Este ano há, não apenas novos protetores solares com novas tecnologias, como novas aplicações em produtos. A maioria dos novos produtos trazem proteção à luz Este ano há, não apenas novos protetores solares com novas tecnologias, como novas aplicações em produtos. A maioria dos novos produtos trazem proteção à luz visível, são invisíveis na pele, não deixam vestígios esbranquiçados e trazem ativos antipoluição, entre outros benefícios. A leva de benefícios foi percebida e inserida pelas empresas em novos e inovadores produtos, em grande parte correspondendo a pesquisas de mercado mostrando o nível de profissionalismo das indústrias. É um dos anos mais ricos em proteção solar em termos de novas tecnologias e diversidade em produtos. Os consumidores correspondem aos esforços, utilizando proteção solar em maquiagens e aderindo à proteção solar na rotina diária e o mercado cresce.

De acordo com a Euromonitor, agência global de pesquisa de mercado, a proteção facial continua a ser um dos principais impulsionadores do crescimento no Brasil. Esses produtos vêm crescendo na medida em que aumenta a conscientização dos consumidores, impulsionada por dermatologistas, amplamente divulgada pelas mídias e as próprias empresas fabricantes. Foram muitos lançamentos este ano, veja abaixo em Produtos/Empresas.

As preocupações com a exposição solar no país decorrem do fato de os brasileiros gostarem de se bronzear e também pelo fato de a praia ser um destino de férias comum para muitos habitantes locais. Além disso, efeitos relacionados à superexposição ao sol são imediatos, como vermelhidão, irritação e ressecamento. A intensa comunicação sobre os efeitos negativos da alta exposição solar também contribuiu para aumentar a conscientização entre os brasileiros. E, apesar de ainda não fazer parte da rotina da maioria dos brasileiros, a proteção solar diária vem ganhando espaço nas prateleiras dos banheiros.

Os primeiros protetores solares comerciais do mercado eram muito diferentes dos disponíveis hoje. Eram gordurosos, pegajosos, não resistentes à água e afastavam o público masculino da proteção solar. A indústria de proteção solar evoluiu muito, tanto no nível e tipo de proteção quanto nas propriedades estéticas dos produtos, impulsionados pelas necessidades do consumidor e pelos avanços tecnológicos, como novas tecnologias de encapsulamento, novos ingredientes e sistemas de entrega.
‘À medida que um número crescente de consumidores locais incorpora a proteção solar em suas rotinas diárias, espera-se que as vendas continuem crescendo fortemente’, avalia a Euromonitor, que aponta para um melhor desempenho das fórmulas criadas para atender às necessidades locais no lugar de produtos mais generalizados.

A agência aponta que em 2017 o volume de varejo no Brasil, foi 12.497,6 litros, com projeção para 2022 de 13.684,3 Litros, um crescimento de 9,5%, correspondendo a 19,5% em Reais (R$ 3.928,7 milhões), o que faz do Brasil o segundo país em consumo no ranking global dos maiores consumidores de proteção solar, considerando o faturamento de vendas (em USD) em 2017, perdendo apenas para o mercado americano e à frente da China, Coreia do Sul e Japão.

O mercado de filtros solares evoluiu impulsionado pelas necessidades do consumidor e pelos avanços tecnológicos. As formulações de filtro solar foram além do câncer de pele e da prevenção de queimaduras solares para produtos que também protegem contra a poluição do ar e da luz visível e retardam o envelhecimento da pele. Além disso, a proteção UV é agora uma função essencial em todas as categorias de beleza. A proteção está no centro das preferências do consumidor e isso trará oportunidades para vários ingredientes de proteção solar nos próximos anos.

Produtos e Marcas:

A Natura adicionou proteção solar à sua linha Chronos trazendo o Protetor Clareador FPS 70 Chronos Claro Médio, que uniformiza o tom da pele, protege contra os raios UVB e UVA, clareia áreas escurecidas e previne o aparecimento de novas. A textura permite rápida absorção, toque seco e cobertura natural, não deixa a pele oleosa. Contém 0,35% concentrado de aroeira, ativo da biodiversidade brasileira obtido através da extração de folhas, que atua na primeira etapa da melanina, regulando sua produção e reduzindo a formação de áreas escurecidas. (: 50ml – R$89,00)

