1 – Durante o ano o mercado cosmético se beneficia de algumas datas como o Dia das Mães, dia dos Pais ou Dia dos namorados. Mas é no Natal que as vendas realmente acontecem e definem o faturamento da empresa durante o ano. Como tem sido estes últimos anos de crise na época do Natal?

O Natal atinge 4,5 milhões de domicílios presenteados em função da data. Entretanto, ao longo dos anos a data foi perdendo força. O seu pico máximo de alcance ocorreu em 2014, quando chegou a atingir 5,2 milhões.

Em relação à todas outras datas comemorativas – que representam 15,3% do faturamento de Presentes) – o Natal representa 45% do faturamento (6,8% do total de Presentes).

 

2 – De quanto foi a retração da data em valor e unidades ?

Após perder 0,6 pontos de alcance, a data retrai 25% em Valor e 16,7% em Unidades.

 

3 – Em relação especificamente a itens de beleza e higiene como os brasileiros tem presenteado?

A principal hipótese é de que a Cesta de Higiene e Beleza tem sido cada vez menos priorizada no momento de presentear, uma vez que todas as datas comemorativas perdem alcance. Ao todo, temos 1,4 milhões de domicílios a menos sendo presenteados com itens de Higiene e Beleza.
4 – Em relação ao valor desses presentes, que patamares atingem?

Considerando os domicílios que ainda foram presenteados no Natal, percebemos categorias de menor valor agregado ganhando importância, como os Sabonetes, Cabelos e Creme para o Corpo (que costumava a representar 15% e agora passa a representar 13% no mix dos presentes).

 

5 – A pesquisa da Kantar vê uma retomada do mercado de HPPC ainda este ano? Qual a previsão de vendas este ano para a ocasião?
Com o mercado em vias de retomada de consumo, principalmente por recuperar frequência de compra, a data tem potencial de recuperar seu desempenho nesse ano.

 

6 – Qual é o perfil de presenteados?

O principal perfil de presenteados na data são donas de casa mais velhas (50+ anos), Domicílios de 3-4 pessoas, sem crianças de até 12 anos, das classes mais altas (a/b e c1) e principalmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro (Leste + interior do Rio de Janeiro , Grande Rio de Janeiro e Grande São Paulo).