Terceiro e último dia da Beautyworld Middle East, feira para o mercado de beleza e cuidados pessoais em Dubai, que este ano contou com 1.790 expositores de 66 países. É a feira mais importante da região, já que Dubai é um mercado que funciona como plataforma de expansão para outros mercados do Oriente Médio e África (MEA – Middle East and North Africa), um mercado que, de acordo com analistas da Euromonitor é estimado em US $ 34,9 bilhões em 2019, um aumento de 8% em relação ao ano anterior (US $ 32,4 bilhão).

Esse número deverá crescer para US $ 43,4 bilhões em 2022, de acordo com a EMI, tornando a região MEA um dos mercados que mais crescem no mundo para cosméticos, cuidados com a pele, fragrâncias, cuidados com os cabelos, cuidados masculinos, higiene pessoal.
“Como uma das três principais três feiras do mundo para beleza, cabelo, fragrâncias e bem-estar, a Beautyworld Middle East continua a descobrir todo o espectro de produtos que atendem a este vibrante mercado regional”, disse Elaine O’Connell, Diretora de Exibição da Beautyworld Middle East.

 

Experiências de Varejo e produtos de beleza

A Beautyworld Middle East é, há mais de duas décadas, plataforma de lançamento de expositores, entre as empresas que se apresentam este ano está a coreana lululab, que está lançando seu AI Skincare Assistant LUMINI – um quiosque AI Skin Analysis que usa Inteligência Artificial (IA), deep learning e big data para analisar a pele de um cliente e recomendar os melhores cremes para cuidados com a pele análise em tempo real.

O CEO da lululab, Yongjoon Choe, explicou que o quiosque da LUMINI tem uma tela sensível ao toque com uma câmera multi-espectral para capturar um rosto inteiro, levando 10 segundos para analisar as seis maiores preocupações da pele como rugas, pigmento, vermelhidão, poros, sebo e acne.
“O quiosque da LUMINI é uma máquina de auto-experiência que analisa problemas de pele de uma forma divertida e interessante”, disse Choe. “Os consumidores têm uma imagem do aspecto da pele de seu rosto ao usarem produtos corretos e uma imagem do aspecto da sua pele se não usarem os produtos certos para os cuidados com a pele.”

Choe disse que, uma vez que a LUMINI captura e analisa o rosto de um cliente usando AI, fornece uma recomendação de produtos e um QR-code com um relatório de análise que os clientes podem acessar através de seus telefones celulares: “Graças à tecnologia AI, deep learning e big data, a LUMINI recomenda os melhores produtos e serviços para a pele dos clientes ”, disse ele.

“Ele permite que os consumidores analisem suas próprias peles gratuitamente, fornecendo informações transparentes, claras e independentes sobre as condições da pele e sugestões pessoais baseadas em dados reais de análise da pele que os consumidores podem confiar quando compram produtos”.


Hairstyle

Um dos mais procurados cabeleireiros de Hollywood, Polko, cuja relação de clientes celebridades inclui: Kim Kardashian, Gigi Hadid, Chrissy Teigen, Poppy Delevingne e Hailey Baldwin,disse em em uma de suas sessões de estilo hoje, que paletas de maquiagem, roupas e acessórios são as três principais tendências que moldam o hair style em 2019: “As paletas de maquiagem formam as tendências do cabelo. As pessoas estão trabalhando com mais paletas de blush e bronzy e isso exige cabelos mais finos e brilhantes.


Evento Global

A Beautyworld Middle East é organizada pela Messe Frankfurt Middle East e abrange os seis grupos de produtos Cosmetics and Skincare (500 expositores); Máquinas, Embalagens, Matérias Primas e Fabricação por Contrato (400); Suprimentos de cabelo, unhas e salão de beleza (360); Fragrâncias e Fragrâncias Acabadas (200 expositores), Higiene Pessoal e Higiene (200 expositores) e Natural e Orgânico (110 expositores).

O sabor global é sublinhado por 25 pavilhões: Argentina, Brasil, Califórnia, China, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Itália, Japão, Coréia, Marrocos, Paquistão, Cingapura, Espanha, Taiwan, Tailândia, Turquia , GCC, Reino Unido, EUA e pela primeira vez em 2019, Bélgica, Jordânia, Romênia e Lituânia.

Este ano além da Abihpec  – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos  e seu programa Beautycare, leva empresas brasileiras para a feira desde 2003, quinze empresas brasileiras expõem no estande da Confederação Nacional da Indústria (CNI): Fina Flor, Veom Trading, SGRDPRO., Flora Brasil, Clorofitum, D’Natuur, Oxyon Cosméticos, Phyto Ativo, Kayoah, Amitys, Fit Cosmetics, Felps Professional e a Toollon.

Elas participaram de missão organizada em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, liderada pela Federação da Indústrias do Estado de Goiás.

Para a Oxion Cosméticos esse é o primeiro passo para entrar no comércio internacional. De acordo com a empresa, a intenção é abrir mercado entre os países árabes, que busca produtos de alisamento brasileiros à base da queratina. A Cosmetria, empresa de Belo Horizonte, desenvolve produtos com proteína de trigo, voltados para cuidados e hidratação. A marca foi criada para o mercado externo, com embalagens em inglês, registro nos Estados Unidos, mas com foco no mercado árabe, onde comercializa sabonetes, óleos, xampus e máscaras com ingredientes naturais, entre eles, o chá verde, alecrim, cacau e florais de Bach.

A participação de empresas dos Emirados Árabes Unidos também é forte – 168 empresas locais abrangendo 7,3 mil m² de espaço para exposições. As principais empresas locais em 2019 incluem o Grupo Nazih, a Sawaya Trading, a Creative Beauty Source, a Gharieni, a Swiss Arabian Perfumes e a Premier Cosmetics.