1 – Desde quando a marca Mentholatum está no Brasil e quais produtos que ela comercializa?

Estamos no Brasil desde 2013. A marca Mentholatum é de origem americana. Foi comprada pela empresa japonesa Rohto e se transformou na Rohto Mentholatum. No Brasil ela opera como startup, comercializando a marca Lipice, carro-chefe de vendas da marca em todo o mundo, uma linha de proteção labial e suas submarcas: Softlips, LiPiIce Regular, Lipice Cube e Lipice Sheer Color.

Em três anos de distribuição já temos 16% de marketshare na categoria e em termos de volume, vendemos mais de 700 mil unidades no ano passado. Nosso objetivo é chegar à venda de 1,5 milhão de unidades, sendo que o mercado brasileiro é de 7 milhões. Nosso objetivo para o ano é lançar outras marcas dentro de proteção labial e trazer um lip balm orgânico que acreditamos, tem um caminho pela frente aqui no País.


2 – Qual é a estratégia da marca aqui no Brasil e de onde os produtos são importados?

Trabalhamos com linhas importadas das fábricas da marca, alguns produtos chegam ao Brasil importados do Japão, outros dos Estados Unidos, outros da China e outros da Europa.

A estratégia da marca Rohto Mentholatum é iniciar um projeto ambicioso com muita cautela. Trabalhar geralmente sem fábricas e, depois de estabelecidas as marcas no mercado, começar um processo de maior nacionalização de produtos, de processos e de estrutura. Apesar de nossa estrutura atual ser bastante enxuta, nossa estrutura terceirizada hoje é bastante grande. Terceirizamos quase tudo: a parte financeira, contábil, jurídica, de armazenamento, logística representantes comerciais e equipe de vendas, e-commerce, além do canal de varejo, principalmente o varejo farmacêutico, que é o nosso grande canal.

Hadalabel
3 – Quais são os próximos passos da empresa no País e como a empresa polonesa está inserida no Grupo?

O Grupo Rohto Mentholatum adquiriu em 2014 a empresa polonesa Dax Cosmetics de produtos para os cuidados com a pele. Então, entramos neste ano em um momento de trabalhar com skincare e suas subcategorias. Agora foi o lançamento da linha Perfecta Mama, uma linha para gestantes e pós gestantes, cujos produtos vêm de nossa fábrica na Polônia. Ela inclui sete produtos com tecnologia de ponta e uma textura aquosa surpreendente, que faz o produto penetrar totalmente na pele. Um produto que tem feito muito sucesso é o Gel para Higiene Íntima, que é à base de probióticos e auxilia na recuperação das lesões da pele no período pós-parto.
Lançamos em abril uma linha anti-acne, chamada Oxy Clean, uma linha de cuidados diários para a pele acneica que vai concorrer com as marcas Aseptxia, Clean & Clear e Pure Zone. Estaremos trabalhando fortemente nela nos próximos meses. Nosso próximo passo ainda para esse ano, se os tempos regulatórios nos permitirem, será o lançamento de uma linha exclusiva com Vitamina C, para mulheres, de anti-idade e renovação celular.
E temos duas opções para os cuidados masculinos que está nos planos da empresa trazer para o país: uma linha desenvolvida na Polônia e uma linha desenvolvida no Japão. Precisamos apenas entender um pouco mais esse mercado, saber um pouco mais sobre as possibilidades dele, mas a vinda de uma linha masculina faz parte de um plano estratégico para até 2020.


4 – Os cuidados com a pele feminina são um mercado em plena ascensão. O que vocês trarão para esse segmento?

Está nos planos da empresa trazer ao Brasil até 2020 uma marca japonesa de tratamento para a pele. É possível que ela chegue antes, em 2018. Não sabemos se no primeiro ou no segundo semestre, mas a grande novidade que traremos é a marca Hada Labo Tóquio, uma marca de skincare com triplo ácido hialurônico e que vem se destacando mundialmente.

colirios
5 – A Rohto Mentholatum também tem uma marca medicinal?

Sim o Grupo atua em diversas áreas de cuidados. Também é líder mundial em Colírios OTC, que são os colírios sem prescrição médica, da marca japonesa Rohto, que celebridades e maquiadores amam. Ele alivia irritações, vermelhidões, quando você está com sono e refresca quando você precisa dirigir. É muito indicada para quem tem lentes de contato, a vista cansada de olhar muito tempo para a tela do computador e ainda resolve bem a parte de beleza, quando os olhos estão irritados, pois funciona como um branqueador instantâneo. Serve também para irritações pós demaquilantes. Vamos trazer em breve, precisamos preparar as autorizações, registrando-o como medicamento, o que demora um pouco mais. Este tipo de autorização costuma levar em torno de 2 anos para liberação aqui no Brasil.