A desaceleração econômica, menos viagens de feriados e preços promocionais afetaram negativamente as vendas de cuidados com o sol no ano, com um declínio do valor atual muito mais fraco do que o do CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 3%, de acordo com dados da agência Euromonitor Internacional, de inteligência de mercado. A intensa chuva durante a temporada de verão também prejudicou o desempenho de vendas desses produtos.

Mas o Brasil é o 3º maior mercado de Proteção Solar no mundo, com quase U$1 bilhão em 2016, segundo a agência de pesquisa de mercado. E, apesar da recessão econômica, os cuidados solares adultos premium registraram um desempenho muito melhor do que os cuidados solares adultos de massa em 2016, com crescimento de 13% para o primeiro contra um declínio de 12% para o último, concluiu a agência.

As marcas de dermocosmeticos, posicionadas como produtos premium, geraram um aumento na participação de valor, principalmente em farmácias / drogarias, apontando para as loções e óleos de uso solar, como os mais usados no Brasil, entretanto os sprays estão ganhando relevância pela praticidade.

Pesquisa da Aptar Beauty+Home, empresa global de soluções em sistemas de distribuição de embalagens, apontou que a categoria dos protetores solares está em alta na cesta do consumidor no Brasil. Na pesquisa, 68% das pessoas ouvidas relataram usar algum tipo de creme ou loção protetora. 25% estão interessados em proteção solar com benefícios antienvelhecimento e 20% dos usuários brasileiros afirmaram usar produtos desenvolvidos especificamente para o próprio tipo de pele, 23% se sentem seguros usando produtos de proteção solar para pele sensível e em 12 meses, 27% dos lançamentos de proteção solar na América Latina foram comercializados como sendo adequados para peles sensíveis, dos quais 66% eram voltados à categoria “kids”.

A cada ano as marcas buscam agregar valor aos seus produtos, que apresentam cada vez mais tecnologia, nos filtros – químicos, físicos e, agora, já com ambas as propriedades (veja entrevista com a Dermatologista Ana Coutinho), quanto na oferta de maiores benefícios, como antioxidantes, anti-idade ou texturas mais fluídas e mais secas, além das embalagens, cada vez mais práticas e seguras.

Sundown
Johnson & Johnson por exemplo, é uma das empresas que apresenta entre os lançamentos em seu portfólio deste ano, produtos que atendem diferentes necessidades e tipos de pele, que vão além da proteção solar, agregando elementos extras para quem busca efeito matte, antioxidante, controle de brilho ou alta resistência. SUNDOWN® Praia & Piscina, oferece tripla proteção contra os raios UVA/UVB, cloro e água salgada – e três vezes mais resistência à água. ( FPS 70 (120 e 200 ml, R$ 47,90 e R$ 54,90 respectivamente). NEUTROGENA® Sun Fresh Facial FPS 60 tem textura gel-creme de rápida absorção e partículas que controlam a oleosidade e o brilho, por 12 horas. (50 ml, R$ 64,90) e de sua marca Premium ROC® é ROC® MINESOL® Oil Control Sérum Antioxidante com FPS 30, desenvolvido especialmente para a pele dos brasileiros. Traz benefícios como proteção solar antioleosidade e anti-idade, com textura de sérum invisível. (50g, R$ 74,90). Outra lançamento MINESOL® Actif Unify Tinted Fluid, combina efeito clareador e cobertura natural com fator de proteção 60. Disponível em duas tonalidades para ajudar a uniformizar o tom da pele. A textura fluída é fácil de espalhar e tem rápida absorção. (30g, R$90,00)

