A marca Kion é uma marca de cosméticos paulista com produtos desenvolvidos a partir da argila fornecida pela empresa BKC – Brazilian Kimberlite Clay, que descobriu as jazidas de argila, no Cerrado Brasileiro, em Corguinho – MS, em 2015. Levada no ano seguinte à Beauty World Middle East, a mais importante feira de cosméticos do Oriente Médio, o sucesso da argila – de qualidade superior e rara – levou a empresa a exportá-la e a participar de outras feiras internacionais. Hoje a BKC fornece argilas branca, vermelha e preta para os Emirados Árabes, Hong Kong, Tailândia Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. De fornecedores de matéria-prima a produtores de cosméticos foi a consequêcia natural e em Novembro de 2018, a BKC criou a marca Kion Cosmetics, já presente nesses mesmos mercados e na América do Sul.

 

1 – Quais produtos a marca Kion produz e para quais segmentos? Todos à base da argila Kimberlito?

A BKC – Brazilian Kimberlite Clay – já tem desenvolvidas mais de 120 fórmulas de produtos onde o ativo principal é a argila Kimberlito. Hoje a Kion Cosmetics tem em linha 15 produtos para as linhas facial, corporal e capilar.

 

2 – De que maneira, com qual tecnologia essa argila é empregada em cosméticos?

Atualmente a argila é extraída da jazida com pás de madeira, manualmente. Depois ela é destinada a uma empresa terceirizada, a Microservice, para entrar em processo de beneficiamento, ou seja: moagem, secagem, esterilização, controle de metais pesados e envase. Após o beneficiamento, sem adição de radiação ou qualquer outro componente, a argila vai para o laboratório na forma de pó para ser adicionada às formulações dos produtos cosméticos.

 

3 – A Kion Cosmetics tem um sérum à base de argila único. Porque não se faz sérum com argilas e por que esse sérum pôde ser feito com argila?

A Kion foi a primeira empresa global a lançar o Sérum Facial anti-aging com argila. Outras empresas tiveram dificuldades para produzir sérum a base de argila, porque as argilas do mercado não apresentam a mesma flexibilidade e elasticidade da argila da BKC. Esse sérum além de conter a argila mais rara do mundo, contém ativos bio, importados exclusivamente para a sua produção. E a combinação desses ativos torna o Sérum da Kion Cosmetics único,  de melhor performance e eficácia.

 

4 – Vocês terceirizam a produção de cosméticos ou a BKC tem fábrica própria?

No momento trabalhamos de maneira terceirizada. Concluímos ser esta a melhor estratégia para os próximos anos.

 

5 – A Kion Cosmetics está no mercado brasileiro há quanto tempo? E em quais países atua no mercado internacional?

Entramos no mercado brasileiro em novembro de 2018 e estamos em processo de expansão. No mercado internacional atuamos desde março de 2016. Atualmente as exportações são feitas para Rússia, Inglaterra, EUA, Emirados Árabes, Tailândia, Kwait, Israel e China (Hong Kong).

6 – A BKC também é fornecedora da Argila Kimberlito para outras marcas do mercado cosmético brasileiro, ou para marcas internacionais?

Sim a BKC fornece sua matéria-prima para as empresas que prezam por qualidade e desenvolvimento. Fornecemos as argilas em Bulks de 15 quilos, para alguns clientes brasileiros e muitos clientes no exterior.

 

7 – Quais são os diferenciais da argila Kimberlito que podem ser empregados na produção de cosméticos ? 

O maior diferencial é sua composição mineralógica, a Argila BKC possui mais de 63 mineiras essenciais para rejuvenescimento e detox. Ela não sofreu a adição de químicos ou radiações e é micronizada – entre 8 e 14 microns – o que permite uma maior interação com a pele.

 

8 – A Argila Kimberli é especialmente benéfica para produtos faciais e também corporais?

Para qualquer produto onde ela tenha funções de veículo ativo ou ativo potencializador. Pele do rosto ou do corpo.

ArgilaKimberli

 

9 – Como foi a descoberta por uma empresa paulista das jazidas de argila do Cerrado em 2016?

