O Grupo Sabará, empresa reconhecida por suas matérias-primas da biodiversidade brasileira adere à iniciativa Origens Brasil®, para atestar a transparência e a rastreabilidade de sua cadeia produtiva.

A parceria tem como objetivo apresentar informações a respeito de onde, como e quem foi beneficiado pela compra de matérias-primas naturais nas regiões amazônicas do Xingu, Calha Norte e Rio Negro por duas unidades de negócios do Grupo Sabará: a Beraca, líder em fornecimento de ingredientes naturais e orgânicos para as indústrias de cosméticos, produtos farmacêuticos e de cuidados pessoais, e a Concepta Ingredients, especializada em soluções naturais e tecnológicas para as indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária.

De acordo com a empresa, os territórios reconhecidos pelo Origens Brasil® somam atualmente mais de 90 milhões de hectares – 21% da Amazônia. Além disso, a iniciativa conta com 36 áreas protegidas cadastradas, que correspondem a 28 milhões de hectares. São 1.279 produtores cadastrados abrangendo 9.378 beneficiários potenciais, o que gerou em 2017 uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 2 milhões.

“Temos um compromisso com o desenvolvimento social e econômico e com a preservação do meio ambiente. Para isso, trabalhamos para estabelecer parcerias capazes de demonstrar a importância dos nossos esforços em prol da transparência em todas as etapas do processo produtivo”, destaca Ulisses Sabará, presidente do grupo Sabará. Ele ressalta que a iniciativa está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, que regem todas as ações promovidas pela empresa.

Em 2016, o empresário foi reconhecido pela ONU pelo trabalho desenvolvido alinhado ao Objetivo número 15 – Vida Terrestre (Life on Land) -, dedicado a proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. “O reconhecimento foi pelo trabalho realizado pela Beraca com comunidades dos biomas brasileiros, promovendo treinamentos e capacitações para o fornecimento de ingredientes nativos, a promoção socioambiental e econômica da região e a valorização da floresta em pé”, diz Sabará.

Por meio da parceria com o Origens Brasil®, a Beraca e a Concepta Ingredients vão apresentar um detalhamento maior da cadeia produtiva. Inicialmente a relação está ligada à copaíba comercializada na Calha Norte, que, a partir de uma base de dados abastecida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora®) e pelas comunidades fornecedoras da matérias-primas, é possível identificar qual é a comunidade responsável pelo insumo, a localização e, até mesmo, o número de pessoas beneficiadas e a porcentagem paga pelo produto acima do preço local.

“As empresas que buscam o reconhecimento no mercado devem investir em relações justas com as comunidades fornecedoras de matérias-primas. A transparência e o respeito ao meio ambiente são essenciais e devem estar acima de tudo. Para isso, é de extrema importância contar com o trabalho de instituições respeitadas, capazes de garantir um ambiente de confiança para todas as partes envolvidas na cadeia de produção”, avalia Ulisses Sabará.