SkinCeuticals ( L´Oréal) traz para o país Physical Matte UV Defense FPS 50, um protetor solar 100% mineral para peles oleosas da marca, que combina em um único produto alta proteção solar, ação antibrilho, cobertura natural e efeito mate com textura ultrafina, para não pesar na pele. Contém filtro mineral, que age como um espelho na pele refletindo os raios, proporciona alto nível de proteção graças a sua composição exclusiva: 4% de óxido de zinco e 9% de dióxido de titânio, ambos micronizados, que evitam o efeito a pele esbranquiçada dos filtros físicos comuns, além de reduzir a obstrução dos poros, o que é muito conveniente para a pele oleosa. Contém ainda Sílica Aerada, uma tecnologia de absorção da marca que ajuda a reter a oleosidade, garantindo uma pele sem brilho por mais tempo. Uniformiza a pele, deixando-a com aspecto natural. Pode ser usado como primer, preparando a pele para receber a maquiagem, tem cobertura leve e esferas translúcidas com cor, que se adaptam a diferentes tons de pele. A textura mousse mineral ultrafina proporciona efeito blur, minimizando a aparência dos poros e imperfeições. ( R$ 129,00)

A Vichy está lançando Idéal Soleil Antiacne FPS 30, um protetor solar toque seco FPS 30 que protege a pele e ajuda a reduzir a acne. Sua fórmula de rápida absorção conta com um complexo antiacne, que atua ainda no controle de brilho e de oleosidade por até 9 horas. E, para o corpo, Idéal Soleil Hydrasoft Protetor Solar Corporal FPS50, tem textura leve, para uma proteção solar de alto poder hidratante, além de ação antioxidante, o que reduz os danos solares causados pela radiação Infravermelha A. A fórmula contém o filtro desenvolvido e patenteado pela L´Oreal, Mexoryl SX e Vitamina E e Glicerina.
Também da L´Oreal, a marca La Roche-Posay lança ANTHELIOS [XL]-PROTECT ™ FPS 30 e FPS 70. A fórmula une um sistema de filtros de amplo espectro – que previnem os danos dos raios UVB, UVA curto e UVA longo – a um poderoso complexo antioxidante, além da água termal de La Roche-Posay, que combate radicais livres. O produto proporciona por até 8 horas de proteção, com testes comprobatórios, além da sensação de frescor na pele. A textura leve e confortável é de rápida absorção (FPS30 – 200 ml – 49,90; FPS70 – 200ml – 64,90 e FPS70 – 120ml – 49,90)

A marca australiana Australian Gold entende que os brasileiros, assim como os autralianos, gostam de pegar uma cor e aposta em uma linha que apresenta tanto o Block Out (237 ml, R$ 179,80) , um protetor facial FPS45 e o Protetor Solar Kana Coffee FPS 50, quanto o Accelerator Instant Bronzer, para ser usado com protetor solar FPS30 ou, ainda, a Loção Aceleradora Velocity, que foi desenvolvida para ser usada com Protetor Solar 8. (ambos 237 ml, R$ 189,90 cada).

Avene

A marca francesa Avène acaba de lançar o seu Avène Toque Seco FPS70, considerando o clima úmido do Brasil, a pele oleosa ou mista dos brasileiros e a alta incidência de raios nocivos à saúde da pele, nas versões com e sem cor (R$ 79,90). A proteção exclusiva aos raios UVA, UBV, luz visível e infravermelhos ainda combina propriedades antienvelhecimento e antioxidante. Sua fórmula uniformiza a pele com toque seco. Mas a marca também oferece a opção segura do autobronzeador com proteção solar Avène Autobronzant, que contém Dihidroxiacetona + Eritrulose para manter um bronzeado natural e luminoso de forma progressiva. O DHA reduz o efeito alaranjado e deixa a pele com um tom uniforme e sem manchas. Além disso, hidrata a pele de forma intensa e por ter alta tolerância pode ser utilizado na pele do rosto, mesmo por peles mais sensíveis, pois inclui agente anti-radical livre (o 78% pré-tocoferil, precursor da vitamina E), que previne o estresse oxidativo da derme. Inclui ainda elevada concentração de Água Termal Avène, que é anti-irritante e calmante. (100 ml, R$89,90)

