Mãos falam e estão sempre à vista, assim como as unhas,  terminações dos dedos que se movimentam e atraem o olhar, especialmente para quem trabalha junto a um teclado.  Expressam cuidado, higiene e estilo, que chegam a  revelar muito sobre uma mulher. Portanto esmaltes, bases ou apenas meros cuidados, para quem prefere as unhas nuas, são  uma necessidade.

Os  produtos de tratamento que a cada dia vão surgindo para atender a consumidoras que precisam de um reforço para as unhas, algumas vezes enfraquecidas pelo uso sem cessar de esmaltes, vão ganhando corpo no segmento de mãos e unhas.  De óleos e ceras naturais a hidratantes e nutritivos para mãos e unhas, este nicho de mercado mostra sua face em discretos lançamentos: de séruns, protetores e fortalecedores das unhas, removedores de esmaltes menos agressivos a uma espécie de primer para ondulações da unha.

A agência global de pesquisas Mintel, desenvolveu no final de 2017 uma pesquisa específica sobre esses produtos e os novos claims para esse mercado.  São novas oportunidades em produtos que têm um público cativo e carente de novidades efetivas no cuidado com as unhas.

De acordo com a agência, a importância dos claims de cuidados com a pele em cosméticos de cor está se dirigindo agora para o segmento de unhas. “Marcas podem ganhar a atenção do consumidor, quando incluem mais benefícios em cuidados com as unhas em sua oferta de produtos, permitindo que os usuários cuidem das unhas em apenas um passo. E há uma oportunidade para as marcas de esmaltes criarem produtos que aumentem a saúde das unhas além de oferecer melhor aplicação”, diz Charlotte Libby, analista global de beleza e cuidados pessoais da Mintel.

Dados da agência de pesquisa apontam: 607 mulheres dos EUA, maiores de 18 anos, conectadas à internet fazem as unhas elas mesmas. 33% delas usam algum tipo de tratamento para as unhas e 28 %  delas usam algum tipo de tratamento para as cutículas. No Brasil, em 709 mulheres compradores acima de 16 anos , 17% das mulheres que compram esmaltes ou tratamentos para as unhas  estariam interessadas em máscaras de hidratação para as unhas. (Source: US: Lightspeed/Mintel, Brazil: Ipsos Observer Brazil/Mintel)

Com a categoria de tratamento de unhas interessada nos consumidores, as marcas internacionais estão trazendo inovações para este setor, e replicando claims vistos em tratamentos faciais.

Produtos de unhas noturnos, que lembram cremes noturnos, foram lançados pela Nails Inc em 2016 com o Overnight Detox Mask, máscara à base de Chá Verde, Açaí e espirulina, poderosos antioxidantes para estimular o crescimento saudável das unhas. US$ 15. E da marca Sally Hansen Moisture Rehab, para ser usado durante a noite. Hidrata e rejuvenesce unhas e cutículas com extratos de Orquídea Negra, Açaí e Algas.

Em um país em que unhas bonitas e bem cuidadas são culturalmente admiradas, as queixas sobre a aparência e saúde delas são frequentes nos consultórios dermatológicos.  A fragilidade das unhas é causada pela Síndrome das Unhas Frágeis (SUF) – uma condição que acomete 20% da população geral, mais comum entretanto nas mulheres. A SUF é um problema cosmético com alto impacto na qualidade de vida e é caracterizado pela diminuição da elasticidade e aumento da fragilidade da  parte visível da unha, devido à sua exposição a agentes químicos, cosméticos contendo formaldeído, presença de fungos e traumas repetitivos, como por exemplo, a digitação, afirma o site da empresa de dermocosméticos Mantecorp Skincare.
Mantecorp

Unedrat – Natural e dermatológico

A Mantecorp  Skincare lançou há cerca de dois meses Unedrat, um sérum hidratante e fortalecedor em formato de caneta aplicadora para o cuidado da saúde e fragilidade das unhas. Traz uma combinação de ativos com ação efetiva, que agem como fortalecedores, hidratantes, reparadores, formadores de barreiras protetora e antissépticos, além de reduzir e melhorar a aparência da cutícula. Contém Silício Orgânico Vetorizado, Óleo de Macadâmia, Glicídeos de Soja, Manteiga de Pêssego, Manteiga de Karité e  D- Panthenol.

