Beraca, fornecedora global de matérias-primas provenientes da biodiversidade brasileira, leva para a in-cosmetics Global 2018 (17 e 19 de abril), em Amsterdã a Manteiga de Tucumã, como alternativa limpa e eficiente ao uso de alguns tipos de silicones em produtos destinados aos cuidados com a pele.

“A Manteiga de Tucumã é um exemplo de ingrediente ativo alinhado ao posicionamento da Beraca, que aposta na vegetalização das fórmulas e na substituição de componentes químicos por soluções naturais e sustentáveis”, ressalta Juliana Checon, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.

Rica em ácidos graxos poliinsaturados, a inovação tem como diferencial o fato de não ser hidrogenada (livre de componentes nocivos à saúde) e de possuir composição estável – ou seja, as suas características físico-químicas não se alteram ao longo do tempo. Além disso, a manteiga conta com propriedades sensoriais únicas, como melhor espalhabilidade e textura leve, que proporcionam à pele toque seco e não oleoso.

De acordo com a empresa, a eficácia da Manteiga de Tucumã foi comprovada por testes laboratoriais independentes e os resultados vão ser apresentados na palestra “Alternativa natural ao silicone – da Amazônia à sua pele”, realizada por Juliana Checon, no dia 18 de abril, durante o Seminário de Inovação, na in-cosmetics Global 2018.

A Beraca também destaca na feira a questão socioambiental relacionada ao processo de produção do insumo: realizada na região amazônica, a coleta do fruto impacta diretamente cerca de 600 pessoas e garante uma fonte de renda extra para mais de 90 famílias.

A iniciativa é parte do Programa de Valorização da Sociobiodiversidade®, criado pela empresa em 2000 para atuar como uma ponte entre as comunidades agroextrativistas espalhadas pelo Brasil e fabricantes mundiais de cosméticos. “Esse Programa faz com que a Beraca conecte a biodiversidade brasileira a milhares de consumidores, através de uma relação de transparência, rastreabilidade e inovação”, destaca Marianna Cyrillo, Gerente de Marketing da companhia.

A Beraca investe ainda no equilíbrio entre o tecnológico e o natural e lança, também na in-cosmetics Global, o agente condicionante Capillus Pro 22, ingrediente funcional desenvolvido em parceria com a Clariant. Um tensoativo com propriedades capazes de promover a reestruturação capilar, selar as cutículas dos fios e controlar o volume.

O ingrediente é obtido a partir da junção de uma amido amina (tensoativo não iônico, com caráter catiônico em meio ácido, e que, devido ao seu pH, pode ser utilizado em formulações destinadas aos cuidados capilares) e do óleo de pracaxi (ingrediente cujo principal ativo é o ácido behênico, substância que o torna um agente condicionante natural dos fios).