A Croda International Plc (‘Croda’), que faz, cria e vende produtos químicos sustentáveis, adquiriu a Enza Biotech AB, empresa de pesquisa, criada como empresa spin-out da Universidade de Lund, na Suécia, para incrementar sua presença no mercado de surfactantes que usam matérias-primas naturais e renováveis.

A Enza Biotech, fundada em 2012 por pesquisadores da Universidade de Lund desenvolve surfactantes renováveis, usando química baseada em carboidratos.

Com a aquisição, a tecnologia patenteada da Enza Biotech incrementará o portfólio de produtos naturais e renováveis da Croda particularmente nos mercados de Cuidados Pessoais e Cuidados de Cultivo e Saúde.

A Croda também ganhará a experiência dos co-fundadores da Enza, Maria Andersson e Stefan Ulvenlund, e sua equipe, que vão liderar a comercialização de seus trabalhos usando a experiência técnica e de formulação da Croda, a pegada operacional global, força de vendas e histórico para introduzir novas tecnologias no mercado.

Os novos surfactantes demonstraram oferecer benefícios de desempenho diferenciados em diversas aplicações, como emulsificação, umidificação e dispersão.

Steve Foots, diretor executivo da Croda, disse: “A Enza Biotech oferece uma ótima oportunidade de preencher uma lacuna tecnológica identificada no mercado de surfactantes usando matérias-primas naturais e renováveis. É um excelente ajuste, pois a sustentabilidade sustenta nossa estratégia de crescimento e é uma área que já nos separa aos olhos de nossos clientes “.

Maria Andersson, Diretora Executiva e co-fundadora da Enza Biotech, disse: “A Croda é o ajuste perfeito para nossa tecnologia graças ao seu compromisso de investir em soluções inovadoras e sustentáveis.”