Entender as demandas do consumidor no futuro, decifrar as complexidades de diferentes tipos de cabelos e sobretudo inovar, serão os principais objetivos do novo Global Competence Center Haircare (gCCH) que a Clariant, uma das principias empresas mundiais em especialidades químicas, inaugurou hoje em São Paulo.

O Brasil é o considerado pela empresa o principal mercado de produtos capilares no mundo já que sua indústria é movida a inovação. Por isso a empresa escolheu o país para desenvolver soluções inovadoras para clientes em todo o mundo. “A diversidade dos cabelos brasileiros faz do país um laboratório natural de pesquisas em cabelo. O Brasil, por suas características, é um país inovador por essa diversidade, e é daqui que se lançam as tendências em cabelos, ” diz Manlio Galloti, vice-presidente de Especialidades Industriais e Consumidores para a América Latina da Clariant.

O centro trabalhará em estreita colaboração com a rede mundial de inovação da Clariant, principalmente o Clariant Innovation Center (CIC), em Frankfurt, Alemanha e se valerá da parceria com a Beraca, maior fornecedora de ativos naturais do mundo para desenvolver produtos inovadores e sustentáveis.

Nos últimos anos, a Clariant vem expandindo sua atuação no emergente mercado latino-americano, e a abertura do Global Competence Center Haircare representa mais uma etapa desse processo. Além disso, o centro permite que a empresa continue implementando sua estratégia com foco na inovação por meio de P&D, com a expansão da sua rede mundial de centros de pesquisa.

O Brasil representa atualmente 20% do crescimento global no segmento de haircare e abriga vários dos principais institutos de pesquisa e empresas de cosméticos. O novo centro pode trabalhar no desenvolvimento de soluções inovadoras que sejam, ao mesmo tempo, atraentes ao crescente mercado local e a clientes de todo o mundo.

O Global Competence Center Haircare da Clariant ocupa um espaço de 240 m2, onde conta com uma equipe de profissionais especializados e laboratórios de aplicação e formulação. O gCCH atuará como um centro de projetos inovadores de alcance mundial que ajuda os formuladores a atender suas necessidades de desenvolvimento de produtos e a acompanhar a evolução das tendências de consumo.

“A América Latina é uma importante região para a Clariant, principalmente quando se trata da indústria de personal care. Temos orgulho de expandir ainda mais nossa rede global de P&D para essa região. A exposição direta a esse mercado e às necessidades dos clientes gerará novos insights e alimentará nossa capacidade de inovação”, declarou Britta Fuenfstueck, membro do Comitê Executivo da Clariant.

“Esse centro nos colocará mais próximos dos principais usuários, produtores e especialistas em produtos capilares, o que nos permite entender como as necessidades variam de acordo com as diferentes propriedades de cabelos. O laboratório de última geração nos permite traduzir esse conhecimento em soluções funcionais inovadoras para produtos capilares destinados a consumidores locais e globais,” disse Christian Vang, Diretor Global da Business Unit Industrial & Consumer Specialties (ICS).