Natura

A empresa oferece também outros produtos em sua linha, como o Gel Creme Protetor Facial FPS 60/ FPUVA 20 Pele Mista a Oleosa Fotoequilíbrio (50 g – R$56,80); e a Loção Protetora Esporte FPS 60/ FPUVA 20, especialmente desenvolvida para proteger a pele antes de iniciar os exercícios físicos. Sua textura leve e não oleosa proporciona rápida absorção e pode ser espalhada facilmente. É resistente à água e suor por até 6 horas e não contém fragrância. (120ml, R$65,30).O portfólio de proteção solar da empresa inclui ainda o Fluído Protetor Spray Contínuo FPS 30/ FPUVA 10 um fluído protetor spray contínuo que proporciona alto rendimento. Contém 30 vezes mais proteção contra queimaduras solares (FPS) e 10 vezes mais proteção contra envelhecimento solar (UVA). Sua formulação fluida contém antioxidante, vitamina E e extrato de cacau, que permite hidratação prolongada à pele. A textura não oleosa permite rápida absorção e maior duração . (150ml, R$ 67,60)

Adcos2

A Adcos desenvolveu Fluid Shield Protection FPS 70, um filtro solar com Vitamina C para proteger a pele das agressões da radiação solar e da poluição. Desenvolvido especialmente para a pele brasileira, tem toque seco e limpo e é indicado para todos os tipos de pele. (50ml R$ 113, 00 o incolor e R$ 118,00 tonalizante). Da mesma marca o Protetor Solar Stick FPS 70 Incolor, oferece alta proteção solar com toque seco, não deixa resíduo branco e sua embalagem prática permite o transporte e aplicação sempre que necessário. É indicado para todos os tipos de pele e, para quem pratica esportes ao ar livre, apresenta excelente resistência à água e ao suor, garante a empresa. (12g R$ 124,00)

A marca disponibiliza também o Protetor Solar Fluid Máxima Proteção FPS 99 (50ml R$ 123,00) para peles sensíveis ao sol e que precisam de alta proteção UVA e UVB. É indicado para pessoas que precisam de cuidados especiais (sensíveis à exposição solar ou que já tiveram algum tipo de câncer da pele). O produto contém Ácido Hialurônico de baixo peso molecular em sua composição e um potente ativo antienvelhecimento.

Mary Kay

A Mary Kay traz três produtos para o verão brasileiro em edição especial: Protetor Solar FPS50, o Gel Restaurador Pós Sol e a Loção Corporal Autobronzeadora.
O Protetor Solar FPS50 oferece alto nível de proteção contra raios solares UVA/UVB. Tem textura leve e rápida absorção, apesar da fórmula cremosa, à prova d’água. É resistente ao suor por até 80 minutos e pode ser usado tanto no corpo quanto no rosto. Deixa a pele macia e hidratada. Indicado para todos os tipos de pele, é enriquecido com vitaminas antioxidantes (R$69,90) E o Gel Restaurador Pós Sol com sua textura em gel é leve e de rápida absorção, deixa a pele com a sensação de maciez e refrescância. Contém extratos botânicos que acalmam e repõe a hidratação da pele após a exposição aos raios solares. (R$54,90)A aposta da empresa é a Loção Corporal Autobronzeadora, prática para a rotina diurna ou noturna de cuidados com a pele. A fórmula leve e livre de óleo bronzeia e hidrata ao mesmo tempo, proporcionando cor natural e uniforme em apenas uma semana de uso. Pode ser usada tanto no rosto como no corpo para um bronzeado perfeito sem se expor aos danos do sol. (R$54,90)

A FQM Melora apresenta lançamentos da linha Heliocare FPS 50/FPS 90 e Color Nude Light Fps50/ Nude Bronze FPS 50 – agora nas versões adaptadas à pele brasileira, com textura leve e toque seco.
Heliocare Max Defense FPS 50, oferece Fotoproteção (raios UVA e UVB, infravermelho e luz visível) para todos os tipos de pele. Contém filtros físicos e químicos e Fernblock® XP (Extrato de Polypodium leucatomos). (R$69,90) Heliocare Max Defense FPS90 promove Fotoproteção aos raios UVA e UVB, infravermelho e luz visível. Contém Fernblock® XP e filtros físicos e químicos. É indicado para todos os tipos de pele. (R$79,90). E Heliocare Max Defense Nude Light E Nude Bronze, que é uma Fotoproteção (raios UVA e UVB, infravermelho e luz visível) com cor de base para uniformização da pele.Contém Fernblock® XP (Extrato de Polypodium leucatomos), óxido de ferro e pantenol. (R$79,90)