A Mezzo Dermocosméticos apresenta uma nova geração de filtro solares, que garantem 12 horas de proteção contra raios UVA, UVB, infravermelho, luz azul e luz visível com toque seco e ações anti-térmica e antiglicante, que evita a obstrução dos poros.
São 8 produtos que produtos, entre base para o rosto, pó compacto, garantem 12 horas de proteção contra raios UVA, UVB, infravermelho, luz azul e luz visível com toque seco e ações anti-térmica e antiglicante, que evita a obstrução dos poros. Os filtros fotoestáveis da Fotoactive previnem a ação de radicais livres e possuem na formulação a tecnologia Z-íon-Term, de minerais biotecnológicos que estimulam o processo rejuvenescedor e auxiliam na reposição de minerais.
Destaque para Filtro Solar Fotoactive Pró-D – FPS 30, com proteção contra os raios UVA e UVB, o produto possui ação antiglicante e previne contra o envelhecimento digital proveniente da luz azul e luz visível. Sem conservantes na composição, conta com tecnologia Pró D que permite a síntese máxima de Vitamina D cutânea sem interferir no FPS e possui ativos como luteína, ácido hialurônico, Vitamina E, Vederine, Cobre e Zinco que combinados promovem uma pele suave e hidratada. Pode ser utilizado por peles sensíveis (100g é R$ 157). Outro produto da linha, Fotoactive Bubbles Glass – FPS 60 Correction Color, com PPD 26, tonalizante, oferece proteção completa: UVA/UVB, Luz Azul e Visível (luz do computador, lâmpadas LED) Inframervelho, mas deixa a pele com aspecto natural e leve. Inclui a tecnologia Bubbles Glass (toque seco e aveludado e disfarça os sinais de envelhecimento da pele e preenche as linhas de expressão), Vitamina E, Luteína e P-Refinyl (diminuição dos poros, controle de oleosidade e reforça a estrutura da derme, através da síntese de colágeno). É oil-free, sem perfume, hipoalergênico e dermatologicamente testado. PPD 26. Toque seco. (45g é R$ 134,36).

A Shiseido desenvolveu Sports BB, protetor solar tipo BB Cream para proteger e nutrir a pele. Contém SuperVeil-UV 360™ que cria uma camada de proteção UV aderente à pele, prevenindo que raios UV alcancem qualquer ângulo do rosto. Contém também Profence CEL™, um complexo de ingredientes que ajudam a prevenir os danos da pele como a formação de rugas e manchas e WetForce, para impulsionar a proteção UV quando em contato com o suor ou água, além de ativos para efeito de luminosidade. ( R$ 329,00)

A Mintel há alguns meses apontou tendências internacionais da categoria, inclusive do Brasil, que apontam para produtos contra até três tipos de luz infravermelha (IF), luz azul (HEV), formas específicas de poluição como PM2,5, além de considerar agentes agressivos da poluição, ou neurológicos e as emoções do indivíduo no dia a dia.

Do Brasil o protetor Cosmobeauty Protetor Cosmo Block Antienvelhecimento SPF 75, da Cosmobeauty, é um protetor antienvelhecimento de toque seco, tonificante e antioxidante. Tem PPD 25, DMAE e polissacarídeos para proteger a pele de PM2.5 e PM10. Protege por até 18 horas e promove maior elasticidade, firmeza da pele e contorno facial. Ainda na América Latina, a Esika, empresa do Peru desenvolveu Esika Multiprotetor Solar Perfect Block Rosto & Corpo SPF 50+, que contém Skin Protect um complexo antioxidante que protege contra seis tipos de radiação – UVA, UVB, Infravermelho A, Infravermelho B e Infravermelho C e luz visível. E da França vem uma tendência que combina efeitos de proteção solar à maquiagem, com Garancia Ma Vap’ Bien Aimée Spray Fixador de Maquiagem. Ele fixa, e matifica a maquiagem, deixando a pele respira, protege contra a luz, com o ativo Buddleia, de elevado conteúdo de fenilpropanoide e níveis concentrados de verbascosídeos e equinacósidos.

Fornecedores

Com o clima tropical, as principais exigências dos consumidores brasileiros são: sensorial leve, não-pegajoso e rápida absorção. Com a crescente conscientização sobre a importância do uso diário do protetor solar, os brasileiros estão incluindo produtos multifuncionais em sua cesta de produtos cosméticos, optando por hidratantes faciais e maquiagens que possuam FPS, por exemplo.

