Em um país onde as pessoas adoram tomar banho e lavar os cabelos, a praticidade dos xampus a seco demorou para cair no gosto dos brasileiros. Mas agora eles trazem  mais benefícios e  qualidade, chamando a atenção de um público ávido por praticidade, com a rotina extensa e rápida.

Trata-se de uma solução prática e à mão para compromissos de última hora em que não há tempo hábil para um banho completo – lavar, secar e arrumar  os cabelos.
Os xampus a seco permitem que da manhã à noite, do trabalho à pista de dança, as pessoas possam se apresentar renovadas, sem aquele aspecto de cabelo sujo. Eles permitem que os cabelos fiquem leves, maleáveis e cheirosos outra vez, pelo menos com as novas versões que estão surgindo.

Há dezenas de opções no mercado, geralmente importadas e caras, mas ainda poucas entre as marcas nacionais. No en tanto, as marcas globais fabricadas no país já perceberam uma categoria crescente e estão lançando  produtos eficientes e baratos no país.

Segundo levantamento realizado pela Unilever, oito em cada dez mulheres brasileiras ficam pelo menos um dia sem lavar os cabelos. E dependendo do seu tipo de cabelo, mais seco, oleoso ou com química, elas têm sentimentos diferentes nesse dia. Algumas amam o dia sem lavar, pois, sentem que seu cabelo fica mais bonito e definido no Day 2, em geral são aquelas que possuem os fios mais secos. Outras toleram esse dia, pois querem manter a química que fazem no cabelo durar mais. E tem também as que não gostam, pois eles ficam oleosos e perdem a forma e movimento.

O interesse em geral começa cauteloso, uma experiência em uma franja, um toque aqui e ali, depois vira agregador de volume, textura e até cor. Depois ele passa a ser levado para qualquer lugar.

Entre as marcas do mercado, há diferenças em desempenho e benefícios. Algumas agregam volume e são as preferidas por pessoas de cabelos finos e lisos. Elas utilizam xampus a seco mesmo ao longo dos fios para ganharem maior volume ou textura diferenciada… Há marcas que adicionam cores, como a Batiste, as que são indicadas para couro cabeludo mais sensível, como a Acure, que é certificada e vegana, mas a maioria delas pode ser utilizada até mesmo em fios com química, já que os componentes absorventes de oleosidade em geral são ingredientes naturais, como a tapioca e o arroz.

Batiste

Batiste
Traz o Batiste Shampoo Seco Castanho Escuro e Preto, que limpa sem o uso de água e ainda tonaliza, permite cobertura perfeita dos cabelos mais escuros, além de ajudar a disfarçar o crescimento das raízes brancas. Revitaliza os cabelos e remove o excesso de oleosidade, deixando-os com aspecto saudável e volume natural. A marca oferece também a versão Shampoo Seco Light & Blonde, que ajuda a estilizar e a manter os fios limpos e livres de oleosidade. A fórmula inovadora devolve o movimento natural aos cabelos instantaneamente, sem uso de água. Traz cor e textura aos cabelos claros e loiros além de proporcionar efeitos de luminosidade. Tonaliza os fios naturais de cor clara e loiros, disfarça os fios brancos, revitaliza e prolonga a cor de cabelos tingidos por mais tempo. (ambas as versões por R$ 42,50)
A aplicação em ambos os casos precisa que a embalagem do produto seja bem agitada antes de cada aplicação, que deve ser feita em pequenos jatos, a uma distância de 30 cm. É necessário também massagear e escovar os cabelos. Nas versões 50ml (R$ 18,90) e 150ml (R$ 31,90)
O xampu seco original da marca elimina o excesso de oleosidade dos fios, deixando os cabelos limpos e o couro cabeludo fresco. Revitaliza os fios, diminui o desbotamento da cor, além de prolongar o efeito de processos químicos e a fixar penteados.

LeeStanford

Lee Stafford
O produto além de mascarar as raízes oleosas, também deixa os cabelos com cheiro de frescor imediato. Contém amido de milho, que absorve rapidamente a oleosidade renovando os cabelos sem deixá-los pesados. (R$ 59,90) A versão Dark tem partículas de óxido de ferro, que não mancham a pele, além de facilitar a aplicação nas raízes escuras. A versão on the go do Dry Shampoo Original, dá para carregar na bolsa, no dia a dia. (R$ 51,90 e R$ 51,90, respectivamente)
A fragrância traz notas de saída de doce de chocolate, caramelo e framboesa. Nas de coração baunilha aveludada que se une a um fundo sensual de madeiras finas e almíscares. A marca é distribuída no país pela Multi B (Grupo Boticário)

Dove

Dove
Dove Care on Day 2 – Shampoo a Seco, reduz instantaneamente a oleosidade do cabelo sem precisar lavar e sem deixar resíduos visíveis, mantendo os fios com brilho e movimento. Sua fórmula, possui partículas capazes de absorver o excesso oleosidade, sem tirar o movimento dos fios e sem deixar resíduos visíveis. A fragrância, combate o mau odor deixa os fios perfumados e com sensação de refrescância. Portanto pode ser interessante até para quem não tem o cabelo oleoso, mas gostaria de mantê-los renovados e perfumados no Day 2. O resultado é um cabelo lindo, renovado e sem resíduos visíveis.
“Junto com Dove Care on Day 2 – Shampoo a Seco temos outros 2 produtos com fórmulas desenvolvidas no Brasil e pensadas especialmente para os cuidados dos cabelos das brasileiras, para todos os tipos de cabelos, e para diferentes usos, que deixam os fios lindos e cuidados, mesmo quando não são lavados”, conta Fernanda Gama, gerente de marketing da Unilever.
“Realizamos pesquisas e estudos com todos os tipos de cabelos para desenvolver a linha Dove Care on Day 2. O Shampoo a Seco se destacou pela fragrância e por renovar os fios sem tirar o movimento e sem deixar resíduos visíveis, o temido pozinho branco que alguns shampoos a seco costumam deixar,” revela Sueli Cagliari, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Unilever.

