A GTM Holdings, S.A. (GTM), uma das maiores distribuidoras de produtos químicos da América Latina, anuncia a conclusão da aquisição da maior distribuidora de produtos químicos do Brasil, quantiQ, que pertencia à Braskem, a maior petroquímica das Américas, após aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

O negócio foi anunciado ao mercado em janeiro e está avaliado em R$ 550 milhões, financiados pela Advent International, gestora de private equity em todo o mundo e acionista controladora da GTM. A aquisição traz para a GTM uma linha de negócios diferenciada e totalmente desenvolvida aos negócios de distribuição de produtos químicos existentes no Brasil, criando a maior plataforma independente de distribuição de produtos químicos na América Latina e posicionando a GTM como uma das maiores distribuidoras neste mercado.

Fundada em 1991 como Ipiranga Química, a quantiQ construiu uma marca reconhecida com um longo histórico na indústria química. A empresa possui um portfólio abrangente de commodities, especialidades e produtos de performance, atuando em 50 segmentos de mercado, incluindo cosméticos, produtos farmacêuticos e nutrição humana.

A quantiQ e a GTM começarão a integrar operações e juntas operarão 62 centros de distribuição em 12 países em toda a América Latina com nove laboratórios de aplicações. GTM será capaz de oferecer aos clientes e fornecedores uma ampla rede de distribuição e um portfólio de produtos ampliado, com tecnologias diversas.

“A aquisição da quantiQ consolida nossa presença no Brasil, criando uma plataforma regional líder que oferece um conjunto robusto de serviços baseados em soluções para nossos clientes e fornecedores em toda a América Latina”, afirma Michael van Marle, Presidente e CEO da GTM. “Em conjunto, a GTM e a quantiQ oferecem ao mercado uma nova e robusta opção que integra um portfólio único de produtos, tecnologias, serviços e soluções inovadoras. A GTM é agora uma solução one stop shop”.

“A aquisição da quantiQ pela GTM representa um passo muito importante em nossa história de sucesso. A transação proporcionará à quantiQ uma maior competitividade, um portfólio de produtos complementares e muitas oportunidades de negócios”, disse Armando Bighetti, presidente da quantiQ, que continuará no comando da empresa no Brasil.

Como parte do fechamento da transação, a GTM decidiu transferir sua sede para São Paulo, mais dinâmico mercado de capitais da América Latina. O Brasil é o maior mercado da América Latina e a quantiQ é agora a maior operação da plataforma GTM.

Além disso, Michael van Marle, Presidente e CEO da GTM Holdings, decidiu realizar a transição de seu papel atual, atuando como conselheiro para as empresas, permanecendo como acionista e membro do conselho. José Berges, atual Diretor de Operações da GTM Holdings, assumirá o cargo de CEO e ficará sediado em São Paulo.