O Grupo L’Occitane, fabricante e varejista cosméticos e produtos de bem-estar, baseados em ingredientes naturais dono de cinco marcas, e a Loop Industries, empresa de inovação tecnológica em plástico sustentável, anunciaram hoje a assinatura de um acordo de longo prazo para fornecimento de plástico PET 100% sustentável da marca LoopTM.

Com o acordo, a marca L’Occitane en Provence começará a incorporar o plástico PET LoopTM às embalagens de seus produtos a partir de 2022, permitindo o aumento dos atuais 30% de plástico reciclado, para 100% em seus frascos até 2025, inserindo assim o logotipo da Loop em todas as embalagens que contenham o plástico PET LoopTM.

A Loop Industries desenvolveu uma tecnologia  de transformação upcycling, que aceita frascos e embalagens de plástico, carpetes e tecidos de poliéster de qualquer cor, transparência ou condição, e até mesmo plásticos oceânicos que foram degradados pelo sol e pelo sal, para oferecer aos proprietários de marcas parceiras um produto de plástico sustentável.

A iniciativa ajuda a resolver o problema da poluição por plástico, e ainda atende aos requisitos do FDA (Food and Drug Administration), para uso em embalagens de grau alimentício. Portanto, quando o logotipo da Loop aparecer em uma embalagem da marca, os consumidores ficam cientes de que o plástico é sustentável.

“Uma de nossas principais missões é ajudar as empresas a utilizarem suas embalagens como um símbolo de seu compromisso com a sustentabilidade, e não um símbolo de desperdício. Estamos muito satisfeitos com a parceria com o Grupo L’Occitane, uma marca líder no varejo premium, para fazer exatamente isso”, afirmou Daniel Solomita, fundador e CEO da Loop Industries. “Estamos convencidos de que as empresas que realizarem esta transição, utilizando embalagens sustentáveis e incentivando a reciclagem, ajudarão a restaurar nosso meio ambiente e a criar maior valor econômico.”

O Grupo L´Occitane introduziu os refis ecológicos pela primeira vez em 2008 e, atualmente, propõe 15 produtos L’Occitane en Provence com refil ecológico. Esses produtos não só usam até 90% menos embalagens que os recipientes originais (representando uma economia de 121 toneladas em 2018), mas também diminuem as emissões de CO2 graças à redução no transporte de produtos”, diz a empresa em comunicado. O Grupo ainda trabalha com fornecedores especializados para projetar embalagens mais leves, que priorizem materiais reciclados, e têm como objetivo o aumento de seus atuais 84% de plástico tecnicamente reciclado para 100% de nossos frascos até 2025.

Para Adrien Geiger, diretor global de marca da L’Occitane en Provence, “nossa marca é inspirada pela natureza, pelas pessoas e pela cultura, e usamos ingredientes naturais derivados de plantas com fabricação ecologicamente correta há mais de 40 anos. A tecnologia inovadora que a Loop oferece é um divisor de águas, que pode nos ajudar a contribuir de forma substancial para a solução da preocupação global crescente com a poluição por plástico. Estamos animados com assinar o acordo com a Loop, que representa uma mudança significativa em nossa abordagem em relação ao plástico.”