Shiseido
A Shiseido apresenta seus novos lançamentos de suncare, com produtos  inovadores, como o Hidratante labial repleto de frescor, com cor translúcida e alta proteção UV, com acabamento glossy e em 3 cores (laranja, rosa e azul turquesa, R$ 189).
O novo Ultimate Sun Protection Lotion FPS 50+ é um protetor solar para rosto e corpo, com fórmula transparente, sem agentes de proteção solar físicos esbranquiçados. Tem fragrância inovadora que cuida dos desagradáveis odores do suor, transformando-o em um aroma agradável e a Tecnologia WetForce™ que, em contato com a água e a transpiração reforça o véu de proteção da pele. (R$ 199)
Shiseido Wetforce Clear Stick UV Protective é um protetor solar em bastão de acabamento transparente que não suja as mãos e tem FPS50. Pode ser usado sobre a maquiagem. Também inclui a Tecnologia WetForce™ , a fragrância funcional e ainda, a Tecnologia SuperVeil-UV 360™, que protege a pele contra raios UVA e UVB e ajuda a reduzir a aparência do foto-envelhecimento. Seus ingredientes de skincare ajudam a prevenir danos à pele, como a formação de rugas e manchas. (R$199,00)

“O mercado de suncare tem evoluído muito nos últimos tempos, e a Shiseido continua surpreendendo com texturas incríveis e tecnologias inovadoras, entendendo as necessidades do mercado”, diz Fernanda Farias, Beauty Expert de Shiseido. Para esta temporada de verão, ela conta que a empresa está trazendo novas versões de protetores com a tecnologia WetForce, uma tecnologia que fortalece o véu de proteção solar quando entra em contato com água ou transpiração. “A nova fórmula ainda ajuda a reduzir os sinais do fotoenvelhecimento, com a exclusiva tecnologia Profense CELTM, que mantém a pele hidratada e suave”, diz.

Botic2

O Boticário traz as novidades Cuide-Se Bem Protetor Solar Facial SPF 50, de textura leve com rápida absorção. Protege com textura seca. (50g – R$48,90; 30). Para o corpo Cuide-Se Bem Protetor Solar Corporal SPF 30, também de uma textura leve que não deixa a pele pegajosa.( 120ml – R$ 44,90); agora contém SPF15 garantindo um bronzeado de sempre com maior proteção. Sua fórmula é leve e não deixa sua pele com aquela sensação pegajosa. Cuide-Se Bem Protetor Solar Óleo De Canela SPF15, agora contém SPF15 garantindo um bronzeado de sempre com maior proteção. Sua fórmula é leve e não deixa sua pele com aquela sensação pegajosa. Com proteção UVA/UVB, o produto também tem filtros fotoestáveis que mantêm o nível de proteção durante todo o tempo que estiver em exposição ao sol. A fragrância é canela! (120ml – R$ 44,90) Cuide-Se Bem Protetor Solar Corporal SPF15 protege enquanto deixa a pele bronzeada com SPF 15.( 120ml – R$ 41,90).
A linha traz ainda com uma novidade deliciosa: Cuide-se Bem Hidratante Labial – Morango e Leite/ Leite e Mel/ Caramelito, porque lábios também precisam de mais cuidado. O hidratante labial oferece o cuidado para a pele da boca, mais sensível e delicada, Hidrata por até 8 horas. É formulado com 10% de manteiga de Karité, ingrediente com propriedades altamente hidratantes, e vitamina E, que promove ação antioxidante para os lábios. Além disso, o balm ainda deixa os lábios protegidos das agressões externas como vento, sol e frio, com seu SPF 15. Todas as embalagens são feitas com plástico vegetal, derivado da cana de açúcar. Ou seja, a cada quilo de plástico usado na fabricação da embalagem, evita-se a emissão de 4 kg de gases de efeito estufa.

Australian Gold traz ao país o Protetor Solar SPF50 com proteção contra os raios UVA/UVB. Além da fórmula hidratante e antioxidante rica em óleos vegetais e composta de ativos naturais australianos, como a ameixa kakadu – fruta com maior teor de vitamina C do mundo, o roduto é livre de oxibenzona e octinoxato, componentes nocivos aos recifes de corais.E, ainda, livre de parabenos, PABA, corante e álcool. Spray Gel com Instant Bronzer está disponível no Brasil nas versões 237ml (R$69,90) e 125ml (R$ 49,90).