Granado

Caneta SOS Cutículas, da Granado

No Brasil, justamente para as mulheres que trocam esmaltes até duas vezes por semana, ou mais, a Granado apresenta em seu portfólio a Cera Nutritiva para Unhas e Cutículas, com cera vegetal de cereais associada ao leite de aveia e uma combinação de silicones, pra hidratar e fortalecer as unhas que ficam ressecadas e quebradiças. (R$ 23,75). Da marca também a Caneta SOS Cutículas
Perfeitas, é enriquecida com Óleo de Girassol e Vitamina E. De acordo com a empresa, ele promove a renovação e hidratação imediata das cutículas, e proporciona brilho e maciez desde a primeira aplicação. (3,5g , R$ 30,00) E, ainda o óleo fortalecedor de Unhas , para ser aplicado e massageado nas unhas antes de dormir, deixando-as fortes e protegidas. (R$ 21,00)

 

A Natura tem na linha corporal TodoDia Flor de Cerejeira a Cera para Unhas e Cutículas Ameixa e Flor de Cerejeira, que fortalece as unhas e reduz a cutícula. É hidratante, contém óleos nutritivos em sua composição para devolver o brilho natural às unhas. (18g, R$ 23,80). Da marca ainda, os Óleos Concentrados Natura Ekos, que podem ser usados sozinhos para potencializar os benefícios para cabelos, pele e unhas.

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Natura – Cera para Unhas e Cutículas Ameixa e Flor de Cerejeira

 

Da L´Occitane o Creme para as mãos e Unhas Rosas, ajuda a nutrir, amaciar e proteger as mãos enquanto ajuda a hidratar as unhas. Contém manteiga de Karité, conhecida por suas propriedades nutritivas e hidratantes.

O Boticário
 apresenta em sua linha Nativa Spa Vinoterapia, um Creme Desodorante para Mãos e Unhas com FPS 15, que revitaliza e hidrata a pele por 30 horas, e ainda fortalece e restaura as unhas sem danificar o esmalte. Da mesma marca ainda, o Creme Hidratante Desodorante para Mãos e Cutículas Ameixa, de propriedades nutritivas e hidratantes deixa as cuticulas e pele das mãos  mais suaves. (75g, R$ 23,90)

Nativa

Nativa Spa Vinoterapia – Creme Desodorante para Mãos e Unhas com FPS 15

A Risque (Coty)  oferece uma linha completa para o tratamento das unhas, com: Sérum Reparador, cujo uso continuo proporciona hidratação de até 30% das cutículas e restaura em até 40% as unhas, dia a empresa. O Creme 2 em 1, que amolece a cutícula, hidrata por 24h e tem embalagem prática com bico aplicador;  Base Fortalecedora, para unhas fracas e quebradiças (em até 40%) e Base Niveladora, para corrigir falhas, ondulações e estrias, proporcionando unhas 60% mais resistentes.  A linha oferece ainda produtos específicos para esmaltação, com Seda Base, que protege as unhas para a esmaltação; Cobertura Brilhante que garante  durabilidade e brilho do esmalte por 7 dias e o Spray e Óleo Secante, que protege as unhas recém-esmaltadas contra poeiras, arranhões e borrões.

Da Kosmein, o fortalecedor de unhas que regenera unhas frágeis, quebradiças, onduladas, que lascam com frequência, deixando as unhas fortes, protegidas e saudáveis. Adere perfeitamente à superfície das unhas, garantindo resistência e proteção. Sua ligação orgânica com a queratina permite fortalecimento e crescimento saudável das unhas, prevenindo o ressecamento e escamação, diz a empresa. (10ml, R$25,00)

Uma ideia interessante é o Multifuncional nail make-up, da Nails Inc., que promete fazer os sulcos das unhas desaparecer, endurece imediatamente , além de corrigir qualquer descoloração. Da mesma marca o produto Sweet Almonds Powered da Matcha Nail Polish, formulado com uma base de óleo de amêndoa doce e enriquecido com um superalimento: matcha em pó poderoso e potente antioxidante.

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Multifuncional nail make-up – tendência alimentos

E, ainda, da Nail Paint Barry M Coconut Infusion traz uma mistura ‘única’ de água de coco e óleo de coco, para hidratar e nutrir suavemente as unhas.

Beauty In

Beauty In –  Removedor de Esmalte Express  beautylab

A brasileira Beauty’in, marca da empresária Cristiana Arcangeli, desenvolveu um removedor de esmaltes que não precisa de algodão e não resseca as unhas. Prático e eficiente, o Removedor de Esmalte Express beautylab elimina em questão de segundos todo o esmalte, sem o uso de algodão. Basta mergulhar o dedo no pote. Não contém formaldeído, tuoleno ou DBP e é livre de acetona. 75ml rende aproximadamente 1000 unhas (R$15,90)

Da marca ainda BeautyLAB, à base de colágeno e células tronco vegetais trata, fortalece e nutre as unhas em uma coleção de 28 cores exclusivas, e uma base fortalecedora. Os esmaltes vem em um vidro de 8ml e o valor sugerido é de R$10,90.