A Argila Kimberlito do Brasil foi descoberta por um dos sócios-fundadores da empresa em suas próprias terras e onde a atual empresa do grupo já fazia pesquisas há mais de duas décadas em diversas áreas das ciências.
Todas as Argilas Kimberlito têm as mesmas características  únicas e especiais, pela quantidade de minerais e por  sua composição mineralógica em perfeita harmonia.

 

10 – Que organismos a consideraram a Argila Kimberlito especial?

Nossos laboratórios, o Bureau Veritas, no Canada, a Escola Superior de Agricultura da Universidade de Piracicaba – Esalq e a USP de São Carlos, um dos principais polos de tecnologia do país.

 

11 – Porque as argilas Kimberlito são consideradas poderosas para o rejuvenescimento da pele?

Porque elas apresentam comprovação clínica de seus benefícios. Sua formação natural contém mais de 100 minerais com troca catiônica elevadíssima, acima de 130, isso faz com que as nossas argilas sejam diferentes de todas as que existem no mundo. A Argila Kimberlito do Brasil tem uma tecnologia natural e inteligente que se comunica com as células desabilitando as toxinas e repondo os minerais, que ela contém.

 

12 – Qual a relevância de a Argila Kimberlito ter Troca Catiônica acima de 130?

Isso significa que ela tem uma velocidade de ação extremamente rápida na troca iônica quando aplicada na pele.


13 – Ela também contém grande quantidade de argilominerais…

Argilomineral é o nome técnico usado em geologia para definir minerais constituídos por silicatos hidratados de alumínio e ferro que podem conter elementos alcalinos como o sódio, e potássio e alcalinos terrosos como cálcio e magnésio.

 

14 – Qual a reação das pessoas quando vocês levam a Argila Kimberlito às feiras internacionais?

A reação é unanime, todos ficam impressionados pela qualidade e resultados da nossa argila, por suas características únicas de ação e elementos formados naturalmente na sua composição.

 

15 – Como essa argila propicia uma capacidade antioxidante natural ao cosmético?

Agindo no desarmamento das toxinas existentes pelo mecanismo da adsorção e neutralização dos radicais livres formados na pele, que são átomos ou moléculas instáveis  atrapalhando o funcionamento normal da pele e provocando o envelhecimento precoce.


16 – Podemos dizer então que se trata de um material muito versátil,  com possibilidades de aplicações  diversas,  agregando valor aos cosméticos ou outros produtos produzidos com ela?

Exatamente, a Argila Kimberlito do Brasil possui mais de 130 aplicações em materiais específicos catalogados. Pode ser utilizada com nano compósitos híbridos de polímero-argila, em escala nanométrica, como agente reforçante de revestimentos orgânicos para aumentar suas propriedades mecânicas, elétricas e térmicas. Possibilita ainda a obtenção de produtos sob medida  para um elevado número de usos industriais, por  suas propriedades de elevada Capacidade de Troca de Cátions (CTC), resultantes de substituições isomórficas, aliadas as suas características estruturais de facilidade de intercalação de um sem número de compostos orgânicos e inorgânicos. É um material extremamente versátil e de perfil adequado para obtenção de produtos ou insumos de elevado valor agregado.

 

17 – Para cosméticos é sabido que a argila tensiona, firma a pele. A Kion Cosmetics tem algum produto com essa característica?

Todos os produtos da marca têm essa característica., pois a argila Kimberlito  é o principal ingrediente deles. É natural e tem a função de ativo tensor entre outros inúmeros benefícios. Mas  produto da Kion Cosmetics com contém argila de maneira a promover maior ‘potência’ ao produto, é o Sérum Prime.


18 – A Kion está sendo introduzida no mercado brasileiro? De que forma?

A Kion Cosmetics está sendo introduzida no mercado brasileiro através das mídias sociais, e-commerce, quiosques em shopping centers e em todos os canais de venda online do país.

 

19 – Qual  próximo passo para a marca Kion?

A próxima etapa será o lançamento da Kion Pharma, onde os produtos serão exclusivamente produzidos para área terapêutica.