Da L´Orèal Anthelios Airlicium SPF 70 foi criado exclusivamente para o mercado brasileiro, com eficácia antiumidade e antibrilho e um sistema de filtros que possui a exclusiva tecnologia Mexoryl XL E SX, de ampla proteção contra raios UVA, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, conta com Água Termal La Roche-Posay, reconhecida por propriedades contra radicais livres. O produto oferece ainda uma poderosa combinação de ativos: Sílica: responsável por formar um suave filme de proteção sobre a pele; Octocrileno: filtro que age como bloqueador dos raios UVA e UVB e melhora a resistência do produto à água e Propilenoglicol: agente emoliente que adiciona maciez e sedosidade. O lançamento é hipoalergênico e composto por uma associação de tecnologias, [XL] Protect, Airlicium e PLA, para maior resistência do filme protetor. É também um protetor solar oil free, com fórmula resistente à água e de rápida absorção. (R$ 84,90)

Anthelios2
Da mesma marca Idéal Soleil Clarify SPF60 protetor solar que além de proteger da radiação solar, protege contra os danos causados pela luz visível, clareia as manchas solares e ainda uniformiza e matifica a pele, numa fórmula 4 em 1. (R$ 84,90). E, a maior novidade, Anthelios Color Dose, da La Roche-Posay, também desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. Trata-se de um pigmento mineral em gotas concentradas com Vitamina E + antioxidante, Oferece proteção, textura (adaptada para o tipo de pele) e cor. A aplicação é simples, basta misturar de 2 a 4 gotas do pigmento ao protetor solar (qualquer um da linha Anthelios), Em seis tonalidades diferentes para atender a diversidade de tons de pele da brasileira (R$ 49,90 cada).

Brenntag  disponibiliza uma alternativa aos filtros solares UV, com o Vegelight TiO2, um filtro solar físico, que pode ser aplicado em formulações fotoprotetoras e fotoprotetores físicos. Vegelight TiO2 consite em uma dispersão do dióxido de titânio em Vegelight, linha de alcanos voláteis provenientes do coco, que são uma alternativa verde/natural aos silicones voláteis. A dispersão consiste em 60% de TiO2 e 40% de Vegelight 1214 LC.

As empresas enfrentam dificuldades no processo para dispersar o dióxido de titânio durante a produção, implicando em perda de tempo e custos com mão de obra. A proposta do Vegelight  TiO2 é de apenas a empresa incorporar o produto no processo sem a necessidade de perda destes recursos, otimizando assim o seu processo. O produto traz os benefícios da proteção UV do dióxido de titânico, casado com os benefícios de toque seco, maciez e leveza do Vegelight 1214 LC. Trazendo proteção, maciez e suavidade as formulação protetoras aos raios UV.

Oportunidades

A também global agência de pesquisa de mercado Mintel, sediada em Londres, aponta algumas oportunidades para esse mercado, de acordo com o Relatório Mintel Bronzeador e Protetor Solar – Brasil de dezembro de 2016. Entre elas estão: o Benefício Antipoluição, que pode ser explorado em protetores em formato spray. Para 55% dos brasileiros eles são rápidos de aplicar e 35% estariam interessados no benefício antipoluição e 24% de protetor solar corporal em spray. Apesar disso, produtos no formato spray ainda não conseguiram se fortalecer no Brasil.
Garnier2Garnier Ambre Solaire Advanced Sensitive Spray Protettivo Viso IP 50 protege contra os raios UVA e UVB, fórmula não oleosa e antipoluição, com vitamina E e glicerina

Outra oportunidade apontada pela Mintel é Maquiagem com SPFà prova d’água. De acordo com a pesquisa realizada pela agência, 71% das mulheres entre 35 e 54 anos e 80% das mulheres com 55 anos ou mais usam esse tipo de produto, 60% das jovens de 16 a 34 anos afirmam o mesmo. Da mesma forma que posicionar os produtos de maquiagem que possuam SPFcomo sendo resistentes à água, para uso em piscina e praia, segundo a agência, pode impulsionar o uso entre essas mulheres mais jovens.

Com opções de aplicação tão variadas e tecnologias cada vez mais específicas,  a tendência de crescimento do mercado de proteção solar no Brasil é bastante promissora,  especialmente se considerarmos a variação de clima, umidade e etnias do país, além do gosto pessoal de cada consumidor. Assim, a criatividade é o limite…