A holandesa DSM , empresa global especialista na área da saúde, nutrição e materiais, entre eles cuidados pessoais, ampliou sua aliança, iniciada em maio desse ano, com a empresa americana de biotecnologia Amyris Inc, empresa integrada de produtos renováveis e soluções de biociência, através da aquisição da fábrica da Amyris Brasil Ltda por US$ 58 milhões.

Com a aquisição de Brotas 1, instalação de produção localizada em São Paulo, a DSM adiciona ao seu portfólio uma forte base biotecnológica e também acesso ao abundante suprimento de matéria prima renovável proveniente da cana-de-açúcar. Além disso, a holandesa promete utilizar a sua grande experiência em plantas de fermentação para otimizar as operações do complexo.

A parceria entre as duas empresas iniciada em maio com o investimento de € 25 milhões por parte da DSM na Amryris, em troca de suporte tecnológico em pontos estratégicos. Até então as duas empresas lançaram uma série de produtos desenvolvidos em colaboração, tais como vitaminas e complexos nutricionais.

Além disso, a DSM adquiriu os direitos intelectuais sobre a tecnologia de produção de farneseno, um intermediário chave baseado em biologia para muitas aplicações. Esse hidrocarboneto é obtido a partir da cana-de-açúcar e é matéria prima para a produção de lubrificantes, diesel, biodiesel, cosméticos e detergentes. A planta de Brotas 1 produz anualmente 24 mil toneladas de farneseno.

Atualmente, a americana está construindo a unidade de Brota 2, em Campinas-SP. A DMS se compromete em continuar o fornecimento de materiais e outros compostos especiais até a conclusão da nova instalação.