Em um esforço para acelerar a melhoria do desempenho ético social e ambiental em toda a cadeia de abastecimento de beleza, Clarins , Coty , Groupe Rocher , L’Oréal e EcoVadis lançaram a Responsibility Beauty Initiative (RBI). A iniciativa reúne o setor de beleza global em um esforço colaborativo para fortalecer práticas sustentáveis, melhorar a pegada ambiental e os impactos sociais e maximizar o valor compartilhado em toda a cadeia de suprimentos coletiva.

Com isso, os signatários adotam o compromisso de estabelecer um conceito comum de desempenho sustentável em toda a indústria, de compartilhar as melhores práticas e processos, e também de impulsionar ferramentas comuns para criar eficiência e benefícios para fornecedores.

O programa Iniciativa de Beleza Responsável (RBI) é fundamentado na plataforma de CSR da EcoVadis, cada vez mais utilizada como base comum para avaliação e interação de fornecedores, que tem como benefícios a avaliação e contato de fornecedores através da EcoVadis, perita independente, e oferece avaliações e padrões fáceis de usar no desempenho e práticas CSR dos fornecedores em quatro temas – meio ambiente, social, ética e cadeia de suprimentos; avaliação completa de CSR adaptada ao setor, tamanho e localização de cada fornecedor e compartilhamento de resultados.

A Iniciativa de Beleza Responsável se dedicará a encontrar oportunidades únicas e identificar os desafios da cadeia de fornecimento global da indústria de beleza, visando impulsionar a melhoria contínua das práticas de sustentabilidade. Os membros-fundadores assinaram a carta de compromisso e convidam os demais players do setor (companhias e fornecedores) para se
juntarem à RBI.