No início de 2020 a L’Oréal vai abrir uma escola dedicada ao cabeleireiro, oferecendo o primeiro diploma de bacharel em “cabeleireiro empresarial”.
Com a abertura deste novo campus, o objetivo da L’Oréal é “dar aos jovens cabeleireiros todas as ferramentas necessárias para inovar e re-imaginar, preparando-os para atender às novas expectativas dos clientes em experiências únicas”, diz Nathalie Roos , presidente da divisão de produtos profissionais da empresa. Além de ensinar as habilidades do ofício, o projeto cria uma forma de educação totalmente nova que amplifica e diversifica as habilidades profissionais, enfatizando as ferramentas digitais.

Para Konstantinos Moustakas, gerente internacional de projetos de formação da L’Oréal, “o currículo oferece um treinamento prático e para todas as habilidades em: salão de beleza, bastidores, trabalho editorial…” O próprio Konstantinos acompanhou a criação do currículo com sua experiência. “Queríamos projetar a escola ideal: moderna e interativa, com professores inspiradores de origens impressionantes e um diploma reconhecido”, explica ele.

Localizado no 14º arrondissement de Paris, o estabelecimento abrirá suas portas para 150 estudantes no início do ano acadêmico de 2020. Os alunos serão integrados a um programa de treinamento de três anos, culminando em bacharelado em “cabeleireiro empresarial” que corresponderá ao diploma de bacharel francês BAC +3.

“Com mais de 10.000 empregos vagos no setor, o cabeleireiro atualmente tem escassez de perfis qualificados e motivados”, destaca Nathalie Roos.
O objetivo da marca é treinar 10.000 cabeleireiros em dez anos – todos de diferentes origens. Aberto a um grande número de estudantes, o treinamento receberá pessoas com certificados profissionais de cabeleireiro e formação educacional e profissional mais geral, além de profissionais que desejam mudar de setor. Para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades técnicas, uma aula de um mês estará disponível antes da integração no treinamento completo.