A L’Oréal anunciou na quarta-feira (26) um investimento minoritário na Carbios, uma empresa de soluções bioindustriais em fabricação, que envolvem o ciclo de vida de polímeros plásticos e têxteis.

Depois do lançamento em abril de sua marca Seed Phytonutrients, de beleza verde, com produtos cujas embalagens são descartáveis, fabricadas pela Ecologic Brands, a L´Oréal tornou claro seu interesse em investir em novos materiais para embalagens recicláveis em seus negócios. Em 2017 a L´Oréal já estabelecia uma parceria um Consórcio para levar a tecnologia de reciclagem aprimorada ao mercado em escala industrial.

Essa participação de agora, cujo montante não foi divulgado, foi realizada por meio do fundo de capital de risco corporativo da L’Oréal BOLD Business Opportunities for L’Oréal Development – fundo de capital de risco corporativo lançado em Dezembro de 2018 destinado aos desenvolvimentos da L´Oréal para novos modelos em marketing, R & I , digital, varejo, comunicação, cadeia de suprimentos e embalagem e fornece startups com a experiência, rede e orientação da L’Oréal.
Com esta operação, a Carbios financia, entre outros elementos, o demonstrador industrial para a bioreciclagem de plásticos e fibras de poliéster em plástico PET, um primeiro passo para a industrialização da tecnologia projetada.

A Carbios desenvolveu uma tecnologia única e sustentável usando enzimas altamente específicas que podem reciclar matérias-primas de PET e fibras de poliéster muito mais amplas do que outras tecnologias de reciclagem. Este processo inovador cria PET reciclado equivalente ao PET virgem, que pode ser usado para aplicações como garrafas e outras formas de embalagem.

Barbara Lavernos, Vice-Presidente Executiva de Operações da L’Oréal, aponta para a direção da empresa até 2025 “Esta participação demonstra o nosso apoio a novas tecnologias de desenvolvimento sustentável. 100% das nossas embalagens serão recicladas, recicláveis ou compostáveis, e mais especificamente, 50% do plástico usado em nossas embalagens será reciclado ou de origem biológica. A Carbios está desenvolvendo uma tecnologia pioneira de reciclagem de plástico, baseada nos princípios da economia circular e nas biotecnologias, e estamos orgulhosos de apoiá-los em seu desenvolvimento. “