1 – Quais as vantagens da tecnologia EB?

A principal delas é que a impressão feita com a tinta no processo de cura por feixes de elétrons (ElectronBeam) tem qualidade superior por utilizar tinta mais concentrada e portanto apresentar maior definição de imagem. Na prática, significa menor volume de tinta, com mais pigmento se comparada à tinta solvente.

Em relação à vantagem econômica, depende: existem casos em que a tinta termofixa, resultante da cura EB evita certos processos adicionais como laminação ou catálize podendo resultar em estruturas mais econômicas, mas neste caso, faz-se necessário uma avaliação pontual do produto. A simplificação de processos e maior produtividade também são benefícios que podem ser alcançados em alguns casos.

 

2 – Porque a Antilhas desenvolveu agora a tinta Gelflex® para EB em escala comercial?

A Antilhas tem como premissa oferecer aos clientes tecnologias inovadoras. A cura da tinta por EB necessita de um volume de solvente muito inferir ou nenhum em relação a uma tinta normal. É uma coisa que há muito tempo se deseja, mas só nos últimos anos tem se tornado uma realidade.
Assim, sentimos a necessidade de atender com mais qualidade por meio de sistemas ecologicamente responsáveis, possibilidades encontradas com a tinta Gelflex® não permitidas pela tinta à base de solvente.

 

3 – Quem a desenvolveu? Ela é patenteada?

O desenvolvimento da tinta foi feito pela TechnoSolutions, empresa coligada ao Grupo Antilhas que tem a patente da tinta.

 

4 – Outras empresas no mundo também fazem a cura de tinta por feixe eletrônico com tinta diferenciada?

Sim. Há outras empresas ao redor do mundo que utilizam esse processo com tintas especiais, porém com outras patentes.

 

5 – Qual a vantagem desse processo, o seu custo benefício?

Ganham todos os envolvidos no trabalho, desde quem manipula até o cliente que compra, sem falar nos benefícios para o meio ambiente. O processo de impressão EB traz vantagens reais para o meio ambiente, porque reduz a emissão de solventes na atmosfera, além de trazer diferenciais de qualidade e resistência da impressão.

Com a tinta Gelflex® para EB as imagens impressas têm maior resistência a riscos e solventes, com um volume de tinta empregado de 2 a 3 vezes menor que a tinta solvente, menor consumo de energia durante o processo de cura e queda nas perdas de substratos durante o processo de impressão.

6 – Quais são os projetos de exportação da empresa para a tinta Gelflex®? Que mercados teriam interesse?

Há projetos ousados de exportação. A patente está depositada nos principais mercados do mundo. Será feito um licenciamento em diversos países para elas seja utilizada.

www.antilhas.com.br