TReSemmé
TRESemmé Day 2 – Shampoo a Seco 2 em 1 também controla a oleosidade da raiz, condiciona os fios instantaneamente , deixando os cabelos renovados e macios. Assim como o Original, ele não deixa resíduos visíveis e pode ser usado para dar textura aos fios para criar um look com acabamento profissional. Indicado para cabelos normais a secos. Não contém sulfatos, sal ou parabenos. (R$ 16,99)

Fernanda Gama, gerente de marketing da Unilver diz: “A rotina cada vez mais agitada e intensa e o desejo de se manter sempre linda estão cada vez mais latentes nas nossas consumidoras. Além disso, sempre existe aquele dia em que não deu tempo de lavar os cabelos, ou então que a mulher quer prolongar aquela escova ou penteado. Foi pensando nisso que decidimos lançar a linha Day 2, para atender a esta necessidade”

Pantene

PANTENE
Shampoo à seco Pantene Pro-V, a formulação contém tapioca, que prolonga a sensação de limpeza entre as lavagens. O produto à seco absorve a oleosidade e deixa uma sensação de frescor instantâneo sem necessidade de lavar com água, proporcionando um look limpo e renovado mesmo no dia seguinte da lavagem. R$ 21,00 em farmácias e drogarias e também online.
“O xampu a seco é hoje uma categoria que existe, que a consumidora brasileira precisa cada vez mais , mas a disponibilidade das marcas ainda era pequena. Lançamos em Outubro o xampu a seco da Pantene que além de remover mesmo a oleosidade dos cabelos nos dias entre as lavagens, ou nos momentos em que a mulher precisa,  não deixa resíduos. Conversamos muito com as mulheres queque trabalham e vão à academia e que muitas vezes deixavam de ir a compromissos sociais porque  os cabelos sujos não permitiam”, conta  Isabella Zakzuk, diretora de marketing da Procter & Gamble.

Schwarzkopf

Traz  a linha OSIS+ Boho Rebel Pigmented Dry Shampoo , também oferece tonalização para cabelos claros ou escuros, além de absorver a oleosidade, não deixar resíduos e adicionar textura. R$ 48. A marca traz também o Schwarzkopf Osis + Refresh Dust – Shampoo Seco – proporciona uma limpeza profunda, deixando os cabelos limpos, perfumados, com volume mas leves e brilhantes. (300ml R$ 130,00)

Mais marcas na Internet

QOD CITY AIR TOUCH – (150 ml, R$ 19,90)
EIMI Dry Me da Wella é um xampu seco que cria volume e textura controlada, para uma sensação de cabelos soltos e limpos. Sua fórmula contém amido de tapioca, que absorve a oleosidade dos fios. Cria volume e textura. (R$ 124,10)
TIGI Bed Head Oh Bee Hive! xampu a seco para todos os tipos de cabelo. Possui fixação leve e ajuda a dar um pouco mais de textura (R$ 83,90)
Shampoo a Seco Keune Design Dry Shampoo em Spray, tira o cheiro de oleosidade, deixa a raiz fresca e ajuda a fortalecer o cabelo, graças ao extrato de Bambu, presente na fórmula do produto. (75 ml, R$ 34,90)
Da Kloraine Shampoo a Seco c/ Leite Aveia Spray couros cabeludos sensíveis, com Amido de Milho e Arroz e microesferas e sílica absorventes naturais eliminam sujeira, oleosidade e odor. (150ml, R$ 66,64) no site Care to Beauty
Da Joico Instant Refresh Dry Shampoo a Seco (R$ 148,90).
A Cless, marca nacional de produtos profissionais para os cabelos tem uma opção ideal para ser usada por quem tem passou por processos químicos: 200 ml, R$ 20,39
A marca brasileira de dermocosméticos Aspa  tem uma opção para couros cabeludos sensíveis: 150 ml, R$ 17,91
Oscar Blandi (único que não é em spray): 70 gramas, R$ 95,00
Da Acure, o Dry Shampoo for Brunette to Dark Hair R$ 34,89 tem certificação orgânica da USDA. A formulação contém cacau e alecrim. Sem parabenos, sulfatos, ftalatos, silicones, óleo mineral ou petrolato, e vegano. (no site iherb)

Apesar de os xampus a seco serem um quebra galho muito prático, para serem usados entre lavagens dos cabelos, em dias de pouco tempo e muito evento, para disfarçar a oleosidade ou quando uma gripe forte ou o frio nos impede momentaneamente de lavar os cabelos, é bom lembrar que eles não são substitutos para a lavagem adequada do cabelos, com água e xampu tradicional à base de água. O couro cabeludo precisa ser higienizado adequadamente e regularmente para evitar doenças e irritações  no couro cabeludo.