Nascida na Martinica de descendência francesa e marquise, Aïmara cresceu no Canadá. Em 1999, formou-se na HEC Montreal Business School e iniciou sua carreira na L’Oreal Canada como Product Manager for Makeup. Em 2004, ela foi para Paris e trabalhou na Sephora como Gerente de Produto do Grupo para os produtos de marca própria Sephora (Sephora Collection). Em 2011, ela assume a Direção de marketing da BlackUp cosmetics e pula para o Brown Skin Makeup Universe … Desde 2015, Aïmara trabalha como Consultora Especialista em Pele Morena para Marcas Cosméticas e Fabricantes de Cosméticos.

 

1 – Quais são as marcas internacionais de maquiagem que atendem às especificidades de peles negras ou escuras e quais são as diferenças que elas apresentam na sua fisiologia que mereceriam produtos mais adequados?

A pele morena escura é diferente da pele branca. As especificidades da pele morena incluem a pele mista-a-oleosa, pele seca, hiperqueratose (espessamento da camada externa da pele), discromia (alterações na pigmentação da pele), densidade da pele e textura. Uma das maiores diferenças é que não envelhece da mesma maneira. A pele mais escura não enruga muito e apresenta menos flacidez do que a pele branca. Então, quando damos uma olhada na oferta de cosméticos em geral, podemos observar que o cuidado com a pele, firmador rico e anti-rugas é o segmento mais importante, e podemos nos perguntar se é realmente representativo das necessidades de todas as mulheres. Em termos de resultado de maquiagem, essas especificidades também têm um impacto e é por isso que as texturas adaptadas são tão importantes quanto a própria cor.
A maioria das marcas internacionais estão se posicionando como Marcas Universais … mas certamente podemos colocar a MAC como a marca histórica mais representativa em termos de oferta de cores. É no mercado de maquiagem que as peles morenas sofrem mais com a falta de representação. A MAC ofereceu-lhes o conjunto apropriado de cores e tornou-se A referência no mercado. Hoje, mesmo que vejamos mais e mais tons adaptados, nãomuitas marcas possuem uma série de opções que representam perfeitamente todas as mulheres. Fenty Beauty está provavelmente desafiando todas as marcas internacionais, não só porque foi lançada com 40 tons de base, mas também porque o arco-íris de cores desses 40 tons está bem feito, a textura é adaptada e corresponde melhor à pele morena do que outras linhas de bases com 40 tons disponíveis no Comércio.
2 – Existe, por exemplo, maquiagem para peles negras ou morenas que sejam naturais, orgânicas ou veganas? A maquiagem que hoje em dia é desenvolvida na região do Caribe, com ativos ativos locais e naturais, atende mais especificamente esse público?

Existem várias marcas naturais ou orgânicas que se concentram em especificidades e necessidades da pele mais escura, mas a maioria delas oferece cuidados de pele e não maquiagem. A maquiagem orgânica é um segmento menor e obter alta qualidade de cor, o que é importante para um tom de pele mais escura, nem sempre é fácil. Assim sendo, eu não tenho visto muitas marcas de maquiagem orgânicas especializadas em tons de pele mais escuros, mas algumas das linhas de maquiagem naturais / orgânicas possuem cores adequadas. Estou pensando em Alima Pure que oferece algumas tonalidades mais escuras em suas bases, ou Couleur Caramel, uma marca francesa de maquiagem orgânica com não muitas, mas alguns tons que podem atender a tons de pele morena.

FentyBeautyAlima Pure – bases mais próximas dos tons de pele negra

3 – No Brasil em geral, as marcas de maquiagem, em uma linha de produtos, atendem as tonalidades e algumas às características fisiológicas, como a pele mista, ou mista-a-oleosa … Isso é suficiente do ponto de vista fisiológico?

Esta é uma preocupação importante para levar em consideração porque a textura da maquiagem precisa ser diferente para a pele oleosa, e um acabamento fosco ficará muito melhor. Outras características do produto, como obter uma boa cobertura para equilibrar a pele sem pesar também são importantes. A fórmula de prova de transferência também é muito apreciada para cores mais escuras de base e cores que trazem radiância à pele, e não um acabamento acinzentado. Subtons são muito importantes e, mesmo que você tenha alguns tons mais escuros em uma linha, eles precisam ser bem declinados entre o amarelo, o laranja e o vermelho. É aí que as marcas costumam errar ou não acertar totalmente … Algumas tonalidades são agradáveis, mas outras não. Finalmente, uma base não deve tornar-se acinzentada em uma pele mais escura e a maioria das fórmulas com proteção solar dão uma tonalidade cinza às peles marrons.
4 – Quais sombras e texturas de batom, blush e sombras parecem melhores na pele negra, por exemplo, no inverno, quando a pele é mais seca e as tonalidades tendem para o vinho? Elas são os mesmas para a pele muito escura? A pele muito escura tem um matiz bege que é difícil enfatizar com apenas o rubor. O que ajudaria?

É tudo uma questão de pigmentos! Para se obter um bom resultado em uma pele mais escura, qualquer cosmético de cor precisa ter uma porcentagem elevada de pigmento. É mais fácil fazê-lo com batons (creme) do que com blushes ou sombras (pós). E se a compensação de cor for boa, ela precisa dos pigmentos certos … por exemplo os pigmentos pretos que não ficam cinza em uma pele mais escura! Todas as texturas de maquiagem de cor podem parecer ótimas: mate, brilhante, cintilante, metálica … O mais importante é escolher belas cores saturadas ou tons profundos que se revelem melhor em tons de pele mais escuros.
Contornar e destacar é simplesmente incrível em tez mais escura e é mais interessante do que apenas aplicar um blush. Claro que um toque de blush também trará cor às bochechas, mas o contorno definirá e modificará com mais impacto. Se o iluminador é feito com brilhos muito finos que trazem luz sem serem vistos na pele e o contorno facial é escuro o suficiente para enfatizar o contorno facial pode modular lindamente as características do rosto.
5 – Aqui no Brasil existem marcas que desenvolvem bases para a pele negra ou escura em tons adequados, mas no verão brasileiro, úmido e bastante quente, que derrete qualquer maquiagem em uma festa, o que pode ser feito? Pó ou outros complementos?

Até hoje a maioria das fórmulas de maquiagem líquida e em creme não permanecem ou não estão secam o suficiente para permanecerem no lugar sob condições climáticas extremas. Os silicones que são usados na maioria das fórmulas são muitas vezes uma das causas desse derretimento e efeito pesado. Os pós, é claro, estão lá para definir e manter a pele seca e seca … Penso que esta questão é muito interessante e importante para levar em consideração e mais Pesquisa e Desenvolvimento deve se concentrar nessa questão específica. Esperemos que em breve obtenhamos produtos que possam permanecer em condições extremas sem sufocar a pele. Estou trabalhando em uma base sem silicones que chegará ao mercado no ano que vem e que poderia ser aquele Santo Graal…