1 – Há quanto tempo vocês preparam a entrada da Essence no Brasil? O Brasil é o único país da América do Sul a receber a marca?

O Brasil é um dos mercados de cosméticos mais importantes do mundo e, portanto, com enorme potencial para a entrada da Essence, que oferece produtos de alta qualidade a preços acessíveis. Estamos estudando nossa entrada no País já há alguns anos e acreditamos que este seria o momento ideal. Expandimos para os Estados Unidos em 2008 e para a Itália em 2017 com ótimos resultados: em 2017, registramos um aumento recorde de vendas fora da Alemanha, com 18,6% (Nielsen). Estamos animados e confiantes de que fazer parte desse mercado irá contribuir de maneira significativa para atingirmos nosso objetivo de nos tornarmos a marca de cosméticos nº 1 em volume no mundo.

A marca Essence está presente em toda América Latina, incluindo o México, mas não está presente ainda no Paraguai e na Argentina. Na Argentina a empresa está negociando com um distribuidor para iniciar suas operações.

2 – Os produtos são todos produzidos na Alemanha? Existe a possibilidade de terceirização de alguns deles no País?

Cerca de 95% dos produtos são produzidos na Europa. O restante é produzido na Ásia e América. Acreditamos no modelo de negócio de agilidade e inovação que a matriz trabalha. Não há fábricas próprias, mas diferentes parceiros para seus negócios. Para iniciar a operação no Brasil, a Cosnova Beauty optou por trazer todos os produtos da marca importados diretamente da matriz na Alemanha, mas, em um futuro próximo, buscaremos parceiros locais para desenvolver e produzir seus produtos localmente, inclusive para chegar ainda mais próximo das necessidades do consumidor brasileiro. Importante remarcar que a Essence possui produtos veganos e não os testa em animais.

3 – O conceito beuty-fast é inédito na Europa? Quais linhas de produtos do portfólio são renovadas em 50%? Qual o critério?

A marca Essence foi a primeira marca na Europa a lançar o conceito de fast beauty. No Brasil a Essence também será a pioneira. Na América Latina já implantamos esse conceito. Os produtos são renovados de acordo com as novas tendências e isso ocorre duas vezes ao ano. Todos os produtos podem ser renovados, depende das tendências.

4 – As edições limitadas são mais premium?

As edições limitadas levam o nome “Trend Editions” e são coleções de produtos exclusivos com temas específicos e embalagens personalizadas. No Brasil, a marca pretende realizar uma edição limitada a casa dois meses, totalizando seis ao ano. Essa é uma das razões de a marca se destacar, ao levar as principais tendências do mercado mundial de cosméticos para os países.

Essence

Os produtos das edições limitadas não são considerados premium, mas podemos dizer que são produtos inovadores, diferenciados, que seguem as tendências mundiais de moda e beleza. As edições limitadas têm produtos com preços semelhantes ao portfólio da marca. A estratégia é trazer inovações a preços competitivos sempre! Por exemplo, a Trend Edition que estamos trabalhando atualmente no Brasil é chamada de “Awesometallics”, uma coleção com cerca de 50 produtos, entre batons, sombras líquidas e esmaltes com efeitos metalizados. As edições limitadas são vendidas dentro do display da marca.

5 – Em qual faixa de preço estão sendo vendidos os produtos  da Essence no Brasil? Já houve alguma pesquisa de aceitação?

No Brasil a marca se posiciona de maneira estratégica e competitiva, com preço acessível, partindo de R$ 5,90 (esmalte) chegando a R$ 42,90 (base líquida).
Como o lançamento oficial da marca ocorreu em setembro, ainda não foi realizada uma pesquisa de aceitação de público, mas podemos afirmar que nossas vendas têm superado nossas expectativas com o país, alcançando recordes em vendas, se compararmos ao lançamento da marca em outros países da América Latina.

6 – Considerando o clima úmido e quente do Brasil, os cerca de 300 itens da marca vendidos no mundo serão os mesmos no país ou haverão  customizações? Quantos itens vocês trouxeram para o lançamento?

No Brasil, trabalharemos com o mesmo sortimento da Europa. Como o Brasil apresenta uma variedade de etnias, acreditamos que a marca conseguirá atender às necessidades das consumidoras brasileiras, que sempre encontrarão no portfólio da Essence muitas opções de qualidade a preço justo. Temos planos em médio prazo para trazer, cada vez mais, produtos mais específicos e desenvolvidos para as brasileiras. Além de, como já citado, pensamos em um futuro próximo buscar parceiros locais para desenvolver e produzir nossos produtos localmente, nos aproximando assim das necessidades da consumidora brasileira.

Para o lançamento, Essence conta com o total de 80 diferentes produtos, sendo:

– Para as unhas: 12 diferentes produtos, entre esmaltes com efeito gel, cuidados para unhas com mais de 80 diferentes cores.
– Para os lábios: 9 diferentes produtos, com 58 cores diferentes, entre batons, gloss e lápis labial.
– Para os olhos: 39 diferentes produtos, com 97 itens, entre sombras, delineadores, produtos para sobrancelhas além dos 20 diferentes tipos de máscaras para cílios.
– Para a pele: 20 diferentes produtos, com 37 itens, entre bases, corretivos, pós compactos, blushes e iluminadores.

7 – Quais os  itens mais inovadores sendo comercializados?

A Base Soft mousse (com textura leve e efeito mate): R$ 29,90; o Iluminador Sereia (textura inovadora e um efeito iluminado holográfico): R$ 31,90; o Esmalte The Gel (secagem rápida, efeito gel, não testado em animais e vegano): R$ 5,90; a Paleta de sombras Millions of Nudes (além do preço ser muito acessível, essa paleta tem todas as cores desejadas para o make dos olhos): R$ 36,90 e a Máscara para cílios I Love Extreme Crazy Volume – volume intenso (produto campeão de vendas da Essence no mundo): R$ 29,90

8 – A estratégia de vendas tem início na cidade de São Paulo, em 2019 a região Sudeste e depois todo o país. Porque a cidade de São Paulo, onde a concorrência é forte?

São Paulo é a maior cidade do País e concentra um potencial de alcance e visibilidade muito grande. Para nós, iniciar as vendas por São Paulo é estratégico, pois nosso objetivo é estarmos mais próximos do alto fluxo de pessoas para apresentar toda inovação que estamos trazendo, além das mudanças de portfólio e edições limitadas. Mas recentemente estreamos na loja on-line Beleza na Web, que atinge o público de todo Brasil. Em curto prazo, acreditamos alcançar mais lojas físicas por toda grande São Paulo e, com muito otimismo, esperamos que a expansão no Sudeste e, posteriormente, em todo o País, ocorra de maneira uniforme, porém, com abrangência maior do que nossas primeiras expectativas.

9 – Há planos de trazer também as outras marcas do grupo?

Sim, porém ainda sem prazo definido. Primeiro vamos estabelecer a marca Essence para depois seguirmos com outras marcas. A visão da Cosnova para o Brasil é a longo prazo, portanto entendemos que primeiro é necessário trabalhar a marca Essence para depois pensar em novas marcas e estratégias.