Evonik adquire especialista em sistemas de preservação alternativa para produtos cosméticos de Hamburgo, Alemanha
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, um dos líderes mundiais em especialidades químicas, adquiriu a também alemã, Dr. Straetmans GmbH, empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de conservantes alternativos para a indústria cosmética. O movimento permite à Evonik complementar o portfólio de especialidades amplas de seu negócio de cosméticos e consolidar ainda mais a sua posição como um parceiro global para a indústria de cosméticos.

“Dr. Straetmans é uma combinação perfeita, tanto estrategicamente quanto culturalmente, para nós. Pretendemos desenvolver os negócios da empresa globalmente além dos mercados existentes na Europa e nos Estados Unidos “, diz Hans-Josef Ritzert, membro do Conselho de Administração da Evonik Nutrition & Care GmbH.

A Dr. Straetmans, que emprega mais de 60 pessoas, continuará a funcionar como uma entidade legal. O endereço da empresa em Hamburgo se tornará o centro de competência global da Evonik para soluções de conservação. “Nosso objetivo é oferecer aos fabricantes de cosméticos novas soluções que lhes permitam distinguir-se da concorrência”, diz Tammo Boinowitz, que chefia a linha de negócios de cuidados pessoais na Evonik. “No futuro, seremos capazes de oferecer sistemas completos de formulação, incluindo a preservação. Ao fazer isso, contribuímos de forma importante para otimizar o trabalho de desenvolvimento de nossos clientes. ”

Estabelecida em 1984, a Dr. Straetmans foi pioneira em sistemas preservativos alternativos. A diferença entre estes e conservantes convencionais é, entre outras, que as funções que desempenham no produto final vão além da preservação, por exemplo, atuando como um hidratante adicional. Ao mesmo tempo, é cada vez mais importante para os fabricantes de cosméticos formular seus produtos de forma sustentável.

No entanto, o uso de sistemas conservantes alternativos é complexo. “A razão para isso é que estamos introduzindo maiores quantidades de ingredientes ativos de superfície na formulação. Nossas competências em áreas como aplicação e formulação nos permitem manter uma emulsão estável “, explica Jan Jänichen, diretor administrativo da Dr. Straetmans. Wilfried Petersen, também diretor-executivo do Dr. Straetmans, acrescenta: “Em combinação com a experiência de emulsificadores da Evonik, podemos oferecer aos nossos clientes um suporte ainda melhor para o desenvolvimento de formulações.” Além de seus sistemas alternativos de conservação, a Dr. Straetmans também oferece conservantes. As décadas de experiência de ambas empresas e a abrangente gama de produtos significam que as empresas podem, no futuro, oferecer aos clientes conceitos de formulação para uso sustentável.

A transação está sujeita à aprovação das autoridades antitruste. Espera-se que seja finalizado no primeiro semestre de 2017. As partes contratantes concordaram em não divulgar o valor do preço de compra.