1 – Porque a ideia de um site de curadoria como o BeautyList?

Depois de analisarmos o mercado, percebemos que, diante das inúmeras ofertas de produtos, mesmo as consumidoras frequentes do universo da beleza não conseguiam identificar de maneira eficiente os itens adequados às suas necessidades. Decidimos então selecionar entre os importados os melhores de cada marca. Para isso, investimos muito na compra para experimentação e testes, visita em feiras, congressos de cosmiatria, além de consultarmos especialistas.

 

2 – Vocês como e-commerce distribuem para todo o país? Tem centros de distribuição/parcerias?

A BeautyList é um e-commerce que atende todo o território nacional com vendas para o consumidor final. Todas as mercadorias são despachadas da sua sede em Curitiba.

 

3 – Com quantas marcas internacionais vocês trabalham? Todas elas atuam no país? Alguma tem exclusividade com o BeautyList?

A BeautyList trabalha com cerca de 40 marcas. Todas elas importadas que atuam no país, com exceção dos produtos da linha BeautyList Collection que são importados pela empresa da França.

 

4 – Como funciona esta curadoria? É apenas para o público ou para profissionais de beleza?

Todos os produtos são testados pelas sócias e equipe de consultores da BeautyList, que são médicos dermatologistas, cirurgiões plásticos, fisioterapeutas e esteticistas. A venda é apenas para o público, a BeautyList é um e- commerce B to C.

 

5 – Vocês trabalham com marcas orgânicas ou veganas (com certificação)? Quais?

Fazemos a opção por marcas engajadas, buscamos empresas que se preocupam com a maneira que obtêm matérias-primas e pesquisamos sobre seus valores, observando os rótulos dos produtos. Consideramos as marcas que mantém uma consciência ecológica na produção dos seus produtos, sem perder a sua efetividade. Damos destaque aos cosméticos produzidos com ingredientes naturais. Este conceito já é mais difundido no exterior do que no Brasil.

Percebemos que no Brasil, as empresas estão deixando de fazer testes em animais, começaram a apostar em embalagens “verdes”, e usam refis para criarem um menor fluxo de produção de recipientes. Portanto, o uso de ingredientes naturais, de origem vegetal, deixa de ser uma preocupação para tornar-se prioridade.

O mercado internacional da beleza já tem uma legislação estabelecia para os cosméticos orgânicos e ecologicamente corretos. No Brasil, essa legislação ainda não existe e as certificações são realizadas por institutos particulares. Percebemos que os produtos importados já estão avançados em relação ao mercado brasileiro, por isso levantamos esta bandeira oferecendo em nosso site itens de beleza que atendem essa tendência.

No site BeautyList.com.br é possível encontrar fornecedores e parceiros que mantém esta atenção na sua produção, como as marcas: Nuxe, BeautyList Collection, linha So Pure da Keune, theBalm. Estas se comprometem a não fazer testes em animais, não usar espécies de frutas ou flores em extinção, e nenhum componente da fórmula pode ser derivado de petróleo e outras substâncias tóxicas, nem de origem animal, com exceção do mel.

 

6 – Este é um nicho que vocês pretendem investir?

Segundo estudo da Organic Monitor, o setor de cosméticos orgânicos movimenta cerca de US$ 9 bilhões em todo o mundo, representando 2% do mercado total. No Brasil não vemos pesquisas representativas sobre o consumo de cosméticos orgânicos e vegan,  já que não existe legislação específica para estas categorias. Os institutos particulares determinam os seus critérios específicos.

Um aspecto interessante que observamos é o não aproveitamento do desenvolvimento de produtos naturais e orgânicos no Brasil, já que temos uma das maiores biodiversidades botânicas.  Nós encaramos a produção consciente de cosméticos como uma tendência não como um nicho. Temos interesse em investir em marcas que respeitem os princípios da sustentabilidade. Fazemos a opção por marcas engajadas.

 

7 – Vocês lançaram uma marca própria junto com o site ou mais recentemente? Ela é de produtos orgânicos? Quantos produtos têm e quais são eles?

As Máscaras e os Patches da BeautyList Collection são importados da França e a sua composição é 100 % natural e sem Parabenos.  A fibra de Biocelulose é um diferencial que permite maior eficácia da ação dos ingredientes por aderir totalmente à pele sem agredi-la.