1. Como funciona o programa Boti Recicla? Com ele O Boticário também recebe material reciclado para novas embalagens?

Os materiais que chegam aos pontos de coleta são enviados a cooperativas homologadas em todas as regiões do país. É o maior programa de logística reversa em número de pontos de coleta no país. Hoje são mais de 3.700 lojas no Brasil, que recebem as embalagens pós-consumo e as enviam à cooperativas por meio de transportadoras parceiras. São mais de 30 cooperativas homologadas, que fazem a seleção dos materiais e encaminham para reciclagem final. A ação visa contribuir com a redução dos impactos ambientais e sociais via nossos consumidores, franqueados, colaboradores e fornecedores. Os coletores ficam nas lojas durante todo o ano e, a qualquer momento, os consumidores podem fazer o descarte de embalagens pós-consumo de cosmético, perfumaria e cuidados pessoais.

Além do trabalho com as cooperativas, O Boticário leva a Economia Circular para suas lojas. Um exemplo é o uso de vidro reciclado, proveniente dos vidros de perfume dos nossos produtos, como item de decoração nas lojas-ânfora – novo conceito de loja O Boticário, presente nas principais capitais do país.


2. O Boticário tem embalagens premium em potes, frascos de vidro e bisnagas. Algumas dessas embalagens são difíceis de serem recicladas. O que pode ser feito com elas? Elas poderiam voltar para o embale?

Cada material tem um nível de complexidade diferente e o Grupo Boticário tem buscado constantemente soluções para que as embalagens sejam recicláveis. O programa Boti Recicla está preparado para receber todos os tipos de embalagens de cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais e garantir que toda embalagem de pós-consumo seja enviada às cooperativas homologadas.

3. Há outros projetos do Grupo Boticário para amenizar a questão ambiental?

Para O Boticário, meio ambiente se traduz na implementação, hoje, das melhores práticas em nossos produtos, operações e canais de venda, realizados nos nossos negócios e de nossa rede colaborativa, que contribuam continuamente para o crescimento do negócio, o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente, considerando os desafios futuros.

Nossa atuação socioambiental se sustenta em quatro focos estratégicos: por meio do ciclo de vida dos produtos, que vai do design ao descarte e da estratégia à operação, a partir da prospecção e uso de tecnologias, materiais e métodos que melhorem o desempenho ambiental, social e econômico dos produtos.

Outro ponto importante é a logística reversa: desde 2006, antes da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a marca já incentivava a participação do consumidor, garantindo o descarte adequado das embalagens.

Boticsusteaninable
4 – A maior conscientização dos consumidores chega à percepção do design das lojas e fábricas? Quais os resultados obtidos com as medidas sustentáveis para o meio ambiente?

Os pontos de venda da marca também estão em nossa lista de prioridades: as lojas do modelo Ânfora seguem diretrizes de sustentabilidade nos processos construtivos, o que inclui utilização de materiais mais sustentáveis e sistemas de iluminação e refrigeração mais eficientes.

Além disso, toda nossa operação é construída visando melhorar sua eficiência, inclusive a partir da diminuição do uso de recursos naturais não renováveis e da redução de nossos impactos no meio-ambiente. Exemplo prático dessa atuação é a tecnologia de fabricação à frio usada na produção de cremes e loções hidratantes, que garante a diminuição de 70% do consumo de energia elétrica, 15% do custo de transformação e 10% do custo de matérias-primas.

Produtos sustentáveis também são nosso foco. Nossas sacolas e caixas de presente foram reformuladas e passaram a utilizar menos material, gerando 20% de redução de impacto ambiental nas sacolas e 14% nas caixas; Já a linha Cuide-se Bem possui embalagens que combinam tecnologia e sustentabilidade, adotando o Plástico Verde da Braskem, feito à base do etanol da cana-de-açúcar. Graças a isso, cerca de três mil toneladas de CO2 deixam de ser enviadas à atmosfera por ano.

5 – Como esses resultados aparecem em termos de produtos?

Os frascos de Malbec Club Intenso também são sustentáveis e têm 35% de vidro reciclado em sua composição. Isso significa que, a cada ano, são reutilizadas mais de 180 toneladas de vidro. Marca mais vendida do Boticário, a perfumaria de Malbec otimizou sua produção e logística, reduzindo em 25% o volume de resíduos gerados na fabricação; Os produtos da linha Nativa SPA têm embalagens feitas com PET reciclado. Por usar esse tipo de material, por ano, incorporamos o equivalente mais de 40 mil garrafas de refrigerante de 2 litros.

Como nossa preocupação com a sustentabilidade está no DNA da marca, outra iniciativa importante é o lançamento da primeira fragrância feita com eco álcool, também conhecido por etanol de segunda geração (E2G), com a cana-de-açúcar como matéria-prima. Desde a concepção do produto até a embalagem, é importante que o consumidor saiba todas as características do que ele está comprando. Mais uma vez somos pioneiros em trazer o eco álcool para O Boticário e estamos satisfeitos com a entrega e performance da nossa linha de eau de toilette de Nativa Spa. Esse elemento não altera em nada o olfativo da perfumaria, que se mantém impecável, além de reduzir emissões em mais de 30% se comparado com versão tradicional.