A Henkel anunciou desempenho recorde no primeiro trimestre de 2017, com aumento significativo das vendas, os ganhos e o retorno ajustado sobre as vendas. Pela primeira vez, as vendas trimestrais da empresa química ultrapassaram a marca dos 5 bilhões de euros, somando 5.064 milhões de euros, com um crescimento orgânico de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro operacional ajustado também alcançou novo patamar – 854 milhões de euros. As três unidades de negócios e todas as regiões contribuíram para este desempenho.

“Esta forte atuação foi conduzida por nossas principais marcas e inovações, nosso foco intensificado em nossos clientes e consumidores, a aceleração de nossas atividades digitais e nossa equipe global altamente comprometida”, afirmou o CEO da companhia Hans Van Bylen. A Henkel fortaleceu ainda mais seu portfólio e assinou duas importantes aquisições no primeiro trimestre. A companhia assinou um contrato de intenção de compra da empresa global Darex Packaging Technologies, pertencente à GCP Applied Technologies, e um acordo para adquirir a empresa mexicana de cosméticos capilares Nattura Laboratorios.

“A expectativa é que o ambiente de mercado volátil e incerto persista pelo decorrer do ano. É provável que as flutuações cambiais continuem. Também prevemos um aumento ainda maior da pressão promocional e de preços nos mercados de bens de consumo”, declarou Van Bylen.

As vendas da empresa no primeiro trimestre de 2017 alcançaram um nível recorde e cresceram nominalmente 13,6% em comparação com o trimestre do ano anterior, alcançando 5.064 milhões de euros (5,1 bilhões de euros). O crescimento orgânico das vendas, que excluem o impacto do câmbio e das aquisições/desinvestimentos, exibiu um sólido aumento de 4%. Beauty Care divulgou crescimento orgânico de 2,3%

Os mercados emergentes novamente fizeram uma contribuição acima da média da companhia, com um crescimento orgânico de 6,7% nas vendas em todas as regiões. A América Latina em particular obteve crescimento de 8,2%.

O lucro operacional ajustado (EBIT) aumentou 13,8% para 854 milhões de euros. As três unidades de negócios (Adhesive Technologies , Beauty Care e Laundry & Home Care) contribuíram para este desempenho positivo.

O retorno ajustado sobre as vendas (EBIT) cresceu 0,1 ponto percentual para 16,9%.
Os rendimentos ajustados por ação preferencial subiram 11%, de 1,27 euro para 1,41 euro. O capital operacional líquido como porcentagem de vendas melhorou 0,5 ponto percentual, para 4,9%.