A Evonik desenvolveu a linha de Personal Care com ingredientes que melhoram o sensorial e a estabilização de protetores solares, como TEGO® Care PBS 6 (Polyglyceryl-6 Stearate (and) Polyglyceryl-6 Behenate), um emulsionante versátil O/A PEG-free e 100% natural, que oferece estabilização de sistemas desafiadores, incluindo loções com alta carga de filtros solares muito fluídas e em spray. Potencializa a hidratação da pele e texturas inovadoras. TEGO® Feel C 10 (Cellulose), é uma alternativa 100% natural ao uso de microplásticos, e oferece alta performance no controle da produção de sebo e oleosidade, garantindo o desejado efeito matte em formulações para os cuidados corporais, faciais, maquiagens e protetores solares.
A Sensient Cosmetic Technologies continua a aumentar sua oferta de TiO 2 compatível com o mundo para aplicações de cuidados com o sol, com base em seu UVR TiO 2 e UVR TiO 2 AS de alto desempenho. Este TiO 2 ultrafino e seus tratamentos de superfície foram desenvolvidos para cumprir rigorosos regulamentos globais e fornecer clareamento extremamente baixo na formulação, trazendo proteção SPF muito alto.

A Galena atua no o conceito IN & OUT (uso oral e tópico) para benefícios potencilizados como proteção natural contra os raios UV e uniformização do tom da pele. Ainda agregam os benefícios antioxidantes e promovem luminosidade e maciez à pele, com: Carotenoides (IN): são pigmentos de cor amarelada ou alaranjada presentes na natureza que atuam como fotoprotetores, fortalecendo as defesas antioxidantes da pele, diminuindo os efeitos nocivos provocados pelas radiações UVA e UVB e prevenindo o envelhecimento e Topicaroteno (OUT) – Extraído do tomate, o topicaroteno é o único carotenoide incolor do mercado e ideal para formulações cosméticas. Proporciona ação anti-inflamatória e acumula-se na pele, protegendo-a dos radicais livres e ajudando a manter a integridade das proteínas de colágeno e uniformização do tom da pele, entre outros.
A Dow desenvolveu Linha EPITEX™ 66, um polímero líquido que permite ao formulador entregar benefícios como resistência à água sem comprometer o sensorial de protetores solares base emulsão. ETHOCEL™ STD 100 Premium: uma solução que pode ser utilizada em protetores solares corporais e labiais e óleos bronzeadores. A tecnologia mantém todas as propriedades de produtos à base de óleos, como brilho e hidratação, resultando em texturas óleo-gel fluidas a viscosas, de sensorial leve e agradável e de fácil aplicação, retirando o aspecto pegajoso, característico de formulações oleosas. SUNSPHERES™: polímeros em pó ou líquido que incrementam a proteção UVB/UVA de fi¬ltros orgânicos e inorgânicos em 50 a 70%, melhora o sensorial à pele e possui efeito “soft focus”, entre outros.

Embalagens

Na área de embalagem, a Aptar Beauty+Home desenvolveu a tecnologia a Bag on Valve (BoV), parecida com um aerossol, mas cujo conceito é airless. Com mais recursos, funcionalidades e maior proteção das fórmulas mais sensíveis, proporciona ao consumidor uma melhor experiência, já que o produto contido na embalagem – geralmente sprays, loções e gels – conta com funcionalidade em 360°, tem evacuação total e pulverização contínua.

Aptar
Dois produtos estão movimentando o setor: as bombas GS e o spray EuroMisty®. A primeira é uma pump de loção versátil que oferece diversas opções estéticas e benefícios funcionais. Feita a partir de um sistema modular que permite uma fácil personalização, ela também possui um sistema on/off de trava, que facilita o transporte. E a EuroMisty® , que oferece um spray de alta qualidade, com grande variedade de dosagens, insertos e atuadores que permitem uma ampla gama de combinações. A bomba é facilmente personalizável e tem a possibilidade de manipular até mesmo formulações mais difíceis.

Há muitos e novos produtos e ativos que agregam valor à categoria de proteção solar, o que vem conquistando o consumidor. Mas as muitas pesquisas em torno de filtros solares físicos e químicos  –  o que conta na verdade nesse tipo de produto – que aos poucos a tecnologia vem proporcionando cada vez mais a segurança necessária ao consumidor, além de conforto sobre a pele.