1 – O que é exatamente a tecnologia Caps Dry?

R – Caps dry são cápsulas secas de fragrâncias com alto potencial de perfumação para ambientes. É uma tecnologia que consideramos como “Fragrância sólida“. Possui um sistema exclusivo de entrega que nos permite perfumar plásticos funcionais ou moldados (plásticos moldados e extrusados) e oferece um desempenho superior ao da fragrância quando comparado à sua forma líquida. Pode ser aplicada em diversas categorias de produtos. Sua tecnologia permite aplicação de fragrâncias em produtos de diferentes variedades, tamanho e formatos – como aromatizadores, em grânulos soltos adicionados aos buquês de Pot-pourri, desodorização de odores, entre outras aplicações. O material é muito flexível e pode ser facilmente adaptado a necessidades específicas.

2 – Porque Caps Dry pode ser também aplicada em plásticos moldados e extrusados? Em que tipos de produto?

R – Plásticos Moldados e Extrusados são utilizados para produção de calçados e brinquedos. As altas temperaturas de processamento destes materiais dificultam a aplicação da fragrância em forma líquida, resultando em perdas de grandes quantidades de fragrância, mas sem performance olfativa. Com a tecnologia Caps Dry, a fragrância é tipicamente incorporada em mistura-padrão para adição posterior, durante extrusão ou moldagem, garantindo a perfumação mais eficiente do produto e uma performance olfativa superior. Na verdade pode ser aplicada em aplicações industriais em geral.

3 – Porque o novo lançamento da Vollmens foi apresentado na FCE Cosmetic, mas só agora na in-cosmetics terá seu lançamento para todo o mercado?

R – Por ser um novo produto fabricado pela empresa, começamos o ano com os testes de viabilidade para a produção e a eficácia da tecnologia Caps Dry. A Vollmens tem uma política muito criteriosa para controle de qualidade, antes de lançar qualquer novidade para o mercado. Realiza todos os testes para garantir a oferta de um produto completamente seguro e com a melhor qualidade. Apresentamos Caps Dry para nossos clientes na FCE Cosmetique, captamos projetos e passamos a comercializar o produto. Mas oficialmente vamos lançar o produto para todo o mercado, na in-cosmetics.

4 – Caps Dry tem aplicação para diferentes produtos de HPPC também?

R – Por ser uma fragrância na forma sólida, o caps dry não é utilizado para cosméticos, perfumaria e produtos de cuidados com o lar, apenas para aromatização de ambientes e plásticos moldados e extrusados. Com relação à aromatização de ambientes, os sistemas para difusores de fragrâncias mais tradicionais, que utilizavam diversos veículos como: vermiculita (sachês), líquidos ou géis, estão migrando para o uso de fragrância encapsulada em forma sólida, graças ao melhor desempenho olfativo e durabilidade da tecnologia Caps Dry.

5 – Para quais outros segmentos de mercado a empresa quer estender esse novo produto?

R – O Caps Dry pode ser utilizado em produtos plásticos em geral, sacos plásticos, produtos de borracha, brinquedos, esponja, artigos de papelaria, interior de automóveis, indústria têxtil e embalagens cosméticas plásticas. Imagine você poder cheirar um cosmético sem precisar abrir o produto? A tampa pode ser perfumada e o cliente escolhe o cheiro sem violar a embalagem na gondola. Acredito que podemos estudar muitas inovações ainda, a criatividade é a chave para evoluirmos com novas estratégias e aplicações do caps dry.
Algumas empresas já utilizam, não é um produto inovador, porém utilizam de uma forma diferente e com acesso apenas para fabricantes de produtos multinacionais. A proposta da Vollmens é estender esse novo produto para outros segmentos de mercado e proporcionar o acesso aos clientes de médio porte no Brasil.

6 – Qual a estratégia da Vollmens para a comercialização da tecnologia Caps Dry?

R – As grandes casas de fragrâncias multinacionais, já fornecem para fabricantes que atuam a nível global, como Glade da J&J. Nosso objetivo é torna-la acessível para todo o mercado, pois realmente acreditamos que Caps Dry oferece um diferencial que otimizará a produção de todo tipo de empresa. Quanto à ampliação de seu leque de usos, vamos depender da parceria das indústrias para realizarem os testes pilotos em diferentes produtos plásticos, incorporando o produto em seus processos produtivos, mas acreditamos que podemos criar uma forma diferenciada de perfumar produtos plásticos e embalagens.

7 – Desde quando grandes empresas utilizam a Caps Dry? A tecnologia pode ser aplicada em qualquer tipo de ambiente?

R – Não temos o conhecimento de quanto tempo a indústria multinacional utiliza o produto. Notamos em algumas lojas internacionais e museus que Caps Dry é uma tecnologia utilizada como demonstrador das fragrâncias, substituindo o contato com a forma líquida do perfume. Em lojas de perfumaria o Caps Dry pode ser utilizado como demonstrador da fragrância, porém ela não realiza perfumação em grandes ambientes, como shopping centers, em ambientes Caps Dry atua na forma de sachês perfumados, por exemplo.

8 – Porque a Vollmens foca neste momento em desenvolvimento de fragrâncias para a indústria de HPPC, especialmente pequenas e médias empresas?

R – O mercado de cosméticos e perfumaria no Brasil é muito grande, cada região possui suas peculiaridades e muitas empresas de pequeno e médio porte. Nossa missão é desenvolver a perfumaria brasileira, trabalhando lado a lado com nossos clientes para que juntos possamos desenvolver o potencial dessa tecnologia no Brasil. Somos os maiores consumidores de perfumes do mundo e temos um território imenso para ser explorado, consumidores ávidos por novidades e que querem produtos que os representem, cada vez mais personalizados e interativos. E Caps Dry oferece tudo isso.

9 – Como se divide o mercado de fragrâncias nacional e em que posição a Vollmens Fragrances nele se inclui?

R – O mercado de fragrâncias no Brasil é divido em casas de fragrâncias multinacionais, casas de fragrâncias nacionais e distribuidores das casas de fragrâncias multinacionais. A Vollmens é uma casa de fragrâncias nacional.

10 – Desde quando a empresa atua no mercado brasileiro e como ela está organizada?

R- Vollmens é uma casa de fragrância nacional, que foi criada em 2004, em Saltinho, a 180 km de São Paulo. Nossa capacidade de produção é de 100 toneladas mês e está dividida em 40% home care e 60% cosméticos e perfumaria fina. Possuímos um time de 4 perfumistas, sendo 1 mestre perfumista consultor. Crescemos 2 dígitos todos os anos e estimamos crescer 17% em 2017.