A Hunstman Corp e a Clariant AG anunciaram fusão na segunda-feira, criando uma fusão de iguais através de uma transação de todos os bens. A empresa resultante da fusão será denominada HuntsmanClariant. Em um pro forma com base em 2016 a combinação de ambas as empresas deverá criar uma empresa química com vendas de aproximadamente US $ 13,2 bilhões, um EBITDA ajustado de US $ 2,3 bilhões e um valor de aproximadamente US $ 20 bilhões no anúncio.

A nova empresa se beneficiará dos pontos fortes de cada um. Terá um perfil de crescimento significativamente melhorado em mercados finais e de geografias atraentes. A HuntsmanClariant vai  alavancar o conhecimento compartilhado em sustentabilidade e possibilitar uma plataforma de inovação conjunta muito mais forte.

“Este é o negócio perfeito na hora certa. Clariant e Huntsman estão juntando forças para ganhar um alcance global muito mais amplo, criar um poder de inovação mais sustentado e alcançar novas oportunidades de crescimento “, disse Hariolf Kottmann, CEO da Clariant.

Peter R. Huntsman, Presidente e CEO da Huntsman, comentou: “Eu não poderia estar mais entusiasmado com essa fusão. Também estamos ansiosos para uma estreita associação com seus colegas imensamente talen23tosos em todo o mundo. Juntos, vamos criar um líder global em especialidades químicas com um balanço combinado proporcionando substancial resistência financeira e flexibilidade. ”

A transação deve ser encerrada até o final de 2017, sujeita às aprovações de acionistas da Clariant e Huntsman, aprovações regulatórias e outras condições de fechamento habituais. A Clariant ea Huntsman estão confiantes de que as aprovações regulatórias necessárias podem ser obtidas em tempo hábil.