de bolsas sob os olhos e melhora a aparência das rugas ao redor do nariz e lábios, diminuindo sua profundidade. Outro ativo para o mercado de beleza masculina brasileiro é o CetiolUltimate um emoliente volátil de origem natural. Esse ativo conta com benefícios como rápida absorção e o toque seco e macio, que tem uma combinação perfeita com o estilo de consumo do mercado brasileiro, baseado em homens que procuram se cuidar, mas sem gastar muito tempo para fazer isso.

A Croda disponibiliza Volarest™ FL, ingrediente modificador reológico de entrega objetivada adequado para quaisquer emulsões e géis em formatos spray, para cuidado da pele, fixação dos cabelos e proteção solar.

A Chemyunion desenvolveu Hygeaphos®, um ativo eficaz e cientificamente comprovado no tratamento multifuncional da oleosidade, prurido, eritema e descamação. É composto de ésteres biodegradáveis de xilitil fosfato obtidos de fontes renováveis. Suas hidroxilas livres de xilitol são responsáveis não apenas pela sua completa solubilidade em água, mas também pela sua eficácia anticaspa e antifoliculite. O produto é comprovadamente eficiente em testes clínicos, especialmente quanto a redução da oleosidade e inflamaçãona área barbeada.

De  acordo com  Paula Ramos, especialista de Marketing da Dow para Home, Institutional and Personal Care Solutions, os anos 2015 e 2016 apresentaram uma forte tendência para o estilo “hipster”, “lumberjack” (lenhador), deixando as barbas mais longas e cheias, contrariando o estilo metrossexual praticado nos anos anteriores. Assim, shampoos e cremes que possam lavar e condicionar cabelo e barba ao mesmo tempo, assim como pomadas modeladoras para uma melhor aparência e textura das barbas foram os produtos que mais brilharam como última tendência. Além disso, outra tendência são produtos para a pele dedicados especialmente às necessidades de peles mais grossas, oleosas e com pelos,que tragam o diferencial de “oil-free”, sem sensação de “pegajoso”, com acabamento mate e que proporcione sensação de refrescância, além de produtos antienvelhecimento e proteção solar. Assim a empresa disponibiliza UCONTM Fluid AP para desodorantes com os diferenciais “dry” e “sem manchas nas roupas”;EcoSenseTM e EcoSmoothTM Satin para shampoos e sabões líquidos e gel de banho trazendo condicionamento e refrescância; UCONTMFluid APEcoSenseTM, PolyoxTM e MethocelTM para formatos em espuma (espuma de barbear), que permitem a criação de uma espuma rica, macia e condicionante; e AcudyneTM e AculynTM para gel de cabelo; e essas duas linhas, juntamente com a de PolyoxTM, para as pomadas modeladoras de cabelo e barba.

A Evonik lançou  um novo conceito de Cuidados com a Barba (Beard Grooming), com diversas formulações, baseadas nas principais necessidades de homens com a barba: limpeza suave, hidratação, brilho e ação anti-frizz. “Nossas fórmulas são multifuncionais e limpam e hidratam não só a barba, mas também a pele do rosto por debaixo da barba, que por vezes fica ressecada devido muitas vezes ao uso de sabonetes e até mesmo xampus comuns para a limpeza, ” diz Amanda Caridad – Analista de Marketing – Personal Care / Nutrition & Care, da Evonik.

“Infelizmente, nem todas as tendências chegam rapidamente ao nosso mercado. O uso de maquiagem masculina já é algo recorrente em algumas regiões (Europa, Estados Unidos), com marcas famosas lançando linhas completas, como é o caso de Tom Ford e Marc Jacobs. Ambas as marcas lançaram entre 2013 e 2014 suas linhas de maquiagem masculina contendo corretivo, protetor labial, bronzer e até mesmo rímel para realce do olhar. Por mais inovador e promissor que este conceito seja, nossos consumidores ainda não estão preparados para recebê-lo. Mas aos poucos os consumidores vão se familiarizando com a neutralidade de gênero para, a partir daí, aceitarem esse tipo de produto no mercado de produtos masculinos,” conclui Caridad.