E da marca Nati Eliana conta com vitaminas, ativos e alta tecnologia capazes de tratar, fortalecer e devolver saúde e estética às unhas. Todos os produtos desta linha são 5FREE, livres de substâncias que podem causar alergias. A Base Power Vitaminas contém  Cálcio, Active-E, óleo de semente de uva, entre outros ativos, que formam um poderoso blend de vitaminas para proteção e revitalização das unhas.

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Nati Eliana – tratamentos fortalecedores 

A Base Proteínas contém  óleo de Melaleuca e seus ácidos, a base de proteínas visa auxiliar no fortalecimento das unhas, normalizando o crescimento e melhorando a resistência. A Base Salva Unhas, é amarga  e segura para  inibir completamente o ato de roer as unhas. E o Ultra Secante, com Óleo de Abacate, auxilia no fortalecimento das unhas fracas e quebradiças e na hidratação das cutículas. Até mesmo a Cobertura Brilhante, para finalizar a esmaltação e intensificar a cor e o brilho do esmalte, contém Omegas 3, 6 e 9, ativos que auxiliam no combate de processos inflamatórios das unhas e no crescimento uniforme das mesmas. : R$ 3,50 cada (frasco com 10 ml e pincel flat).
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Eximia – nutricosméticos fortaleedores

Outra aposta são os nutricosméticos fortalecedores. A Exímia por exemplo, desenvolveu o Fortalize Kera D que, entre outros benefícios, melhora a força, resistência, crescimento e integridade das unhas. Contém Vitaminas A, C, D, E, Biotina, Complexo B, Zinco, Magnésio e Ferro. (30 comprimidos, R$ 127,99)

A tendência  gastronômica também aparece nas unhas. Aqui no Brasil e em outros países, a preocupação com produtos químicos e  com os fatores estressantes,  leva o segmento a buscar novas inspiração em ingredientes e texturas, tais como:  cúrcuma, cenoura, leite e amêndoas, considerados benéficos para a saúde da pele e das unhas, oferecem novas oportunidades de mercado.

Em 2016, a Nails Inc lançou uma linha de esmaltes formulados com carvão para proteger as unhas contra poluentes e  proteção contra a poluição e os raios UV, que indicam novas abordagens.

Outra tendência apontada pela Mintel são os esmaltes que atendam à demanda sênior. O envelhecimento da população mundial, indica que as marcas de unhas podem se esforçar mais para atender a esses consumidores, que apresentam  unhas mais frágeis com a idade. Há oportunidades de produtos para hidratação, fortalecimento e uniformização, desenvolvidos especificamente para consumidores mais velhos. A tonalidade ‘Natural Pink’, da linha Shiseido Prior Nail BB Gel por exemplo, é uma tonalidade jovial para tonalizar ou esconder falhas e linhas verticais que aparecem em unhas envelhecidas, pois dá um acabamento radiante e suave às unhas.

Shiseido

Shiseido Prior Nail BB Gel – para o público senior

 

E mesmo a remoção de esmaltes, que  pode ser severa para as unhas e cutículas, pode receber inovações que aumentem os benefícios da remoção de esmaltes de unhas que podem encorajar a aplicação mais frequente de esmaltes. Treat Collection Gentle Nail Polish Remover, por exemplo, é suave, à base de soja. Sua fórmula é feita com óleo de argan puro e enriquecida com vitaminas. Enquanto a Kester Black lançou um removedor vegano à base de água.

Removedores de esmalte podem buscar tendências em cuidados com a pele, tais como limpeza dupla, texturas transformadoras e encapsulamento de óleo para criar produtos que atraiam mais os consumidores. Para Charlotte Libb, da Mintel, as empresas fabricantes de esmaltes poderiam tomar emprestado a linguagem e os formatos de limpeza da pele para criar removedores de esmaltes mais nutritivos, com benefícios como limpeza dupla e encapsulamento de óleo. “As marcas de unhas têm a oportunidade de se arriscarem mais em relação às funções do produto, ” diz.

No Brasil o mercado de unhas é muito dinâmico, mas pode ser mais ainda. É muito bom saber que há tantas oportunidades para formuladores e para fornecedores de ingredientes para este mercado.